sábado, 14 de dezembro de 2024

"Todos os Santos" Org. Demi

O ano de 2024 foi o ano da Igreja Católica Apostólica Romana em minha vida, nunca antes nesses meus 38 anos de vida eu tinha tido a experiência de frequentar Missas Dominicais e Missas da Graça como tive esse ano. Até mais ou menos 2017 fui uma pessoa evangélica ligada a Assembleia de Deus do Recife como membro e Professora da Escola Dominical, inclusive aqui mesmo tem relatos de minhas atividades em eventos da igreja como a Escola Bíblica de Férias.

Me afastei muito da Assembleia de Deus do Recife por conta da forma como as Igrejas Evangélicas se envolveram com a política. Discordei muito de como se associaram ao Bolsonarismo passando a defender posicionamentos que na minha opinião são completamente opostos aos valores do cristianismo, por isso me afastei. Porém em 2024, de repente, não mas que de repente fui convidada a ir a missa por uma vizinha e pouco a pouco fui voltando a gosta de estar dentro de um templo, ouvindo a leitura da Palavra do Deus no qual acredito, respondendo "Graças a Deus" e "Glória a vós Senhor". Assim, quando vi a "Todos os Santos" sendo vendido em uma feirinha na Livraria Jaqueira não tive duvidas, trouxe para casa.

Em "Todos os Santos" encontramos uma coletânea de várias histórias curtas sobre santos da Igreja Católica Apostólica Romana vivendo várias situações nos dias de hoje. As artistas Demi, Mari Petrovana, Janaina Araujo, Letícia Matos, Olga Hazin, Erika Sampaio, Gabi Melo Rita Portugal fizeram o exercício de imaginar como seriam os santo se eles fossem capazes de agregar as características culturais e sociais de nosso tempo e deram luz a histórias muito lúdicas, divertidas e até mesmo didáticas e ternas.

Os santos escolhidos pelas artistas foram os mais populares e citados aqui no Brasil, a saber: São Longuinho, São Jorge, São João, São Pedro, São Tomé, São Francisco e Santo Antônio. O formato escolhido pelas autoras foi o mangá, mas escrito a brasileiras usando o sentido ocidental de leitura. As histórias terminam reflexivas, mas tem uma linha no humor. Assim vemos o São Longuinho dando bronca em jovens que zombam de um garoto que perdeu os óculos, São Jorge crossfiteiro ainda em conflito com o Dragão que atualmente gosta de jardinagem e é vegetariano e só quer paz, São João fazendo milagres de multiplicação de alegria e tudo mais em um casamento com cara de Festa Junina e por ai vai. 

As versões modernas dos Santos Católicos são uma mais linda que a outra e a leitura de cada conto é uma delícia. Me diverti muito lendo cada uma das histórias e terminei com vontade de reler tudo para me divertir um pouco mais.

As autoras conseguiram fazer um trabalho lúdico, moderno e cativante muito respeitoso com os valores da Igreja Católica e com a fé das pessoas cristãs e também com as não-cristãs. O último conto da coletânea chama-se "Amor Próprio" é o único que não traz uma história em quadrinhos e sim um texto, nele encontramos a figura de Santo Antônio dialogando com figuras mitológicas de várias outras religiões do mundo ligadas a construção do amor romântico e trata-se de um conto muito divertido envolvendo inclusive até astros do K-POP.

Divertido, fácil de ler, muito bonito e querido, "Todos os Santos" foi uma das melhores leituras de 2024. A Demi arrasou na organização, as autoras brilharam nas suas elaborações e artes. Gostaria muito de um vol. 2 abordando as Santas da Igreja Católica Apostólica Romana mais populares no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário