quarta-feira, 7 de setembro de 2022

"O Pecador" de J. R. Ward


Quanto mais leio os livros da J. R. Ward mais quer ler os livros dela. "O Pecador" já é o volume 18 da série Irmandade da Adaga Negra, li todos os outros DEZESSETE LIVROS da série e digo com satisfação: É MARAVILHOSO LER A WARD! A IRMANDADE É A MELHOR SÉRIE DA VIDA!

"Todos queremos uma história melhor. Mas isso é marketing, não a realidade." (pg. 287).

A Irmandade da Adaga Negra ou IAN conta a história de uma comunidade de vampiros que vive na cidade de Caldwell, Nova York. Nesse universo os vampiros emergem como mais uma espécie de hominídeos com características próprias tais como:
  • a necessidade de ingerir sangue de alguém do gênero oposto da mesma espécie;
  • sensibilidade a luz solar, eles entram em combustão quando em contato com a luz solar e viram cinzas, sendo assim criaturas adaptadas a vida noturna com visão melhor no escuro e derivativos;
  • longevidade muito maior que a do homo sapiens sapiens;
  • eles passam por um período de transição entre uma existência onde possuem várias fragilidades físicas para um de plenitude, mais ou menos na casa dos 30 anos;
  • vampiros podem se relacionar com sapiens, os filhos desse relacionamento são mestiços que podem ou não passar pela transição e adquirirem características vampirescas;
  • sociedade vampiresca também tem suas próprias regras, mitologias, tabus sociais e organização social.

Ao logo de dezenas de livros J. K. Ward foi criando uma sociedade complexa em constante estado de mudança, com personagens que refletem, sonham, lutam e se apaixonam exatamente como todos e todas nós. Os livros funcionam muito como um espelho onde me vejo refletida e a cada nova história vejo meus sonhos sendo projetados nos caminhos da sociedade vampirescas. Amo como essa série consegue ser atual e dinâmica, sensível e potente ao continuar englobando mais e mais a diversidade das experiências humanas.

Em "O Pecador" encontrei em especifico a história de dois personagens que nós, leitoras da "Irmandade da Adaga Negra" já conhecíamos como coadjuvantes de outras histórias: Jo Early, uma jornalista sempre em busca de informações sobre vampiros, e Syn, guerreiro membro do grupo dos Bastados. A Jo é uma vampira mestiça em seu período pré-transição que vive numa solidão aterradora, buscando informações sobre vampiros enquanto tenta sobreviver a misoginia da redação de jornal da cidade. O Syn é um vampiro marcado por uma infância recheada de violência doméstica, desamor e crueldade, também um solitário nesse mundo atroz.

Foi encantador percorrer junto com os dois o caminho do primeiro encontro a consolidação do amor. Os dois são tão endemicamente solitários e carregam tantos traumas e me apaixonei tão completamente por eles dois em separado e depois por eles dois juntos que não cabe em mim o amor preciso escrever sobre isso. Encher essa pagina com meu afeto por esse casal, por essa história, pela beleza de um livro sobre o amor.

"Lá no alto, o helicóptero da polícia fez um círculo e seguiu na direção deles, a luz branca gélida passando pelo beco, iluminando o labirinto criado pelos prédios que se apertavam lado a lado e diante uns dois outros. O facho de luz atingiu o homem em sua pose de inexplicável suplica, banhando-o no que aprecia ser, por um breve instante, uma santificação dos céus, como se ele fosse um altar com a pintura de um santo prestes a ser sacrificado para o bem da humanidade." (pg. 81)
   

Depois de tantos anos lendo romances ainda estou aqui me apaixonando por um casal de um romance desde o primeiro encontro deles na noite de uma cidade que só existe nos sonhos. É uma magia, a magia de um bom livro capaz de transportar o coração e a mente para longe do momento concreto aproximando as emoções do devaneio, é a Ward fazendo sua magia com as palavras.

O livro da Jo e do Syn, além de contar a  história de amor, encontro e reparação dos dois, também conta como uma guerra ancestral é encerrada no mundo dos vampiros. Esse livro fecha um arco narrativo enquanto abre outro e faz isso com graça, mantendo a dignidade dos personagens, apresentando uma vilã muito interessante e a perspectiva de novos encontros, novos dilemas, novas paixões. Estou ansiosa por continuar acompanhando todo mundo, mais apaixonada pela série do que estava quando li o primeiro volume.

2 comentários:

  1. nunca li nada dele. fiquei curiosa. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  2. Histórias de amor bem entremeadas..Deve ser legal, interessante! beijos, chica

    ResponderExcluir