terça-feira, 5 de julho de 2022

"Dora Fantasmagórica" de Abby Hanlon

 

A Dora também é conhecida como Espoleta, ela é a irmã mais nova de uma família composta por Pai, Mãe e três filhos, sendo duas meninas e um menino, ela é a menina mais nova. Encontrei a Dora dentro de um dia chuvoso, estava com vontade de ler, mas não queria ler nada  pesado. Buscava algo leve, lúdico como literatura infantil e a encontrei no meio dos e-books do Kindle. Uma criança muito esperta, tem uma mente dinâmica e cheia de cheia de imaginação, quando ela se vê sozinha, não se faz de rogada e inventa mil e um amigos monstros com os quais interage e vive várias histórias.

Em "Dora Fantasmagórica" encontramos a Espoleta em meio a um período de férias escolares. Ela fica muito tempo em casa com o irmão e a irmã, mas os dois, mais velhos que ela, não tem a mínima vontade de incluí-la em suas brincadeiras então, para preencher a solidão existencial da irmã mais nova escanteada, ela inventa mil monstros para serem seus amigos e amigas imaginários e se mete em confusões dentro de casa.

"Falar sozinha? Não tenho ideia do que eles estão dizendo. Nunca falo SOZINHA. Falo com minha amiga Maíra. Ninguém consegue vê-la, só eu."

Aos meus olhos a Dora se tornou uma figura extremamente cândida e cativante. Ela está sozinha dentro de uma casa onde moram outras pessoas, mas não se abate, cria suas companhia e elabora com elas suas histórias. Ela não se deixa dobrar pelo desamparo e insiste em tentar cativar a atenção dos seus irmãos de um jeito ou de outro.

"Maíra é meu mostro favorito, mas na verdade minha casa está cheia deles."

Senti um estranhamento com a ausência de atenção e intervenção do pai e da mãe das crianças na forma como eles excluíam a irmão mais nova de suas brincadeiras. Essa é uma família onde os adultos cuidam das coisas dos adultos e as crianças se viram entre si o que não deixa de ser bem realista para boa parte das famílias. No fim, como boa irmã mais nova, a Espoleta tanto faz, tanto inventa que acaba conseguindo atrair a atenção de seus irmãos e ser incluída em suas brincadeiras ainda que através de uma ação que sinceramente... sem comentários.

A Abby Hanlon é uma professora aposentada americana, então ela transporta para o livro muito de sua experiência com crianças o que torna o livro cheio de dados de realidade, sem romantização da infância, cativante, dinâmico, lúdico, bem escrito, nada didático, muito gostoso de ler. Inclusive, ele é cheio de ilustrações feitas pela própria autora.

Depois de ler o livro, fui procurar mais coisas sobre ele e descobri que tem continuação, "Dora e a Amia de Verdade". Não tardei e fui atrás da continuação a qual já comprei, li e amei.



4 comentários:

  1. Ahhh, eu amo histórias assim. É bom pra dar uma relaxada. Não conhecia a autora, nem a série. Gostei!

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    Romantic Girl

    ResponderExcluir
  2. Nada mais aconchegante que ler um livro infantil. Apesar de que gosto de uma romantização da infância kkkk dá um quentinho no coração às vezes.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Jaci!
    Que achado, heim? Tem indicação de idade para a leitura?
    Beijus,

    ResponderExcluir