segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Cultura...

 "Os seres humanos são seres interpretativos, instituidores de sentido. A ação social é significativa tanto para aqueles que a praticam quanto para os que a observam: não em si mesma mas em razão dos muitos e variados sistemas de significado que os seres humanos utilizam para definir o que significam as coisas e para codificar, organizar e regular sua conduta uns em relação aos outros. Estes sistemas ou códigos de significado dão sentido às nossas ações. Eles nos permitem interpretar significativamente as ações alheias. Tomados em seu conjunto, eles constituem nossas "culturas", que todas as práticas sociais expressam ou comunicam um significado e, neste sentido, são práticas de significação."
(Stuart Hall)
____________

Nos últimos tempos tenho lido sobre Cultura, entre as leituras cruzei com Stuart Hall, um teórico cultural jamaicano que contribui para os estudos culturais com obras chaves para os estudos da cultura, dos meios de comunicação e dos debates políticos... Gosto muito de tudo que leio dele, é um fofo, tem grandes sacadas em tudo o que escreve, não posso deixar de destacar a passagem ai de cima... Realmente somos seres interpretativos, construímos códigos de sentidos a esses códigos chamamos CULTURA é tudo de bom estudar isso.

Para quem quiser ler o texto de onde tirei a citação ele está aqui eu indico, é óptimo!

Stuart Hall. Photo: Clinton Hurton. Courtesy of Annie Paul.

6 comentários:

  1. Vc sempre com textos e informações super interessantes e relevantes! Amei muito e concordo com o parágrafo postado!

    Muitos beijos!

    ResponderExcluir
  2. Na boa, a minha impossibilidade intelectual não acompanha o seu ritmo... garota, vc é muito inteligente! gosto muito de tudo o que vc escreve.

    ResponderExcluir
  3. Sim, porque os que observam praticarão um dia, logo...

    Muito bom!

    Beijinho.

    ResponderExcluir
  4. Ana, Luna, Mari obrigada pelo coments, pelos elogios!!!

    ResponderExcluir
  5. Você sonha e viaja com as minhas imagens e eu faço a mesma coisa com os seus textos e informações. Bjos e muito obrigado pela visita. Nos últimos tempos os meus problemas são bem maiores que o meu tempo e quase não tenho visitado ninguém.

    ResponderExcluir
  6. Pandora,

    Viu isto? http://g1.globo.com/economia/negocios/noticia/2011/09/caixa-tira-do-ar-progaganda-que-mostra-machado-de-assis-branco.html

    Nossos e-mails devem ter ajudado!!!Obrigada pelo seu post.

    Girassóis pra vc.
    Beijo

    ResponderExcluir