quinta-feira, 4 de julho de 2024

Muitas vistas panorâmicas de Recife

Se eu fosse descrever Recife eu roubaria as palavras que meu saudoso e amado Terry Pratchett usou para descrever Ankh-Morpork em "A Magia de Holy Wood":

"Os poetas a muito desistiram de tentar descrever a cidade. Os mais espertos disfarçam. Dizem que... bem... talvez ela seja malcheirosa, talvez ela seja superpovoada, talvez ela seja um pouco como o Inferno seria se controlassem o fogo que queima por lá e formassem um curral cheio de vacas com problemas intestinais durante um ano. Mas é preciso admitir que ela é cheia de vida pura, dinâmica e vibrante. E é verdade, apesar de serem os poetas quem dizem isso. E as pessoas que não são poetas dizem: e daí? Os colchões também tendem a ser cheios de vida, mais ninguém escreve odes a eles. Os cidadãos odeiam morar lá e, se são obrigados a mudar para outra cidade por causa do trabalho, por aventura ou, o que é mais comum, para esperar que algum estatuto de limitações expire, não vem a hora de voltar para que possam sentir um pouco mais do prazer de odiar viver lá. Eles colocam adesivos na parte de trás da carroça dizendo: "Ankh-Morpork - Odeia-a ou deixe-a"

Particularmente fui embora de Recife por conta do trabalho, precisava morar menos distante de Jaboatão Centro e acabei vindo para aqui em Vitória de Santo Antão, mas Recife e suas diversas faces não saem do meu coração continuam sendo centrais na narrativa de minha. Outro dia estava olhando fotos antigas no Google Fotos e encontrei uma série de visões dessa cidade, resolver trazer para cá esse momento no qual me peguei sentindo vontade de voltar para lá e "sentir um pouco mais do prazer de odiar viver lá".

Morro da Conceição, Zona Norte do Recife, 2016.


Avenida Martins de Barros vista do Paço Alfândega, não lembro a data.


Vista do Bairro de Santo Antônia e Ponte Mauricio de Nassau do Paço Alfândega em dia de mare alta, numa tarde dessas.


Igreja De Jesus Cristo Dos Santos Dos Últimos Dias, a partir da Praça de Alimentação do Plaza Shopping Casa Forte. Tirei essa foto por ter me apegado a figura do Morôni com sua trombeta anunciando o que quer que os profetas mitológicos anunciem. 


Bairro de Santo Antônia e Ponte Mauricio de Nassau a partir do Paço Alfândega numa tarde dessas com mare baixa.


A Ponte do Derby entre 5:00 e 5:30 da tarde em um dia qualquer entre 2017 e 2018.


Vista da parada do ônibus Barro/Macaxeira BR-101 na Estação Barro no Bairro do Barro, Zona Norte do Recife.


Bairro de Santo Antônia e Ponte Mauricio de Nassau do Paço Alfândega em mare alta ao entardecer. Como Recife entardece lindamente. Não tem explicação para o tanto que amo vê essa cidade entardecer.


Vista do Bairro da Boa Vista a partir do Estacionamento do Shopping Boa Vista.


Vista da Boa Vista a partir do 11º andar do Edifício Dom Bosco em 2022 quando minha irmã morava lá.


Bairro do Recife a partir do Bairro de Santo Antônio em um dia desses quando passei de ônibus a caminho de Igarassu. Tem um prédio ali, HORROROSO, destoando. Absurdos que governantes que não amam a cidade permitem.


Rua da Aurora na Boa Vista, vista do Bairro de São José, essa foto é bem recente, fui lá mês passado.


Palácio do Comercio e Caixa Cultural, Marco Zero em um dia de 2016.


Vista do Bairro de Nova Descoberta a partir do Alto do Resplendor, antigo Alto da Favela. Registro feito em Maio, quando fui vê minha avô, Mãe Gilda, e Tia Patrícia me chamou para vê como o entardecer estava deslumbrante.


Vista da cidade a partir do Alto Treze de Maio, essa foto tem mais de 10 anos, mas continuo amando esse registro de uma das paisagens mais frequentes da minha infância.


Outra vista de Recife a partir do Alto Treze de Maio. Esse ponto é onde começamos a descer a ladeira.


Vista Noturna do Alto Treze de Maio. Tenho muitas saudades dessa paisagem noturna.


Várias vistas da laje da Casa 65-A da Rua Maraú onde morei por mais de 30 anos em 2016




Se um dia eu voltar a morar em Recife, comprar um carro e colar o adesivo "Recife, Odeia-a ou deixe-a" ninguém vai estranhar.

4 comentários:

  1. Quantas belezas já em Recife e adorei os céus todos! beijos, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia! Vim avisar que acabam de entrar céus por lá!  Obrigadão!  Tudo de bom!  Aqui está:

      https://ceuepalavras.blogspot.com/2024/07/blog-post_7.html

      beijos, chica

      Excluir
  2. lindas fotos, tenho muita vontade de conhecer. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  3. Uma bela cidade que haverá de alcançar a grandeza a que está destinada.

    Beijo e bom fim de semana

    ResponderExcluir