sábado, 31 de dezembro de 2022

No caminho dos quarenta, sonhos, desejos e agradecimentos.

Para mim, o ano de 2022 foi imenso. Vivi mil vidas dentro dele, tentei fazer uma retrospectiva, parei em Janeiro, exausta com a enormidade das coisas... o quanto de acontecimentos capazes de caber nesse espaço de 365 dias. Nem mesmo o espaço entre o dia 24 e 31 de Dezembro foi vazio de acontecimentos. Me sinto absurdada, exausta, enfadada e grata por ter sobrevivido até o presente momento as tempestades e pós-tempestades deste ano abrasivo.

Hoje, estou na casa dos meus pais me preparando psicologicamente para finalizar os desafios culinários da ceia de natal e pensando nas coisas, na vida, nos meus desejos e sonhos. Chegar aos trinta anos para mim foi puro alívio e desfrutei bastante dessa fase, mas depois dos trinta e cinco percebi que além de me tornar balzaquiana estou a caminho dos quarenta e não faço ideia de como vou chegar.

Ser uma mulher de trinta anos era uma meta, ser uma de quarenta me parece um desafio a ser enfrentado. Inclusive, quando entendi que para mim, chegar aos quarenta anos é um desafio construir uma lista de 40 Livros Para Ler Antes dos 40. Desde os sete anos enfrentei o aflitivo e o maravilhoso, o corriqueiro e o fantástico, o bom e o mau, lendo. A leitura tornou-se sinônimo de segurança e sendo assim coloquei os livros para me acompanharem.

Viverei um dia de cada vez como leio uma página por vez, aprendendo a continuar sonhando e a enfrentar o caminho através dos quais transformamos os sonhos em realidade. É sabido que a consistência da realidade é diferente da dos sonhos. Sonhar e realizar são experiências totalmente diferentes.

Dito isso, ainda sonho...

Ler os livros de Clarice Lispector e Shakespeare que ainda não li. Reler os livros de Jane Austen até depois do Dia do Juízo Final, na expectativa de encontrar edições dos livros dela nas Bibliotecas do Além Vida. Quero descobrir mais e mais autores e autoras africanos e asiáticos, ler os Clássicos da América do Sul e descobrir as novas vozes e letras de mulheres e homens da América Latina.

Ler livros malucos, esquisitos, fantásticos e apavorantes em parceria com quem ama ler junto. Ler o novo da J. R. Ward junto com a Luci aproveitando a Irmandade da Adaga Negra. 

Encontrar minhas amigas e amigos pelas cidades, pelos cafés, pelas livrarias, pela vida. Perder a noção do tempo em papos longos sobre tudo e todas as coisas, com afeto e ternura e sorrisos.

Em vez de dizer que preciso comprar menos livros, quero poder continuar comprando meus livros sem prejudicar minha saúde financeira. Ler os livros compro, escrever sobre esses livros, desfrutar das possibilidades do objeto livro.

Poder lecionar por muito tempo com saúde. Ministrar boas aulas com alegria. Ensinar e aprender em salas de aula confortáveis e acolhedoras.

Viajar para conhecer lugares e rever pessoas amigas e amadas.

Ouvir minhas músicas favoritas, continuar construindo com ela o tom e o ambiente do meu lar. Ir a shows, desfrutar de música ao vivo, desfrutar do sonho maluco do kpop e do que mais vier. Yesung, Wonho, Kyuhyun, Ryeowook, Sungmin, Super Junior, Monsta X... todo mundo.

Ter Lion perto de mim, confiando na palma da minha mão para repousar a cabeça e dormir bonitinho como só os gatos fazem.



E sim, a foto que ilustra esse texto, é da mangueira do quintal da vizinha. Ela se derrama pelo quintal dos meus pais e nos da sombra e frutos. Com ela estou expressando e registrando minha gratidão por todas as pessoas que fazem parte da minha vida e, como a mangueira do quintal da vizinha, por pura generosidade, me oferecem sombra e frutos.



Obrigada a quem passou por esse blog, deixou um comentário, um bom pensamento, bons sentimentos e bons desejos. Feliz 2023 para todas e todos nós. Que o próximo ano seja mais leve e feliz!

6 comentários:

  1. 2022 foi um ano difícil. q 2023 seja um bom ano. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  2. Que consigas realizar todos os teus sonhos a caminho dos 40. Feliz 2023 e muitos momentos felizes nele pra curtir com saúde, alegria ,amor e paz! beijos, chica

    ResponderExcluir
  3. Eu quero te desejar tudo isso e mais um céu infinito de coisas boas!
    A luz que vem por entre os frutos e folhas da mangueira é tão linda. Que seja repleto de luz seu 2023. Um beijo querida!

    ResponderExcluir
  4. Para mim também este ano foi imenso, cada dia trazendo um desafio novo, uma tribulação nova e uma exigência de novas forças e novas percepções. Definitivamente, não foi fácil chegar até aqui. Mas a gente tem que ter esperanças. E continuar lutando para que elas se concretizem.
    Desejo que 2023 seja mais leve para todos nós. E que traga muitas coisas boas para você, minha amiga!

    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Que bom que tenha sido um ano positivo :)
    Desejos de um ótimo ano repleto de saúde, amor, paz e sucesso.
    Um beijinho grande | docejoornadablog.blogspot.com

    ResponderExcluir