sábado, 1 de novembro de 2025
"Todas as Crônicas" de Clarice Lispector
terça-feira, 28 de outubro de 2025
"Orgulho e Preconceito" de Jane Austen [Audiolivro #001]
domingo, 26 de outubro de 2025
Emma Woodhouse, eu e minha "Lista dos 50 livros para reler antes dos 50"
quinta-feira, 16 de outubro de 2025
"Meu Casamento Feliz", vol. 1 de Rito Kousaka e Tsukiho Tsukioka
sábado, 27 de setembro de 2025
"Grandes Civilizações: China (1400 a.C. - 1911 d.C.)" de Beth McKillop e "O Mais Belo Livro das Pirâmides" de Anne Millard
sábado, 20 de setembro de 2025
"Rita Lee: outra biografia" de Rita Lee
quarta-feira, 10 de setembro de 2025
"Sou uma Pergunta" [Provérbios de Clarice Lispector 002]
Acabei de termina as crônicas de "Todas as Crônicas" de Clarice Lispector referentes ao ano de 1971 e é sempre uma mistura de satisfação diante de fechar um ciclo de leitura e saudades. Falta tão pouco para terminar... em fevereiro pareciam tantos os textos.
Assim como 1971 passou, o ano de 2025 também está passando, muitas vezes passando por cima de mim, mas passando. E hoje decidi trazer umas das crônicas que transpira candura e franqueza. Um conjunto de 101 perguntas, algumas respondíveis outras nem tanto. As perguntas me inquietaram, me fizeram pensar. Algumas foram um soco no estomago, outras me fizeram sorrir. Umas respondi automaticamente em um impulso que herdei da criança metida a sabichona que fui um dia outras me intimidaram pois como pessoa adulta entendo que certas coisas possuem camadas e mais camadas de mistério. O conjunto delas me fez amar ainda mais Clarice Lispector.
domingo, 7 de setembro de 2025
"O Fantasma de Canterville" de Oscar Wilde
Li o "O Fantasma de Canterville" do Oscar Wilde pela primeira vez na adolescência, mas não lembrava absolutamente NADA da trama. Essa desmemória me dava tanta aflição que quando a Antofágica lançou esta edição peguei na pré-venda e fui lá rever essa história como se fosse a primeira vez.
quinta-feira, 4 de setembro de 2025
"O Vermelho e o Negro" de Stendhal [40 Livros Antes dos 40/10]
Desde meu primeiro momento diante da narrativa de Stendhal em "O Vermelho e o Negro" sentir vontade de escrever sobre ele, pois esse é aquele tipo de obra na qual o autor se propõe a botar todos os seus fantasmas para fora. Esse é aquele livro de "dizer tudo" e sendo assim invade a mente do leitor, envolve e causa impacto.
Escrito em frases curtas e capítulos concisos em "O Vermelho e o Negro" encontramos a história de Julien Sorel, morador da cidadezinha de Verrières localizada no interior de uma França pós-Era Napoleônica. Julien é um rapaz dotado de uma prodigiosa memória, inteligentíssimo, capaz de ler e entender com facilidade cativa o ódio e o ressentimento da família na mesma medida que faz com que o padre de sua cidade o trate como um verdadeiro filho lhe emprestando livros e conseguindo para ele um emprego como preceptor dos filhos do prefeito da cidade.
quinta-feira, 14 de agosto de 2025
"Desculpem, mas se morre" e "Mas há a vida" [Provérbios de Clarice Lispector 01]
Continuo lendo "Todas as Crônicas" de Clarice Lispector nas minhas manhãs de folga, virou um tipo de ritual. Acordo, faço minha higiene matinal, preparo o café da manhã, boto ele na mesa e entre um gole de café e outro vou lendo algumas crônicas dela.
quinta-feira, 19 de junho de 2025
Apartamento e Mudança de Cidade: Compra de Abril e Maio
quinta-feira, 1 de maio de 2025
"O Fim do Mundo Entre Nós" de Helena Vieira
quinta-feira, 24 de abril de 2025
"A Saga do Lanterna Verde, vol. 1" de Geoff Johns e Ethan Van Sciver
quinta-feira, 17 de abril de 2025
Os Provérbios de Clarice Lispector
"E que não se esqueça, nessa minha fina luta travada, que o mais difícil de se entender é a alegria. Que eu não esqueça que a subida mais escarpada, a mais à mercê dos ventos, é sorrir de alegria. E que por isso e aqui é que menos tem cabido em mim: a delicadeza infinita da alegria." (PRIMAVERA AO CORRER DA MÁQUINA, Jornal do Brasil, 23 de Setembro de 1967).
quinta-feira, 3 de abril de 2025
Livros, mangás e um Ovo da Páscoa do Snoopy: Compras de Março
domingo, 23 de março de 2025
"Edenbrooke" de Julianne Donaldson
quinta-feira, 20 de março de 2025
"Os dias de folga do vilão, vol. 4" de Yuu Morikawa
sábado, 15 de março de 2025
Os Sebos do Rio Grande do Sul: Livros de Fevereiro
terça-feira, 11 de março de 2025
Coragem, Coração.
quarta-feira, 22 de janeiro de 2025
Pacotes, pacotes e mais pacotes: livros e outras coisas que comprei em Janeiro
segunda-feira, 20 de janeiro de 2025
Eu existo [Citação 018]
"Não há homem ou mulher que por acaso não se tenha olhado ao espelho e se surpreendido consigo próprio. Por uma fração de segundo a gente se vê como a um objeto a ser olhado. A isto se chamaria talvez de narcisismo, mas eu chamaria de: alegria de ser. Alegria de encontrar na figura exterior os ecoas da figura interna: ah, então é verdade que eu não me imaginei, eu existo." [A SURPRESA, Jornal do Brasil, 19 de Agosto de 1967)
sexta-feira, 17 de janeiro de 2025
Dias na casa dos meus pais e um passeio pelo Recife Antigo
quinta-feira, 9 de janeiro de 2025
"O Castelo Encantado" de Edith Nesbit
segunda-feira, 6 de janeiro de 2025
50 Resenhas em 2025
"Bem sei: estabelecer uma meta ousada como ler e resenhar cinquenta livros é ambicioso e deselegante. Mas quem disse ao sol ou aos outros que eu quero ser elegante?".
sábado, 4 de janeiro de 2025
Lendo "História" de Heródoto
Em Janeiro de 2021 construí uma lista de "40 Livros Para Ler Antes dos 40 Anos", faltava pouco mais de cinco anos o 30 de Maio de 2026, a Pandemia do Covid 19 devorando a humanidade, eu me questionando se sobreviveria a tudo aquilo, fiz essa lista muito mais com o objetivo de ter um plano para atravessar aquele mar de angústia do que realmente algo possível de alcançar. Porém, hoje em dia, simplesmente tenho o desejo de concluir esse objetivo e um dos meus planos secretos para 2025 é da conta dessa lista.





















