quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Meme Literário de Um Mês 2012: Dia 03 – Como você escolhe seus livros?


Eu não tenho uma forma de escolher o próximo livro a ser comprado e lido... Tenho praticamente uma coleção de formas diferentes.

Instinto - Eu entro na livraria ou vou ao sebo e começo a caminhar entre as estantes sem lenço e sem documento. Abrindo e fechando livros aleatoriamente e lendo a primeira página se eu gostar da forma como o autor escreve os três primeiros parágrafos do texto sei que levo o livro até o fim. Era assim que escolhia os livros que leria quando era adolescente e frequentava bibliotecas publicas, funciona bem.

Necessidade Acadêmica - O livro tem haver com Abolição, Método de Ensino Intuitivo ou Lição das Coisas; Culturas Escolares.

Indicação Acadêmica - Se minha orientadora madar eu tenho que ler, mas ela não é tão mandona assim.

Indicação Virtual - As vezes algum blogueir@ resenha um livro no seu blog eu anoto mentalmente o nome do livro e na primeira oportunidade compro. Em alguns blogueiros eu diria até que tenho uma certa confiança literaria, como por exemplo a Jussara do Palavras Vagabundas, a Adriana T do Garota Eclética,o Luciano do .Livro e etc.

Indicação Normal - Se alguma amiga me indicar uma leitura nos termos: "Jaci você tem que ler!". Eu leio. Se alguém a quem incentivei a ler com sucesso me indicar um livro também leio.

Implicância - As vezes quando todo mundo critica demais um livro eu também resolvo ler... As vezes até decido gostar dele, só por birra... O problema é que eu levo minhas implicâncias até as ultimas consequências e as vezes termino gostando de verdade dos livros, mesmo quando eles são realmente ruins.

Bem, as formas de escolher os livros são muitas, mas o resultado parece que é um só: a profecia da Jussara vai se realizar e qualquer dia desses vai ter livro até no banheiro de casa.

11 comentários:

  1. Adorei o último critério hahaha.
    Ultimamente tenho escolhido por indicação virtual e claro, bibliografia de concursos rs.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  2. Oi flor!

    Eu nao tenho um critério e escolho por motivos variados. Indicação, sinopse , alguma matéria sobre o livro, até pela capa já escolhi.

    Beijos

    Selma

    ResponderExcluir
  3. Haha, também sou implicante as vezes, rs, e adorava ler só pra ir contra, agora até que maneirei ;)

    De resto o que mais uso são as indicações/resenhas mesmo, não tenho paciência pra ir atrás de próximos lançamentos, escavar sinopses, capas e etc, pra mim nada como o boa a boca.

    ResponderExcluir
  4. Gostei mesmo de saber que você não utiliza o critério "pilha de livraria"!
    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Ah, eu costumo escolher por vários fatores, indicação, a capa, a sinopse entre outros.

    http://enfimshakespeare.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Também não sei como escolho os livros para ler! No lavabo
    não está mais dando, risos ...vou mandar alguns passear na
    biblioteca do Centro Cultural de uma ONG perto de casa.
    bjs
    Jussara

    ResponderExcluir
  7. Pensei que você confiava também nas minhas indicações. Affffffffffffff!!!

    Eu escolho pela capa... mas isso você já sabe. kkkkkkkkkkkkkkk

    BeijoZzz

    ResponderExcluir
  8. Adorei as formas de você escolher os livros.. essa da implicância é 10 rsrs
    Beijinhos e uma noite mais que linda viu?
    Sheila

    ResponderExcluir
  9. \o/ me senti muito importante agora!! heee, que legal que você confia na minha opinião, temos gosto parecido e isso sempre ajuda a confiar mais em uma indicação né? Acho que eu escolho meus livros mais ou menos como você, mas na maioria das vezes compro livros que eu já queria, é difícil (se é que já aconteceu) eu comprar um livro sobre o qual eu não tenha lido nada na blogosfera ou no skoob.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É exatamente porque nós temos gostos parecidos que confio em sua opinião!!! rsrs...

      Excluir
  10. Gostei de saber as suas maneiras de escolher e essa do instinto deve ser muito boa.
    Indicações de quem sabe o que é bom é para entrara na lista direto.
    E com isso imagino haja lugar para guardar tantos livros.
    Eu que sempre fui comedida quanto aos livros agora viciei de vez e minha saleta já não tem onde colocar mais nada. Preciso de nova estante U r g e n t e .

    Atrasei minhas participações estes dias, mas fiz uma em dose tripla e vamos em frente.

    Beijos

    ResponderExcluir