terça-feira, 22 de fevereiro de 2022

Romeu e Julieta de William Shakespeare [40 Livros Antes dos 40 Anos/05]


Comecei a ler Shakespeare na adolescência com uma versão adaptada de "Sonhos de Uma Noite de Verão" e não gostei muito, porém, nada como um dia depois o outro somando anos para trazer juízo a pessoa. Passar a vida toda sendo leitora e ignorando o Bardo do Avon é muita desonra! Ao longo dos anos acabei me pegando lendo "Macbeth" e no segundo encontro foi amor, acabei decidindo ler tudo dele... e estou fazendo esse exercício ao longo dos anos. Já foi "Hamlet: o Príncipe da Dinamarca", "O Rei Lear", "A tempestade", uma releitura de "Sonho de Uma Noite de Verão" e em Setembro de 2021, finalmente, um dos livros mais famosos da história da Literatura: "Romeu & Julieta".

Minha edição de "Romeu & Julieta" foi um presente do Rafael na ultima visita que ele me fez em 2019 e assim posso dizer: foi escolhida a dedo pela qualidade da tradução e é cheia de notas de rodapé feitas por alguém apaixonado por essa história. Não sei, mas suspeito: Rafaela adora Romeu, acha ele um picareta volúvel, mas não consegue deixar de gostar do rapaz e sua passionalidade. E sim, outra peculiaridade sobre a experiência de minha primeira leitura do clássico é o fato de não ter lido sozinha, uma amiga fez par comigo e ficou as turras com o Romeu, classificando ele como "O Primeiro Emo da História" para ela, tudo poderia ser evitado com o um pombo correio.
"Franja, piercings e tênis coloridos são alguns elementos da estética emo. Além disso, a tribo dos emos possui raízes musicais no emocore, gênero que mistura som pesado e letras românticas." In: RIBEIRO, Paulo Silvino. "Os emos como uma tribo urbana"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/sociologia/emo.htm. Acesso em 20 de fevereiro de 2022.
Dito isso, ler as tragédia shakespeariana é uma experiência muito gostosa, pois as tramas são construídas em cima de personagens cujos comportamentos, sentimentos e padrões de relacionamentos sociais ainda se comunicam conosco hoje em dia. Família, intrigas, paquera, brigas de rivais, o furor do primeiro amor quando ele acontece nos primeiros anos da juventude, tudo isso anima a história trágica de "Romeu & Julieta" tornando fácil a conexão. E para completar, ainda existem as passagens belíssimas, os poemas de amor, a entrega aos desdobramentos nervosos de uma história cujo final todos já conhecemos e nos deixa a possibilidade de atentamente olhar o miolo sem a ansiedade pela fim.

Romeu é um personagem apaixonado por natureza, a impressão é que ele ama o amor. Começa a história deprimido pela frustração com o amor de Rosalina, o pai dele diz:
"Meu triste filho esconde-se da luz
E bem sozinho tranca-se em seu quarto,
Fecha as janelas afastando o dia
Criando noite falsa para si..."
Achei sensacional e demasiadamente engraçado e terno e jovem o dialogo entre esse apaixonado e o seu primo e amigo Benvólio:
Benvólio: ... O que alonga as horas de Romeu?
Romeu: A falta do que posso torná-las curtas.
Benvólio: Amor?
Romeu: Das graças da que tem o meu amor.
[...]
Romeu: [...] O amor é fumo de um suspiro em chama/ Que faz brilhas os olhos de quem ama;/ Contrariado é um mar feito de lágrimas;/ E o que mais? Critério na loucura,/ Trago de fel que preserva a doçura.."
Romeu é um romântico, um apaixonado... Julieta é uma moça ponderada, cética, pronta a aceitar as demandas de seus pais e o destino para ela escolhido por eles. Ela começa a história desejando obedecer aos seus pais, mas quando o amor chega e lhe toca o coração, ela nem pestaneja e se entrega a ele com arrebatamento.
Julieta: Romeu, Romeu, por que há de ser Romeu? Negue o seu pai, recuse-se esse nome,/ Ou se não quer, jure só que me ama/ E eu não serei mais dos Capuletos.
[...]
Minha afeição é como um mar sem fim,/ Meu amor tão profundo. Mais eu dou/ Mais tenho, pois são ambos infinitos...
Comecei a ler pensando em não me envolver para não sofrer, mas basta pouco  para se vê apaixonada pela paixão do casal, torcer por eles, se envolver na trama deles. É uma história muito vivida, muito vibrante, muito envolvente. Não parece caminhar para o trágico até que caminha e então a gente sofre sem querer, sem saber que mesmo sabendo como tudo termina é possível se sentir triste pela forma como termina.

Além do casal principal, os coadjuvantes também são muito divertidos de se acompanhar, a Ama de Julieta fornece momentos bem engraçado com seu libido e o Frei Franciscano uma das reflexões mais famosas e ajuizadas da peça, um  dos meus xodós, serve para tudo na vida.
Frei: "E violento prazer tem fim violento,/ E morre no esplendor, qual fogo e pólvora,/ Consumido num beijo. O mel mais doce/ Repugna pelo excesso de delícia,/ Que acaba perturbando o apetite./Modere-se para o amor poder durar;/ A pressa atrasa igual ao devagar.
Também na boca do Frei Shakespeare fala uma das coisas mais coerentes sobre a leveza de quem ama:
"Quem ama pode caminhar nas teias sacudidas nas brisas do verão sem cair..."
É uma história muito cativante! O tipo de livro que posso ler incontáveis vezes sem desejar chegar ao fim, sem tédio, sem perder a capacidade de ficar absurdada com a trama e me apaixonar pela sinceridade dos personagens e a forma como são tomados pelos sentimentos. Quando as disputas entre os membros das famílias cruzam o caminho dos dois e atrapalham seu romance senti raiva dos responsáveis, quando eles morrem sofri furiosamente desejando outro fim para eles.

Romeu é um pandego, apaixonado pela paixão. Nada nos garante a capacidade dele ser fiel a Julieta caso o fim fosse outro, todavia a Julieta, apesar de jovem, não é uma ingênua. Posso crê nela como uma pessoa capaz de na convivência conduzias as pessoas em seu entorno a continuamente se apaixonarem por ela. O Romeu é passional, mas a Julieta é muito esperta, sabe amar e tramar.

Escrever sobre o livro tantos meses após a leitura me fez reler várias parte e mergulhar novamente no amor a obra. Obrigada Rafa pela visita, pelo presente e pelo marcador da minha amada Jane Austen.

4 comentários:

  1. e li alguns shakespeare. peças com textos dele vi mais. filmes tb. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  2. Sim, ler Shakespeare é imprescindível, acho que você escolheu um ótimo autor! Já li também Hamlet, Sonhos de uma noite de verão, Macbeth, Otelo (e outras obras). Mas não li ainda O Rei Lear e nem Romeu e Julieta.Na adolescência eu vi o filme Romeu e Julieta, do Franco Zefirelli e ele me sensibilizou muito (pra não dizer que chorei devido às mortes dos jovens apaixonados), rsrs.

    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Oie!
    Eu até pensei em fazer uma lista dessas, entrei nos 30 agora e precisava avançar em algumas metas, mas eu sempre travo quando tenho essa 'obrigação', infelizmente. Te desejo sorte!!!
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Apesar de fugir de clássicos, eu amo os livros de Shakespeare, haha. Mas eu li por vontade própria e, exatamente o que você gostou, é o que menos gosto. Dos que li, o que mais gostei foi Hamlet, acho que é uma trama muito bem elaborada. Tenho vontade ainda de ler Rei Lear e Macbeth. Boa sorte em seu projeto dos 40 livros antes dos 40 e que venham novos achados incríveis para você. =)
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir