quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Meme Literário de Um Mês 2012: Dia 31 - Qual o livro que você leu esse ano que mais gostou?

É difícil dizer qual foi o melhor, mas pensando bem talvez o melhor tenha sido o "Gota de Sangue" do Fábio Brazil.

Como todo mundo sabe eu sempre entorto o nariz para romances policias, então confesso que mesmo o livro tendo sido bem recomendado eu ainda fiquei muito reticente a respeito de traze-lo para minha vida tediosa que sempre parece ser mais tediosa ainda quando leio romances policiais.

Mas, cai no blog "Fósforo" e vi na resenha que foi feita por lá um comentário do autor que me deixou com aquela sensação de tenho que ler desse cara agora, recorto e colo parte do comentário:

"O que eu acho discutível é esse olhar muito preso aos gêneros; livros são bem ou mal escritos, o autor tenta atuar sobre o código verbal ou apenas usá-lo, o resultado exige do leitor ou apenas o apassiva.Os gêneros servem como classificações gerais, mas que muitas vezes mais escondem do que revelam, chamar Graciliano Ramos de regionalista mais atrapalha do que ilumina, idem para Guimarães. Nesse sentido, o GOTA poderia ser classificado como regionalista, em relação a São Paulo; romance histórico, em relação às eleições de 85; encomiástico, em relação a Mário de Andrade e policial, em relação à trama repousar sobre um crime e a descoberta de seu autor."

Bem, o "O gota de sangue" é mesmo um livro de difícil classificação, mas é muito fácil afirmar que trata-se de uma obra muito bem escrita, com uma maravilhosa narrativa, um protagonista muito real e um panorama da cidade de São Paulo fora de série.

É impressionante a pesquisa histórica e os sujeitos que emergem da narrativa enquanto Lúcio vai em busca do responsável pelo curioso crime que movimenta a trama, é impressionante o trabalho de editoração (é assim que se fala?) na produção do livro que é cheio de detalhes deliciosos, sem contar que o texto não esgota na primeira leitura, nenhum texto esgota na verdade, mas alguns esgotam menos...

Pós-leitura, desenvolvi um afeto imenso por esse livro e pelo Lúcio, se eu não estivesse excluído totalmente os personagens masculinos da minha lista de 3 personagens literários favoritos (do momento porque eu mudo de livro favorito e de personagem favorito com facilidade) o Lúcio poderia facilmente está por lá junto ao Eduardo, do conto "Eduardo e Deus" (ultimo conto do livro Risíveis Amores), o Tomas de A Insustentável Leveza do sero Leamas do “O Espião que Saiu do Frio”, o Mr. Darcy de Orgulho e Preconceito, o Kevin do Ironias do Destino (bora vê néh Christian?!?!), entre outros...
___________________

E assim, para minha alegria e pena, o Meme Literário de Um Mês 2012 promovido pelo Happy Batatinha chega ao fim.

Foi legal falar de meus livros, personagens e derivativos,  matei minha vontade de participar do Meme, mas não sei se farei isso novamente. O blog ficou monocromático demais, minha vida não é só livro e como eu não me sinto confortável para postar mais de um texto por dia no blog deixei de registrar algumas coisas importantes que me ocorreram em Outubro.

E sim, vou tentar passar um bom tempo sem tocar no assunto livros por essas bandas, dando assim uma folga aos companheiros de virtualidade de minha nerdice crônica.

Muito obrigada a tod@s e que venha novembro, espero que ele traga consigo alguma realização positiva e menos sono... Que Deus nos ajude!!!

15 comentários:

  1. Sabe que o primeiro post do seu blog que eu comentei foi o que você escreveu sobre esse livro? hehe
    Adorei o meme! Suas respostas foram ótimas!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Nadia por ter acompanhado esse desafio... E sim, tem sido um prazer construir uma relação de companheirismo virtual com você através de nossos gostos literários.

      Excluir
  2. Um policial indicado pela Pandora? Vai pra lista ;) Esta pergunta é bem difícil,e m um primeiro momento acho que diria Clube da Luta, mas daí me lembro de Serena, Garota de Vidro, Selvagem, Sobrevivente, Ganhando meu Pão, é tenso, escolhas são sempre difíceis né não?

    Pena que este ano não consegui seguir o meme, quem sabe ano que vem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É para você ver Luciano, eu indicando um policial não é a toa que o mundo realmente corre o risco de acabar kkkk...

      Excluir
  3. Galatéia e o Fantasma, de Mario Donato. Até fiquei com vontade de citar outros 3, mas esse foi o último, já tem quase um mês que terminei e não peguei outro.

    Esse meme literário foi a série mais sensacional do ano no meu feed reader!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, depois vou pesquisar esse livro, adoro incluir novos livros na minha lista Aline, acho que o dia de minha morte terei livro a ler rsrs... E que bom que você gostou da série!!!

      Excluir
  4. Já coloquei na minha lista. E adorei esse meme literário e pode continuar falando de livros pois todos gostam muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beatriz os meus companheiros de virtualidade são realmente os seres mais tolerantes com minhas nerdices. Obrigada!!!

      Excluir
  5. Pandora, ainda não li, tenho tanto livro na lista que nem sei por onde começar.
    Já tinha lido sobre esse livro, o autor é irmão da nossa amiga Jussara, do Palavras Vagabundas e ela já tinha falado sobre ele, com a racionalidade de uma grande apreciadora da literatura. (http://www.palavrasvagabundas.com.br/2011/12/brasa-e-minha-e-sardinha-tambem.html)
    Vou encomendar o meu, pra ler logo. (Ainda não li o "Um pouco de nós", estou "economizando, pois leio num minuto! Li seu conto no Vidas e amei, amei. Minha historiadora preferida.
    beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lúcia, eu fui vilmente seduzida a ler esse livro, mas não me arrependi de jeito nenhum. É uma leitura que vale muito a pena... Quando você abrir o livro e ver o cuidado com o qual foi editado e se debruçar sobre o texto vai saber do que estou falando... Acho que pessoas como você que são de problematizar a respeito da vida correm o sério perigo de gostar muito do Lúcio. #Experimente

      Excluir
  6. Obrigado pela citação do Fósforo, Pandora! O Fábio realmente escreve muito bem.

    ResponderExcluir
  7. Fico feliz que o Fósforo tenha dado uma boa indicação, Pandora. Realmente o livro é muito bem escrito. Abraço!

    ResponderExcluir
  8. Oi Pandora.. eu achei incrível esse meme.. tem que amar mesmo a leitura e esse mundo dos livros pra poder conseguir chegar até o final..
    Eu achei incrível conhecer um pouco mais do que você gosta... assim como gostei de olhar a literatura através de você..
    Um beijo carinhoso e uma tarde linda viu?
    Sheila

    ResponderExcluir
  9. Quando você me avisou no Facebook e eu li o personagem Kevin sendo mencionado admito que me senti honrado, afinal, é uma série virtual e que trará novidades, até adiantei no último post.
    Eu disse que não consegui fazer este meme até o final, faltou esclarecer que foi por este mesmo motivo que mencionou, embora você tenha conseguido, não consigo me limitar em um assunto só, mesmo que ele me interesse muito e então, outras coisas importantes passariam batidas, porque também não sou a favor de blogues que atualizam mais de uma vez por dia. São cansativos e rapidamente eu perco o interesse e sei que não sou o único.
    Mas este meme não deixa de ser uma grande ideia e incentivo à leitura.
    Parabéns por conseguir chegar até a reta final!

    => CLIQUE => ESCRITOS LISÉRGICOS...

    ResponderExcluir
  10. Quanto ao livro Gota de Sangue realmente é bom demais. Fábio Brazil deu uma entrevista a Saleta de Leitura que considero uma das melhores. Não tem quem não se torne sua fã.

    Beijos

    ResponderExcluir