domingo, 22 de setembro de 2024

Miudezas

Miudezas, artigos miúdos, coisas pequenas, detalhes de pouco valor, os detalhes aparentemente não essenciais à manutenção da vida. "Não sei, porém suspeito" são as miudezas belas do cotidiano que nos impedem de quebrar de dentro para fora, assim como são as coisas pequenas que minam nossa sanidade. Talvez tanto Deus como o Diabo estejam nos detalhes.

Dia desses estava fazendo meu café da manhã e olhando para as coisas pequenas ao meu redor me peguei olhando para um morango e pensando nessas coisinhas pequenas, bonitinhas, cativantes que fazem parte do meu cotidiano e me senti muito grata.

Muitas vezes me sinto na beira do abismo, mas uma frestinha de luz atravessa a escuridão e então dou um passo para trás, percebo de onde vem a luz, não desabo escuridão a dentro, procuro a fonte da iluminação e me surpreendo com quão pequena e delicada podem ser as coisas radiantes.

Os meses finais do ano letivo são costumeiramente cansativos tanto para os estudantes quanto para os docentes. São dias nos quais, para ser bem sincera, todos nós passamos um pouco da conta. Os estudantes com suas bagunças, nós com nossa capacidade de dar broncas intermináveis, mas em um dias bastante intenso, quando eu menos esperava ganhei um presente de uma estudante querida. Fiquei e ainda estou muito emocionada. Enquanto escrevo a caixinha está na minha frente. É muito bom se sentir querida.


Esse ano de 2024 é meu terceiro ano morando sozinha, como uma adulta. Gosto bastante dessa experiência de viver por conta própria, mas por esses dias me senti bastante solitária de uma forma não muito agradável. Para mitigar esse sentimento descobrir a companhia das plantas que gostam de ambientes iluminados, mas não precisam de sol pleno. Tem sido muito bom conviver com elas, com esses pequenos focos de verde.


Em 2021 recebi uma amiga em casa que me presenciou com um espelho com a recomendação de colocar ele em frente a porta de entrada da casa. Ele é a última coisa que vejo quando estou de saída e a primeira quando estou entrando em casa. Quando muito desse espelho como objeto em si, coloquei algumas coisas em torno dele para me receber em conjunto, também pretendo colocar uma planta nesse espaço.


Meu professor de FitDance sempre traz uns confeitos e nos oferece pouco antes da aula. É um pequeno carinho cotidiano muito bem vindo.


Para concluir, ainda sobre meus estudantes. Alguns estudantes do 9º E escolheram retratar os professores para ilustrar eventos característicos dos dias da semana. Minhas aulas com eles são na segunda e essa sou eu aos olhos deles.



Um comentário:

  1. eu sou fascinada por objetos. inúteis então nem se fala. eu tb me sinto muito só. como trabalho em casa eu tenho gato que fica onde vou. mas a solidão permanece. adorei ver vc no espelho. não tenho nada atrás da porta. beijos, pedrita

    ResponderExcluir