quinta-feira, 27 de novembro de 2025

"Poemas Escolhidos" de Emily Dickinson


Emily Dickinson entrou em minha vida através de Rafael, que fala dela com muitaaaa frequência, trata-se de uma poetam norte americana do século XIX cuja obra, composta por 1775 poemas, veio a tona depois de sua morte. Acredito que sua irmã, quando encontrou o conjunto dos textos, guardados de forma organizada pela própria Emily, deva ter sentido como se tivesse encontrado um tesouro escondido, eu, pelo menos, senti enquanto lia os textos escolhidos nessa edição da Coleção Folha Mulheres na Literatura.

quarta-feira, 12 de novembro de 2025

"Frieren e a Jornada para o Além", vol. 1, 2 e 3 de Kanehito Yamada e Tsukasa Abe


Conheci "Frieren e a Jornada para o Além" através da minha amiga Gabi, em 2024 ela me falou muito sobre o anime, de como era especial, de como a protagonista é uma personagem consistente e vários detalhes sobre a história me deixando bastante curiosa. Mas só fui vê o anime em meados de março e desde o primeiro episódio fiquei absurdada com a temática abordada nesse trabalho, Kanehito Yamada construiu uma história que narra como é a vida depois de viver A GRANDE AVENTURA DE UMA VIDA assim mesmo em caps lock e negrito, como é sobreviver a morte das pessoas mais queridas de nossa vida e continuar andando e vivendo e talvez experimentando novas GRANDES AVENTURAS.

sábado, 1 de novembro de 2025

"Todas as Crônicas" de Clarice Lispector


"Todas as Crônicas" de Clarice Lispector foi, sem sombra de dúvida, a minha leitura mais importante de 2025. Comecei a leitura em 25 de Janeiro e segui com Clarice ao meu lado navegando pelos desafios grandes e pequenos que tem feito parte da minha vida ao longo desse ano imenso. A pneumonia do meu pai, os dias de internamento, a morte, o luto, a decisão de comprar um apartamento em um lugar mais próximo do trabalho, a troca de uma vida ancorada na parte central de uma cidade do interior para uma vida em um condomínio dentro da Região Metropolitana do Recife. Toda loucura e sanidade desse ano tão intenso, vivi ao enquanto lia as crônicas de Clarice Lispector nas manhãs maravilhosamente solitárias de meus dias de folga. Uma experiência incrível!