segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Um momento com Clara Trueba diante do Feminismo...

Clara Trueba é o nome de uma das personagens de um dos livros mais especiais que já li na vida: "A casa dos espíritos" escrito pela brilhante Isabel Allende.

Quem me apresentou esse livro foi a Jussara através de uma resenha linda lá no Palavras Vagabundas. Depois de ler o texto da Jussara não demorou muito para que eu corresse para uma das mais marcantes experiências literárias por mim vivenciadas até o momento.

O livro da Allende é para ri, chorar, se emocionar e refletir bastante não só sobre  vida familiar e História com H maiúsculo. Até hoje eu não sei se Allende escreveu um capitulo da história do Chile usando como pano de fundo a saga da família Trueba ou se ela escreveu a saga das família Trueba usando como pano de fundo aquele capitulo da história do Chile.

Depois de tudo só me restou duas certezas: Isabel é uma contadora de histórias fantástica e suas palavras e personagens caminharão comigo até o fim dos meus dias.As personagens de Allende são daquele tipo que vem a memória quando eu menos espero e falam comigo, implicam ou me ajudam a constatar o obvio em algumas situações particulares. Loucura néh?!?! Pois é!

Por esses dias tive um desses momentos com a Clara Trueba e achei que merecia um registro.

De uns tempos para cá me tornei mais simpática do que nunca as demandas levantadas pelas feministas (da net, da rua, da faculdade e do mundo) e olhando imagens postadas nos corredores das redes sociais, conversando pelos corredores da faculdade, pelos ônibus e derivativos a Clara me veio a memória.

Ela também teve muitos encontros com as feministas do mundo e possibilidades de avaliar suas demandas, sua mãe foi uma rica senhora que apesar de ocupar uma confortável posição social, ou justamente por ocupar uma confortável posição social, era sufragista - feminista- no Chile e a levava desde pequena para suas ações nas fabricas e cortiços da cidade. Foi a impressão de Clara a respeito desses momentos que me veio a mente e eu não consigo resistir ao impulso de registrar aqui a passagem do livro tal e qual foi escrita:

"As vezes Clara acompanhava sua mãe e duas ou três de suas amigas sufragistas em visitas a fabricas, onde subiam em caixotes para arengar às operárias, enquanto, a distância prudente, os capatazes e patrões observavam, zombeteiros e agressivos. Apesar de sua pouca idade e completa ignorância das coisas do mundo, Clara percebia o absurdo da situação e descrevia em seus cadernos o contraste entre sua mãe e suas amigas, com casacos de pele e botas de camurça, falando de opressão, igualdade e direitos a um grupo triste e resignado de trabalhadoras, com toscos aventais de algodão cru e as mãos vermelhas de frieira. Da fabrica, as sufragistas se dirigiam a confeitaria da Praça das Armas para tomar chá com bolinhos e comentar os progressos da campanha, sem que essa distração frívola as afastasse nem um segundo de seus inflamados ideais.  Outras vezes sua mãe levava-a às comunidades marginais e aos cortiços, aonde chegavam com o coche carregado de alimentos e roupa que Nívea e as amigas costuravam para os pobres. Também nessas ocasiões, a menina escrevia com assombrosa intuição que as obras de caridade não eram capazes de mitigar essa monumental injustiça."
(Isabel Allende_ A casa dos espíritos_91-92)

Depois de rever essa reflexão da Clara me ocorreu que realmente a história é feita de rupturas e continuidades. As feministas cuja ação venho observando ainda são mulheres muito semelhantes as observadas por essa garota silenciosa de intuição assombrosa que saiu de algum lugar das memórias de Isabel Allende para a minha...

Link  para a resenha da Jussara: "Clara, Branca e Alba": A casa dos Espíritos de Isabel Allende

9 comentários:

  1. Oi Bella!

    Agora quem ficou com vontade de ler o livro foi euzinha, já assisti o filme, mas nunca é a mesma coisa!

    Tenha uma semana iluminada!

    Bjooooooooo

    ResponderExcluir
  2. Até fiquei com vontade de ler esse livro. Eu não acho que o Feminismo seja inútil. A luta do movimento foi muito importante, e nós somos herdeiras das conquistas daquelas feministas dos anos 60/70, só acho que precisamos rever algumas questões e evitar o radicalismo.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pela lembrança! Eu continuo achando A Casa dos Espiritos uma das mais extraordinária experiência literarias que eu tive. E sim eu também continuo conversando com elas, risos
    beijão
    Jussara

    ResponderExcluir
  4. A Casa dos Espíritos foi mais uma indicação certeira de uma gentil bibliotecária da escola onde estudava. Eu era jovem naquela época - rs - mas apesar disso gostei muito, e logo depois, também por indicação dela, parti para "Jane Eyre".

    Bom, eu observo as feministas com um ar masculino. Mas sou simpático, ao menos que uma delas seja a moça do Femen.

    ResponderExcluir
  5. olá, sempre venho ler seu blog, mas não dá tempo de deixar recadinho. Hoje felizmente consegui. Seu cantinho é muito bom de visitar.
    Qjo

    ResponderExcluir
  6. Já fui fisgada pela Clara/por vc, Pan, com esta analogia instigante.Vou incluir este livro em minha pilha.Claro é que cada um faz uma leitura particular e intransferível do que lê, mas através de recomendações intensas que se despertam os interesses sobre a leitura que circula em seus muitos vieses e diálogos.
    Valeu, menina.
    Bjos,
    Calu

    ResponderExcluir
  7. Este livro é muito bom, a obra desta escritora é fascinante. Todos os livros que li dela foram maravilhosos.

    Bjos!

    Cida

    ResponderExcluir
  8. Este livro também me marcou muito e já o li várias vezes. A relação da história da família com a história do Chile é muito envolvente, mas eu não gostei do filme. Agora que estamos falando sobre isto acho que devo rever este filme para verificar se o "não gostei" foi puro preconceito de quem amou o livro.

    ResponderExcluir
  9. Já estou com esse livro na lista tem tempo. Depois de ler quye foi uma das mais marcantes experiências literárias não tenho mais que esperar.

    Beijos
    Saleta de Leitura

    ResponderExcluir