sábado, 10 de setembro de 2022

"Dora e a amiga de verdade" de Abby Hanlon


Entre os dias 30 de maio e 2 de junho desse ano de 2022 caiu um aguaceiro enorme em Recife e Região Metropolitana. Foi uma tragédia enorme, colocou em evidencia as ausências dos poderes públicos nas áreas de periferia, pessoas morreram e aulas foram suspensas para as escolas poderem abrigar as pessoas desabrigadas. Nesses dias eu estava na casa dos meus pais, segura, isolada pelos alagamentos e gatilhada pelas lembranças dos anos de quarentena gerados pela Pandemia do Covid 19. Foi nesses dias que conheci a Dora da Abby Hanlon no livro "Dora Fantasmagórica", me apaixonei, fui atrás do vol. 2 da série: "Dora e a Amiga de Verdade" e não podia deixar de registrar aqui esse encontro delicioso.

Dora é uma menina cheia de imaginação, muito fofa cria monstros imaginários para serem seus amigos e ajudarem ela a lidar com o fato de seus irmãs mais velhos excluírem ela de suas brincadeiras. Porém, com a volta as aulas e a chegada de uma nova aluna a sua sala de educação infantil, a Rosabelle, ela vê a possibilidade de adquirir uma amiga de verdade, a sua primeira amiga de verdade.


Acompanhar Dora indo a escola e lidando com outras pessoas além de sua família é uma experiência entre aflitiva e doce. Fiquei o tempo todo torcendo por ela e me perguntando se ela seria capaz de se manter sendo ela mesma e ainda assim ser aceita por seus colegas de sala e pela Rosabelle. Me apeguei tanto aos monstros da Dora que também não queria que eles simplesmente sumissem para os amiguinhos dela tomarem conta.

Confesso: queria tudo para Dora, tanto a continuidade de sua imaginação ativa quanto uma integração maior com a realidade de ter amizades humanas. Fiquei muito feliz com o fato da Abby ter me entregado todos os meus desejos.


A forma como a amizade da Dora e da Rosabelle acontecem é maravilhosa. As duas tem uma imaginação muito vivida e se encontram tanto dentro da escola como fora. Em alguns momentos tentam se podar, mas só se tornam amigas quando se soltam, mostram suas personalidades com verdade e se tornam uma dupla de meninas muito espertas e vivazes. É muito divertido acompanhar as aventuras da Dora ao longo dos dias escolares convivendo com pessoas da sua idade.

Além de escrever o texto a Abby também fez as ilustrações que integram a história de forma muito legal e bem pensada. É aquele livro infantil que satisfez minha criança interior, me divertiu e está no meu coração. Bom para ler e reler! Um achado! Espero que a Rocco traga os outros dois volumes da série já publicados.

3 comentários:

  1. deve ser lindo. fiquei com vontade de ler. deve ser demais ter uma amiga de verdade. já tive algumas, mas atualmente não infelizmente. adorei seu comentário sobre sandman. é muito bom poder dividir algo que vimos. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  2. ah, e por uma coincidência estranha, acabei de postar sobre amizade tb com o filme amigas de sorte.

    ResponderExcluir
  3. Que lindo encontro esse! Já ,mesmo sem ler, adorei a Dora! Boa sugestão! beijos, chica

    ResponderExcluir