Entre os dias 30 de maio e 2 de junho desse ano de 2022 caiu um aguaceiro enorme em Recife e Região Metropolitana. Foi uma tragédia enorme, colocou em evidencia as ausências dos poderes públicos nas áreas de periferia, pessoas morreram e aulas foram suspensas para as escolas poderem abrigar as pessoas desabrigadas. Nesses dias eu estava na casa dos meus pais, segura, isolada pelos alagamentos e gatilhada pelas lembranças dos anos de quarentena gerados pela Pandemia do Covid 19. Foi nesses dias que conheci a Dora da Abby Hanlon no livro "Dora Fantasmagórica", me apaixonei, fui atrás do vol. 2 da série: "Dora e a Amiga de Verdade" e não podia deixar de registrar aqui esse encontro delicioso.
Dora é uma menina cheia de imaginação, muito fofa cria monstros imaginários para serem seus amigos e ajudarem ela a lidar com o fato de seus irmãs mais velhos excluírem ela de suas brincadeiras. Porém, com a volta as aulas e a chegada de uma nova aluna a sua sala de educação infantil, a Rosabelle, ela vê a possibilidade de adquirir uma amiga de verdade, a sua primeira amiga de verdade.
Acompanhar Dora indo a escola e lidando com outras pessoas além de sua família é uma experiência entre aflitiva e doce. Fiquei o tempo todo torcendo por ela e me perguntando se ela seria capaz de se manter sendo ela mesma e ainda assim ser aceita por seus colegas de sala e pela Rosabelle. Me apeguei tanto aos monstros da Dora que também não queria que eles simplesmente sumissem para os amiguinhos dela tomarem conta.
Confesso: queria tudo para Dora, tanto a continuidade de sua imaginação ativa quanto uma integração maior com a realidade de ter amizades humanas. Fiquei muito feliz com o fato da Abby ter me entregado todos os meus desejos.
A forma como a amizade da Dora e da Rosabelle acontecem é maravilhosa. As duas tem uma imaginação muito vivida e se encontram tanto dentro da escola como fora. Em alguns momentos tentam se podar, mas só se tornam amigas quando se soltam, mostram suas personalidades com verdade e se tornam uma dupla de meninas muito espertas e vivazes. É muito divertido acompanhar as aventuras da Dora ao longo dos dias escolares convivendo com pessoas da sua idade.
Além de escrever o texto a Abby também fez as ilustrações que integram a história de forma muito legal e bem pensada. É aquele livro infantil que satisfez minha criança interior, me divertiu e está no meu coração. Bom para ler e reler! Um achado! Espero que a Rocco traga os outros dois volumes da série já publicados.
deve ser lindo. fiquei com vontade de ler. deve ser demais ter uma amiga de verdade. já tive algumas, mas atualmente não infelizmente. adorei seu comentário sobre sandman. é muito bom poder dividir algo que vimos. beijos, pedrita
ResponderExcluirah, e por uma coincidência estranha, acabei de postar sobre amizade tb com o filme amigas de sorte.
ResponderExcluirQue lindo encontro esse! Já ,mesmo sem ler, adorei a Dora! Boa sugestão! beijos, chica
ResponderExcluir