quinta-feira, 1 de maio de 2025

"O Fim do Mundo Entre Nós" de Helena Vieira

Existe algo mais comum para nós que vivemos o fim do século XX e/ou o início do XXI que as discussões sobre o "Fim do Mundo"? Aliás, para nós que somos frutos do Processo Colonizador Português orquestrado com todo o apoio da Igreja Católica Apostólica Romana, essa ideia de Fim do Mundo talvez sempre tenha sido uma constante, chego até a ter impressão de que subitamente o Fim do Mundo está deixando de ser uma ansiedade para se transformar numa expectativa esperançosa para alguns. Enfim, são essas as coisas que passaram pela minha cabeça quando vi o título do romance "O Fim do Mundo Entre Nós" da Helena Vieira.

Como o título sugere, este romance acontece dentro de mais uma expectativa de fim de mundo. Dessa vez é um meteoro que ameaça atingir a Terra e destruir a vida como conhecemos poucos dias antes da colisão final Selina reencontra Benjamim, o irmão mais novo de sua ex-melhor amiga da época do Ensino Médio, e se surpreende com o quanto a vida adulta foi capaz de transformar um garoto em um belíssimo homem.

Com um meteoro se aproximando da Terra e a tensão sexual acontecendo entre os dois, automática nesse reencontro a vida pede pressa e Selina e Ben não se fazem de rogados e vão de encontro um ao outro com muita facilidade. Ambos possuem uma listinha de coisas que pretendem fazer antes do fim dos tempos e se colocam em ação rapidamente para aproveitar o que for possível. O romance acontece rápido com encontros marcados, metas realizadas, um momento ou outro de melancolia e muito sexo entre os dois.

Esse é o romance da Helena Vieira mais limpo em relação à escrita. Aqui a autora elevou bastante seu poder de sintaxe contando uma história onde as situações acontecem rápido e todas as sequências levam a algum lugar sem rodeios. Os diálogos são gostosos tanto quando os personagens se comunicam por texto pelo celular quanto quando vivem suas aventuras sensuais/eróticas. Esse é um livro rápido para ler de uma vez só ou nos intervalos do almoço como eu fiz. A estética do livro também está linda e a capa é a mais bonita entre todas as capas da autora. Esse é um livro muitooooo redondinho.

Apesar da proposta do livro ser um romance que acontece rápido dado a urgência de um "Fim de Mundo", ainda assim vou ousar dizer que senti falta de conhecer melhor tanto o Ben, um homem autoconfiante, belíssimo que não perde a oportunidade de viver na vida adulta o romance que sonhou na adolescência, quando a Selina, uma mulher que foi uma adolescente firme em se mostrar para a vida, mas foi surpreendida por amores não correspondidos e na vida adulta pelo perigo oculto em lugares inesperados, se pegou vivendo a Síndrome de Burnout, mas acaba reencontrando sua força enquanto se permite viver aventuras eróticas antes que o mundo acabe.

O livro nos apresenta muito bem as aventuras de Selina e Ben, mas falha ao nos apresentar os dois de maneira que crie encantamento e nos faça namorar o namoro deles. A autora muitas vezes cita episódios da adolescência deles, mas não conta como ocorreram e deixa um vazio na narrativa. Eu adoraria testemunhar episódios do passado dos dois, o amor não correspondido de Selina, o amor correspondidos do Ben; algum momento da juventude da Selina no qual ela pensou ligar para a irmã do Ben, mas não ligou e foi se afastando de sua amiga sem sentir; um episódio que foi importante para a construção do encantamento do Ben pela Selina durante a adolescência dos dois; a forma como a Selina construiu alguns dos muitos contatos que ela tem com pessoas na cidade que viabilizam as aventuras do casal; o episódio onde a Selina e a irmã do Ben assustam ele e por aí vai.

Apesar da falta que senti de certa gordura no texto, a proposta do livro é contar uma história que acontece rápido e flui sem rodeios e a autora cumpre direitinho o que promete. Aqui temos esse tipo de romance rápido com muitas aventuras eróticas, bom humor e referências às várias ameaças de fim de mundo que sofremos nos últimos trinta anos. É aquele livro gostoso que se ler sozinho.

5 comentários:

  1. Oi Pandora! Eu lembro quando tinha aquele pânico que o mundo acabaria no ano 2000. Você lembra? Agora falando da obra, parece ser um romance ótimo para intercalar com leituras mais densas. Pena que não te deu vontade de namorar o namoro deles. Eu amei essa expressão.
    Mudando de assunto, comecei a ler as obras da Sociedade de Relíquias Literárias e tem contos da E. Nesbit. Lembrei de você na hora. Não sei se você conhece esse projeto da Wish, mas acho que você ia gostar. Bjos!!
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  2. Nao conhecia, Pandora. Mas fiquei curioso.

    ResponderExcluir
  3. Gente! Que bloquinho querido este. Conheci hoje já amo. Hahaha. *-*

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia essa obra, nem a autora para ser sincera. No entanto, me pareceu um livro divertido e interessante para ser lido! Sabe quando precisamos apenas ir para o mundo literário e se desintoxicar da vida real? 😊

    Todo post que leio fico mais viciada ainda nesse blog maravilhoso!!!

    ResponderExcluir