"Muito Obrigado!" da Helen Exley é um livrinho com imagens e frases sobre gratidão que se tornou muito querido em minha coleção. Ele chegou aqui através da Dandara que veio me visitar em Janeiro deste ano e fica sempre exposto na estante de frente a minha mesa de fazer refeições para me lembrar de pensar coisas boas pelas manhãs dos dias de folga e nos inícios de noite dos dias de trabalho. É aquele livrinho deste tamanhinho que se tornou um xodó, um conforto, um carinho no coração.
Resolvi falar sobre ele para expressar minha gratidão pelas coisas boas de 2024. Apesar de todos os momentos tóxicos e difíceis desse ano, houveram muitos momentos bons, horas leves, dias de folga da vilã, algumas viagens para aqui perto e ali não tão distante também. Nem tudo são flores, mas o mundo não é um lugar apenas árido e se tenho minhas fragilidades, minhas forças não se ausentam. E se é necessário digerir os momentos e os bons igualmente.
Em 2024 conseguir ir a praia algumas vezes. Conheci o Município do Conde localizado na Paraíba e foi em Janeiro e foi uma delícia começar o ano com sol, mar, areia branquinha, café da mãe de pousada e boas companhias.
Gosto muito de ser uma mulher possuidora de um emprego fixo pois isso me permite custear experiências maravilhosas, iluminadas, cheias de sorrisos e também a paz da minha casa, da minha sala, do meu longo café da manhã dos dias de folga onde leio mangás, romances, HQs ou Clássicos da Literatura.
Esse ano tive o prazer de ser um dos seres humanos responsáveis por acolher uma nova vida recém chegada. Ana Kelly chegou ao mundo em junho e está crescendo sorridente e feliz. Passei recentemente um fim de semana em Lagoa do Ouro e pode ter ela em meus braços e a companhia sempre amada e querida de Nick e Clara, minhas amigas de infância (no caso, a infância foi a de Clara e Nick).
É absolutamente maravilhoso ter uma criança no colo e sentir que essa criança se sente plenamente segura e tranquila e sorridente ouvindo sua voz, vendo seu rosto, aconchegada em seus braços. É como receber uma flor em um dia nublado, lembra da existência da Primavera e da Renovação da Vida.
Em 2024 reaprendi a ir a Igreja. Vejam só que surpresa na minha vida. Eu que me afastei dos templos da Igreja Assembleia de Deus do Recife durante o processo de o Processo de Impeachment de Dilma Rousseff por discordar dos caminhos que essa denominação estava tomando, finalmente voltei a frequentar um templo religioso. E não, não foi outra igreja neopentecostal, estou frequentando a Igreja Católica Apostólica Romana aqui em Vitória de Santo Antão.
Quem diria? Absolutamente ninguém com quem eu convivi entre 1986 e 20223. Cresci e me criei dentro da Assembleia de Deus, tenho sido cristã evangélica a vida toda, mas tenho pensado com frequência e aderir ao Catolicismo. São as viradas que a vida dá, tenho encontrado consolo e amparo emocional nas missas de domingo, nas Missas da Graça, no Jesus Eucarístico que passa no meio da comunidade distribuindo amor e conforto, no ato de depositar minhas angústias no Altar!
Eu tenho muitos momentos de tristeza e desamparo, mas parando para pensar direitinho percebo o quanto a vida tem sido gentil comigo. Fui a Bienal de São Paulo e puder encontrar e reencontrar amigas virtuais de longa data, foi um momento maravilhoso que espero ter o prazer de repetir muitas vezes ao longo da vida.
A Luci como sempre me trazendo experiências inesquecíveis.
Lion, meu gato que meus pais sequestraram, esteve doente algumas vezes ao longo do ano e isso foi uma das maiores aflições que me atingiram ao longo de 2024. Ainda estou aprendendo a lidar com a ausência dele no meu cotidiano, mas ele está envelhecendo bem e ainda me pego deitada com ele ao meu lado na cama que ainda tenho na casa dos meus pais.
Dizer que meus 6º anos B & C de 2024 foram desafiadores é pouco. Eles são absolutamente inomináveis, as vezes acho que fui de lugar nenhum para nenhum lugar com eles, mas o 6º C conseguiu apresentar o trabalho na Feira de Conhecimentos da escola falando das questões de Saúde e Saneamento em Jaboatão dos Guararapes. Muita gente perguntou como conseguir fazer eles produzirem e me parabenizaram bastante... eu particularmente não sei.
O 6º C é uma turma caótica, problemática, com histórias de vida que fazem os dramas shakespearianos parecerem comédias, me lembram o Heathcliff do "Morro dos Ventos Uivantes" e quando mais doí mais eles mordem. Tenho duas aulas com eles na terça-feira, e essas foram as duas horas da semana mais longas e intensas de 2024. Sofro horrores com o 6ºC, sei o nome de cada um deles e delas, posso falar da personalidade, dos avanços, dos méritos, das perturbações, do amor e da dor deles com graus maiores ou menores de conhecimento dependendo de quem seja, todas as terças aprendi algo novo com eles e elas. 0 6ºC é "o amor minha raiva" e "a raiva do meu amor", amar eles é como uma dor de dente moral, quando mais doí mais eu mordo. Fiquei satisfeita com o resultado da Feira de Conhecimentos, podia ser melhor, mas fiz o que estava nas minhas possibilidades.
Esse ano recebi três estudantes da Graduação em História nas minhas salas de aula para pagar a disciplina de Estagio Supervisionado. Foi uma experiência bem interessante e apaixonante. Ainda tem gente jovem no mundo acreditando na possibilidade de Ensinar História a adolescentes. Incrível! Maria Eduarda, que venho estagiar nas minhas sexta-feira, foi um dos encontros mais doces e necessários a minha vida docente.
E sim, esse post já está enorme, e só vou adicionar mais uma informação a ele... Estive me sentindo muito feia em muitos momentos, então simplesmente cortei o cabelo bem curtinho para vê se me sentia melhor e até que funcionou.
Obrigada 2024! Você foi um ano terrível, aflitivo, cansativo e me senti desamparada em muitos momentos... Todavia, você também guarda em si momentos maravilhosos, sol, areia, uma criança pequena nos meus braços, livros e mais livros, dias de folga tranquilos, momentos de aprendizado e amor com meus estudantes... a vida com seus altos e baixos, largadas e retomadas... sonhos e realizações.
que lindo o livro. não conhecia. amei as fotos. belo ano. feliz natal. beijos, pedrita
ResponderExcluir