domingo, 28 de julho de 2013

A passagem dos dias...

Hoje quando liguei o computador me deparei com alguns versos do Mario Quintana

"... Quando se vê, já são seis horas!
Quando de vê, já é sexta-feira!
Quando se vê, já é natal...
Quando se vê, já terminou o ano...
Quando se vê perdemos o amor da nossa vida.
Quando se vê passaram 50 anos!..." 

Ainda não se passaram 50 anos do meu tempo, mas de repente me surpreendeu a velocidade com a qual o tempo passa e os dias se sucedem... Me lembrei também dos versos de Junqueira Freire:"Assim as horas do tempo/ correndo, correndo vão,/ assim passou inda há pouco/ o matutino clarão.". E tudo passa tão rápido que nossos mil planos acabam não sendo realizados e as mil postagens que desejávamos fazer também não foram feitas.

Queria ter falado algo sobre o dia 25 de julho que condensou em si três comemorações significativas para mim: Dia do autor nacional, dia da  "Dia da Mulher Negra da América Latina e do Caribe" e também dia do motorista... Sim, aos 45 do segundo tempo do dia meu pai recebeu um sms da empresa para a qual presta serviço felicitando ele pelo dia. Mas o querer não virou realização, foi engolida pelo cansaço e pelo desanimo de escrever!


Outra coisa significativa que ocorreu foi a realização da 65ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência aqui em Recife no campus da Universidade Federal de Pernambuco. A prefeitura do Recife e o governo do estado de Pernambuco pagaram as inscrições dos professores e eu tive o prazer de ter participado do evento pela primeira vez e essa seria também uma ocasião que merecia um post ou posts.

A 65ª Reunião Anual da SBPC já começou movimentada com o governador e o prefeito sendo lindamente vaiados pelos docentes na abertura da reunião. Há quem ache o protesto valido, há quem ache o protesto mal educado e desnecessário, eu não estava no meio dele, mas o prefeito e o governador desejam agir na administração dos bens públicos de Pernambuco e Recife como os antigos senhores de engenho costumavam agir, isso choca a sensibilidade dos professores e bem estamos em um momento de dessacralização das autoridades públicas.


A parte a conveniência ou inconveniência dos protestos, participar da SBPC foi realmente incrível! Pesquisadores de todos os lugares possíveis e imagináveis do Brasil; diversas áreas do conhecimentos; vários sotaques misturados; vários centros de tecnologia juntos... Vários interesses, sonhos, objetivos, ideias e o melhor de tudo REALIZAÇÕES efetivas sendo expostas em um único lugar. Foi uma experiencia única e maravilhosa!

Conversei muito, vi muito durante essa semana, falei com o pessoal do Museu de Astronomia, Ciências e Afins do Rio de Janeiro, conheci mulheres que trabalham no Sertão de Goiás pesquisando e desenvolvendo possibilidades de renda para e com o povo de lá, conheci novas tecnologias que estão sendo desenvolvidas, descobri velhas tecnologias que fazem a diferença na vida das pessoas quando postas em prática; discuti gênero com um representante da Marinha Brasileira, conversei sobre a distribuição da internet pelo Brasil, papiei com um grupo de Brasilia que desenvolve didática para ensinar inglês a deficientes visuais. Em suma, passei a semana inteira indo a exposição da SBPC, com exceção da quinta-feira, e não consegui ver tudo.

Ah, além de falar e falar, ouvir e ouvir acumulei uma série de material impresso, livros, gibis informativos e derivativos que as instituições produziram para distribuir entre os professores! Pena que estou sem câmera digital para registrar essas coisas e gravar na paredes desse blog.

Enfim, os dias se passaram muito rápido... e o recesso escolar acabou... amanhã volta tudo ao normal. Creche pela manhã, escola a tarde, vida que segue rápida demais, uma coisa sucedendo a outra vertiginosamente. Eu só me recordo do meu Salmo preferido:

"Um dia faz declaração a outro dia, e uma noite mostra sabedoria a outra noite."
(Salmos 19:2)

17 comentários:

  1. A idade realmente é algo que parece que não temos, é como se os anos não tivessem passado e só o espelho é que nos confirma isso... rs

    E quanto mais anos fazemos mais a sensação de que o tempo passa rápido aumenta.

    Beijocas

    ResponderExcluir
  2. O tempo é um grande inimigo, talvez o maior de todos. O Tempo, inspiração para músicas, poemas...

    Concordo com o post e com o comentário da Dama de Cinzas.
    Custo a acreditar que tenho 57 anos...

    ResponderExcluir
  3. Pandora, datas significativas neste 25 de julho.
    Eu só soube do dia do escritor. Uma postagem num blog amigo. Na mídia, o pouco que assisti e li, nada de citações. Lamentável; deveríamos prestigiar, lembrar nossos escritores.
    Mesmo no finalzinho do segundo tempo, nobre a empresa ter lembrado do teu pai em sua profissão. Sobre mulheres negras, também não sabia desse dia internacional ligado a América Latina e Caribe. Muito bom você nos trazer.
    E assim o tempo vai e voa. Vivê-lo então!
    Bj

    ResponderExcluir
  4. Olá Pandora, realmente o tempo é meio 'carrasco';-) e vai que vai.
    Assim já dizia o salmista...
    Uma vez, o aniversário da minha netinha. Quando lembrei, o 'estádio' já estava limpo;-)))

    Abração
    Jan

    ResponderExcluir
  5. Pan,
    conheço estes teus desejos de expor em post tantas coisas bacanas deste mês de julho.Se lhe consola, vc conseguiu nos apresentar e atualizar sobre todas estas datas e encontros marcantes.Eu não sabia sobre o dia do motorista e nem das mulheres negras da América latina e Caribe.
    O tempo anda a jato pra todo mundo:)
    Bom retorno.Boa semana.
    Bjos,
    Calu

    ResponderExcluir
  6. Menina, você não queta né? rsrs
    Quantas coisas, deve ser tão legal esses encontros, esses momentos de preencher amente com tantos conhecimentos, eu estou precisando disso...
    E quanto ao que falou do tempo, é a mais pura verdade, o tempo está passando de uma forma tão rápida, que não estamos conseguindo fazer aquilo que queremos, está simplesmente passando voando..

    Eu achei muito fofo.. estava aqui no seu blog e sua mensagem chegou kkkk
    Eu levei até um susto kkk

    Um beijo minha linda.. e uma semana super linda viu?

    ResponderExcluir
  7. E quando a gente vê os cabelos ficam brancos e quando olhamos para trás vemos um longo caminho já percorrido. As saudades são maiores e temos que lutar a cada dia para manter viva a esperança.

    ResponderExcluir
  8. Sim, o tempo passa muito rápido, e quanto mais amadurecemos, mais rápido ele passa!
    É impressionante esse efeito! Parece que os minutos se adiantaram muito e as 24 h se encurtaram. Talvez porque passamos a selecionar melhor, a viver melhores momentos... não sei.Qualidade tem seu preço. Ou seu tempo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Apesar de não falar de nada em especial, gostei do texto pelo excesso de informações interessantes. Não sabia desse dia da mulher negra, aliais tenho descoberto datas novas em julho, como o dia do Homem.

    ResponderExcluir
  10. Pandora, me veio na cabeça esse poema do Cassiano Ricardo - pois é, eu, que não costumo me dar bem com poesia tenho algumas guardadas na memória - que fala do passar do tempo. Talvez já a conheça:

    "Diante de coisa tão doida
    Conservemo-nos serenos

    Cada minuto da vida
    Nunca é mais, é sempre menos

    Ser é apenas uma face
    Do não ser, e não do ser

    Desde o instante em que se nasce
    Já se começa a morrer."

    Dá pra se pensar bastante nesses versos.

    Congressos são uma boa oportunidade de se aprender através da experiência de outras pessoas, não sei se seria a ocasião para vaias e protestos - e também não sei como as coisas funcionam por aí, mas aqui, no estado de SP, o sindicato dos professores vez ou outra é acusado de ser pelego de partido político.

    Enfim, semana produtiva a sua. Dois abraços.

    ResponderExcluir
  11. "Aproveitar o tempo!
    Meu coração está cansado como mendigo verdadeiro.
    Meu cérebro está pronto como um fardo posto ao canto.
    Meu canto (verbalismo!) está tal como está e é triste.
    Aproveitar o tempo!
    Desde que comecei a escrever passaram cinco minutos.
    Aproveitei-os ou não?
    Se não sei se os aproveitei, que saberei de outros minutos?! "

    (Álvaro de Campos - fragmento do poema Aproveitar o Tempo_)

    O tempo não é nosso aliado, pelo menos não é meu aliado... Tenho tanta pressa, e tenho tanto a fazer ainda, e ele não me ajuda... Ou será que ajuda e eu tenho tanta pressa, e quero fazer tantas coisas que não tenho tempo de enxergar isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ligéia como eu amo o Fernando Pessoa e suas muitas pessoas, você sabe!!! Obrigada por partilhar comigo!!! E sim, o tempo é uma incógnita!!!

      Excluir
  12. Ah, desculpe, fiquei divagando aqui sobre o tempo... e não falei sobre suas descobertas. Foi um tempo muito bonito pra você essa semana que você passou, falo desse encontro sobre Astronomia. Quer melhor tempo do que com pessoas com quem podemos aprender muitas coisas, coisas que podem fazer uma diferença enorme em nossa vida? Eu penso assim qdo aprendo algo que jamais imaginei que existisse ou que acontecesse. Por isso adoro estar na companhia ou me comunicar com pessoas com quem sempre aprendo. Adoro aprender.
    Conheci um Astrofísico, eu poderia ficar horas ouvindo ele falar... Você viveu muito bem esse tempo, essas semana de descobertas.

    beijo, Pandora, desculpe a escrita longa, mas acho que já me conhece... rsrs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ligéia eu adoro quando você vem aqui e se sente a vontade para divagar!!!

      Excluir
  13. Oi, Pandora!!
    Mas o tempo só corre quando recheado de coisas para fazer, do contrário, puro tédio! As mil postagens ficam em rascunhos mentais por que o nosso tempo não é igual ao tempo dos relógios. Giram os ponteiros mentais também em sentido anti-horário...
    Parabéns para o seu pai pelo dia do motorista! E me parece que você utilizou muito bem o seu tempo essa semana!!
    Beijus,

    ResponderExcluir
  14. Pandorita, ultimamente você tem participado de uns eventos muito dos bacanas e dos produtivos, hein? Que bacana esse último, então. A bagagem de conhecimento adquirida foi bem grande, hein? Show! Que venham muitos outros assim.

    Um abraço da @ericona.

    Sacudindo Palavras

    ResponderExcluir
  15. Oi Pandora
    Que legal esse Congresso que vc participou. Eu soube que era o dia do Escritor pq meu marido me mandou um recado no face kkkkkk, como se eu fosse uma escritora. Acho que ele quer que eu seja uma escritora um dia.
    Bjos.

    ResponderExcluir