terça-feira, 30 de outubro de 2012

Meme Literário de Um Mês 2012: Dia 30 - Qual o livro que você leu esse ano que menos gostou?

Cinquenta tons de cinza não é que o livro seja péssimo, horrível ou o pior que li na vida. Confesso que se tivesse encontrado ele entre algum livro da Série Momentos Íntimos eu diria até que é um livro regular, por ser de fácil leitura.

Mas, no formato no qual foi lançado, com toda a pompa, glória e barulho, ele se torna um texto que promete muito e entrega pouco, é uma enganação.

Não sou contra livro do tipo "Momentos Íntimos" com cenas sensuais, textos simples, adoráveis pervertidos  irreais do cabelo a medula e heroínas inocentes, sortudas e improváveis, eu já li muitos dessa série. Mas sou rigorosamente contra anunciar um livro nesse formato como se fosse a última novidade do pacote das novidades literárias e ainda chamar de pornô para mamães, como se as mães fossem seres com desejos sexuais reprimidos e capacidade intelectual inferior para distingui um livro ruim de um bom e derivativos.

Eu penso que se as mamães quiserem ler pornografia ou tiverem o habito de fazer isso, elas facilmente encontrarão coisa muito melhor 50 tons, elas vão da lista da Série Momentos Íntimos para cima com muita facilidade. Mamães não são otárias em potencial sofrendo de falta de senso critico cronica, a maternidade não transforma ninguém em otária.

Por isso foi o pior livro do ano vai para ele, pela enganação, pela não-novidade vestida de novidade, um livro que só fez esse sucesso assustador porque uma cultura hegemônica sempre é uma cultura hegemônica  #OpiniãoPessoal


10 comentários:

  1. Sua opinião só confirma o que venho achando desse livro, que não tenho vontade alguma de ler. Todas as pessoas que tem costume de ler e que sabem apreciar a boa leitura, simplesmente não vêem tanta graça nesse livro. Todos os deslumbrados com ele são aquelas pessoas que nunca lêem nada. Então chego a conclusão que é uma livro mais para o gosto popular do que propriamente de valor. Claro que essa é a impressão de alguém que não leu, eu... rs.

    Beijocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dama a Nadia foi no ponto, o livro é um romance infanto juvenil com cenas de sexo que não são nem essa coisa toda, não chega a ser péssimo, mas está muito, mais muito longe mesmo de tudo o que o pessoal da propaganda promete.

      Excluir
  2. Concordo! E digo mais. Esse livro não é pornô para mamães. É um romance água com açúcar quase juvenil só que tem cenas de sexo que nem são lá essas coisas.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nadia concordo amplamente com você, sem tirar nem por. #Fato

      Excluir
  3. O que você disse confirma o que li em pelo menos sete resenhas diferentes e apenas aumenta minha vontade de não ler este livro. Sei lá, acho que ele foi mesmo lançado com barulho demais, desnecessário demais.

    Gislaine,
    atualizado, comenta?
    Jeito Inédito
    {ah, eu tô seguindo. Se quiser retribuir ficarei muito agradecida :D}

    ResponderExcluir
  4. Não li esse livro ,tenho ele no pc, li um trecho e achei um lixo!Realmente!Blea crítica =D!

    ResponderExcluir
  5. Jaci, o livro passou pela minha mãe eu lógico que dei umas olhadas, li algumas página, e tinha uma parte de um contrato que ele fazia com a mulher, um troço de doido. Aí eu vejo um monte de mulher dizendo que o cara é o príncipe encantado. Como assim? Como alguém que propõe aquele contrato pode ser o sonho de alguém? Essa só é a minha curiosidade sobre o livro. Você que já leu e confio no seu bom senso, pode me esclarecer?

    Beijocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dama, como explicar sem me atrapalhar nos termos?!?! Digamos que o Christian do livro gosta de construir suas relações sexuais na base da dominação/submissão tipo BDSM (bondage, dominação, sadismo e masoquismo). Ele é maniaco por controle, então quando escolhe uma submissa para si o seu primeiro passo é construir um contrato no qual elas dizem o que topariam ou não topariam na hora do sexo e o que elas se comprometem a fazer quando não estão com ele para garantir que o sexo com ele seja satisfatório.

      E, a parte o fato dele ser multimilionário e ter a aparência de um galã branco de Hollywood e em determinado momento ficar doido de amor pela protagonista, eu realmente fico me perguntando o que ele tem de tão encantador.

      Particularmente cada um tem suas preferencias sexuais então não julgo o ponto do prazer em infringir ou sentir dor durante o sexo, isso é questão de gosto. Mas, confesso que me preocupa muito que as mulheres se encantem com um cara que é ultra dominador, sufocante e tem um tipo de amor controlador que se movimenta entre a obsessão e a dependência total.

      Sei lá, talvez as mulheres achem que o Príncipe Encantado é um cara branquelo, alto, rico com mania de controle, sempre vigiando e tentando controlar os passos da Princesa porque é emocionalmente dependente dela.

      Excluir
    2. Nossa sua opinião me alivia bastante... rsrs. Então eu não estou louca, porque mesmo sem ler o livro essa era a impressão que tinha desse sujeito e não entendo muito bem como ele pode ser o príncipe encantado de alguém. Enfim há gosto para tudo. Eu prefiro o homem que me dê espaço para eu existir do jeito que sou, sem sufocação e controle. Acho que esse aí não está na minha lista de homens interessantes... rsrs

      Beijocas

      Excluir
  6. Como estou lend seus post dos mais recente para o mais antigo esqueci de dizer que não consegui finalizar a minha participação no Meme Literário da Happy babatinha. Foi uma pena, mas ano que vem espero ter tempo e esteja mais preparada para responder a todas as perguntas. Sou uma leitora que diminuiu o seu ritmo por um tempo e retornou com a corda toda e agradeço muito a Saleta de Leitura e a todos vocês por comnpartilharem suas leituras e opiniões.

    Beijos

    ResponderExcluir