sexta-feira, 4 de fevereiro de 2022

O entardecer é um momento muito sereno...

 

No fim de semana passada estive, novamente, em Lagoa do Ouro, a ocasião foi o aniversário da sobrinha de Claudineia, Nick. Não desgosto de festa, mas em geral chega um momento no qual eu preciso da uma pausa, fugir e respirar. Minha pausa, foi nos fundos da casa de Diane, a mãe de Nick, e naquela altura do Planalto da Borborema, sentada no batente quase rente ao chão, contemplando o horizonte no fim do dia, me ocorreu pela milésima vez: o entardecer é um momento muito sereno.

Desde muito tempo meu momento favorito do dia é o fim da tarde. Não sei se sempre fui assim, talvez tenha começado na época da terceira série quando comecei a estudar no período da tarde lá no Alto Treze de Maio, quando largávamos ás 5:30 e eu voltava para casa muito lentamente aproveitando a vista privilegiada. Naquela época eu não sabia, mas o Alto Treze de Maio é o ponto mais alto da cidade do Recife, o horizonte se amplia daquela altura de um jeito lindo, os prédios parecem caixas de fósforo.

Entre 2020 e 2021 morei em Igarassu com meus pais e os fins de tarde se tornaram os momentos de caminhada com minha mãe. Longos papos, passos oscilando na velocidade de nossos sentimentos indo e voltando, remoendo a vida, planejando a vida, sonhando coisas para a vida, tentando entender a vida e o entardecer do Zona da Mata Norte abraçando nossos sentimentos.

Atualmente moro em Vitória de Santo Antão e por esses dias caminhando pelo meu bairro, no caminho da academia que frequento até minha casa, essa cidade me pareceu um lugar no qual o entardecer é um momento muito sereno.


Estou aqui faz três meses, ainda há livros e mais livros em caixas, descobri recentemente a necessidade de comprar mais uma estante nova. Minha vida parece uma coleção de coisas a serem organizadas, amanhã preciso fazer feira, mas caminhando bem de boa pela cidade no fim do dia me vem ondas de serenidade.


É aquela sensação de suspensão do tempo marcado pelo tic tac do relógio misturado a temperatura mais amena, o colorido das nuvens e o vento que é vento e passa e só fala do vento. Me vem um bem estar imenso, uma vontade de ir na sorveteria e comprar uma bola de sorvete na casquinha e ir para casa comendo como fazia quando tinha 9 anos e estava na terceira série.

5 comentários:

  1. Que bom quando encontramos lugares assim que nos permitem ver o céu e poder admirá-lo ..Lindas tuas fotos e o entardecer é mágico! Adorei! beijos, boas atividades e acha sempre um tempinho pra olhar para cima...Faz bem, relaxa! chica

    ResponderExcluir
  2. tb gosto de olhar a natureza. lindas fotos. beijos, pedrita
    http://mataharie007.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Ei Jacilene,

    Enquanto lia o seu texto, ele me despertou uma sensação de aconchego e também de serenidade (assim como escreveu).

    As cores do entardecer são de fato muito acolhedoras, também gosto de apreciá-las.

    As fotos transmitiram bem a sensação que o texto desejou passar, no meu ponto de vista.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  4. Bom dia, vim te avisar que acaba de entrar céu teu lá! Obrigadão! beijos, chica

    Aqui está?

    https://ceuepalavras.blogspot.com/2022/03/blog-post_23.html

    ResponderExcluir
  5. Olá, Jacilene. Belo texto. Meus melhores momentos de paz profunda estão associados ao final da tarde, quando o céu roseia... Deve haver alguma química (ou mística) para isso.

    ResponderExcluir