sábado, 20 de julho de 2013

Cineclube Moscouzinho, quando fui convidada para um cine debate em Jaboatão e a Pandora saiu da virtualidade.

Jaboatão é uma cidade próxima a Recife, lá funciona toda sexta na Casa da Cultura - com raras exceções o "Cineclube Moscouzinho" que sem exceção alguma tem feito emergir várias discussões interessantes através de filmes e documentários. Estou falando dessa experiencia pedagógica porque essa semana a Tairine, uma das organizadoras do projeto, me convidou para participar como debatedora.

Confesso que senti um certo temor porque não sou bem uma especialista em cinema e derivativos, mas o tema foi demasiado tentador. Em parceria com a Rede Ecumênica da Juventude, o cineclube esteve dando continuidade a uma mostra cinema sobre direitos e cidadania e o tema foi a "Maioridade Penal".

Tema complexo, espinhoso, cheio de nuances responsável dividi opiniões... Como professora me senti demasiado tentada a participar e fui com fé e com gosto.

Assistimos o documentário "Juízo" de Maria Augusta Ramos, Diler Trindade e Telmo Maia, produzido em 2007. Nele se conta como procede a justiça com os "de menor" començado pelo julgamento, passando pela forma como a punição prevista no julgamento é executada até chegar ao após tudo das crianças. Como já disse, não sou cinéfila, então todo o trabalho foi uma grata surpresa. Juízo é uma coisa primorosa. Muito bem feita, deve ter demandado uma grande pesquisa, produção e derivativos. O documentário está disponível no You Tube, eu indico e deixo o link.

A parte isso tudo, assim que terminei de passar pela experiencia de participar do Cineclube fiquei super ansiosa para postar aqui porque além de ter sido uma experiencia enriquecedora aconteceu uma coisa curiosa... A Tairine, pessoa querida que me fez o convite, me conhece pessoalmente, nos encontramos nos corredores da UFPE quando eu ministrava aulas de história em um pré-vestibular em funcionamento lá, mas nossa comunicação ocorreu através do facebook graças a esse artificio ela esqueceu lindamente meu nome e no cartaz anunciando o evento o nome que constava era o Pandora e não o meu nome. A confusão de nomes foi inusitado porque geralmente para compromissos assim sou chamada pelo nome de batismo mesmo.

Todos concentrados assistindo.
Lá eu esclareci o ocorrido, mas as pessoas, mesmo assim, me chamavam de Pandora e a todo momento eu lembrava da Irena que na descrição da minha assinatura na Saleta de Leitura diz que eu sou conhecida como Pandora no mundo virtual.... Uau, agora sou também no mundo real! Que diferente! Que surreal! Gosto do meu nome, mas também gosto da Pandora, me apeguei a essa alcunha, claro que adoro quando me chamam pelo nome, mas...

Enfim, sem mas... para concluir deixo aqui algumas imagens dessa experiencia feliz. Debater é ótimo! Todos tem vez e voz no Cineclube, após o filme todos nos organizamos em circulo, os debatedores convidados comentam o filme depois todos os outros também podem se expressar de forma livre.

No melhor estilo professora!
Essa semana foi de exceção, o cine não ocorreu nem na sexta e nem na Casa da Cultura, mas eu amei tudo, fui muito bem recebida e apesar de Jaboatão não ficar a  uma distancia confortável me sinto inclinada a voltar sempre e sempre e a convidar quem mora em Recife e Região Metropolitana para está por lá sempre que possível.

Antes que eu me esqueça por lá também conheci um rapaz envolvido com o jornal independente "A Nova Democracia". Não posso dizer que conheço essa experiencia jornalistica, mas estou investigando. De toda forma é uma fonte alternativa de informação produzidas por pessoas politizadas, bem informadas e criticas. Também deixo o link do site do Jornal para quem se interessar LINK.

Foto que mais gostei!

E para encerrar uma imagem de todos os que compareceram em circulo, iguais em direitos e deveres exercendo nosso direito a cidadania debatendo um tema central para a sociedade.



Obrigada Tairine pelo convite, pela oportunidade e por tudo o mais!!!
Foi um momento maravilhoso!!!

13 comentários:

  1. Muito legal isso! E tem algumas pessoas que já me chamam de Dama, Pandora ainda é nome, e Dama? rsrs

    Beijocas

    ResponderExcluir
  2. Pandora minha linda.. que legal em?
    Eu imagino que tenha sido momentos maravilhosos.. falar o que pensa.. debater, eu acho lindo, mas eu não conseguiria..
    Eu sou tímida por demais.. e falar em público me dá medo kkkkk

    É engraçado mas eu também só consigo te ver como Pandora.. srr

    Um beijo minha linda... e que o seu sábado seja super fofo viu?

    ResponderExcluir
  3. Parabéns... deve ser ótimo ser reconhecida assim, fora deste mundo virtual, vc merece, seu Blog é um sucesso, por que vc é humilde... amei as fotos.
    Bom fim de semana... Bjks

    http://www.artesdosanjos.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Deve ter sido uma experiência muito enriquecedora, gratificante. Abraços, bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  5. É muito bom debater com pessoas inteligentes e que enriquecem nossas ideias, principalmente sobre assuntos que são importantes para nós. Que bom que a experiência foi tão rica pra você. Parabéns, Pandora real! ;)

    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Muita gente muda o nome por serem mais conhecidos por eles.... Xuxa, Lula, Pelé.... Já pensou em usar a alcunha Jacilene Pandora como seu nome profissional?

    ResponderExcluir
  7. Muito legal sua participação em um projeto tão interessante! Excelente escolha deles.

    Quanto ao nick, bem, eu queria muito me livrar do meu nick, queria mesmo, mas como muitas pessoas me conhecem por mamis eu deixo a coisa pra lá, mas no mundo virtual eu tive meus traumas e às vezes o nick me lembra de momentos muito desagradáveis, mas também lembra os momentos bom demais, então fica assim. bjs

    ResponderExcluir
  8. Oi Pandora, que experiência enriquecedora!
    Quanto ao seu nome, faz parte de ser blogueira ;-)

    Abração
    Jan

    ResponderExcluir
  9. Pandora:
    Devo confessar que me senti contagiada com sua experiência.
    Sou tagarela por natureza e quando posso, boto a boca no trombone, rsrsrsrs.
    E esse é um assunto super importante, atual e que merece atenção de todos os cidadãos.
    Você com certeza deixou sua marca.
    Pena que não mencionou a sua opinião, o que me deixou curiosa,rsrsrsrs.
    Quem sabe você não se arrisca e faz um post dando continuidade a esse assunto????
    Fica aí minha sugestão.
    AH! Aproveito pra te desejar um FELIZ DIA DO AMIGO.
    Bjs.:
    Sil

    ResponderExcluir
  10. Jaci, Pandora, coisa fofa de Recife, que massa ver seu apelido saindo da virtualidade e ganhando o mundo físico! hahaha
    Amei! É bom ver você participando de eventos assim, compartilhando dos seus conhecimentos, debatendo sobre temas que gosta.
    Você fala que estará sempre acompanhando meus passos, minhas vitórias e conquistas e eu digo agora que a recíproca é verdadeira, viu?
    Um abraço, flor de Recife!

    Sacudindo Palavras

    ResponderExcluir
  11. Parabéns! Parabéns! Acho essas discuções muito importantes e principalmente um enorme passo para cidadania plena.
    beijos
    Jussara

    ResponderExcluir
  12. Esses debates sempre rendem, não é mesmo, não gosto muito de participar, tenho uma tendência incômoda de ser do contra. Mas, enfim, interessante mesmo ver o "Pandora" extrapolar a barreira do virtual, acho que é um reconhecimento válido que não anula de forma alguma a "Jaci" pessoa física.

    Dois abraços.

    ResponderExcluir