segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Das minhas visitas a livraria e minhas mais novas companheiras: Aya e Coraline

Será que alguém consegue entrar em uma livraria e sair de mãos vazias estando de posse de uma cartão de crédito promissor? Se existe, essa pessoa certamente não sou eu, desde que dominei a tecnologia do cartão de crédito e da popular prática de dividir em três vezes minhas visitas a livrarias nunca mais foram as mesmas rsrs...


É impossível resistir! Eu entro, só pra da uma olhadinha sem compromisso... Começo a mexer... A remexer... E sempre acho coisas interessantes!

Pronto, é o que basta pra mais alguém se juntar a minha estante que já está ficando pequena para uma população tão grande. O povo aqui só faz brigar um com o outro por um pouco mais de espaço, por esses dias tive que tirar todo mundo do lugar e reorganizar, porque tinha um monte de gente desabrigada... Foi uma bagunça só... uma agonia... rolou até post sobre os meus lindos e fofos livrinhos.

Olha só a bagunça, não resistir tive que fotografar:


Daqui a um tempo eu vou ter que sair para os livros poderem entrar. Só que mesmo assim, sem espaço, sem lugar, eu não consigo, é uma compulsão... Não posso ver um livro interessante que tenho que trazer para a minha caixa, quer dizer, estante.

Por esses dias nos descaminhos das livrarias encontrei com Aya de Yopougon e Coraline:


Decidi falar desses dois livros juntos, pq os dois falam de meninas, tenho as duas personagens principais por companheiras e o que me cativou neles, a principio, foi a forma como as obras me foram apresentadas pelos responsáveis por essa parte do livro.


Seja lá quem foi que se encarregou dessa apresentação caprichou lindamente! A atração foi imediata, tanto que vou reproduzir sim aqui a apresentação de ambos.


"Esqueça tudo o que você já ouviu sobre a África, pois este é um livro que vai mostrar uma outra visão das pessoas que vivem por lá. Em Yop City (é assim que o pessoal chama o bairro de Yopougon), na Costa do Marfim, não se ouve falar de guerra civil, aids ou fome. O que se ouve são as confusões de três amigas, Aya, Bintou e Adjoua, que vivem os mesmos dilemas de tantas outras jovens de sua geração: garotos, festas e dúvidas sobre o futuro. Esta crônica do cotidiano na costa-marfinense no fim dos anos 70 é um pouco do que a própria autora Marguerite Abouet vivenciou, contado de uma maneira sensível e cheia de humor, retratado com incrível vivacidade pelos desenhos de Clément Oubrerie. A beleza de Aya está na sonoridade, nas cores africanas e nos sabores que saltam das páginas, como o aroma da sopa de amendoim (cuja receita, aliás, pode ser lida no "bônus marfinense" ao final do livro). Uma África desprovida de clichês, um retrato social sensível, uma história de amor e amizade."

Aya eu já li, e posso dizer que realmente é tudo isso! Amei, a Marguerite Abouet arrasa. A história é real, foge de estereótipos e como eu também moro em um subúrbio quente me identifiquei nas vivências, nas amizades, nas rotinas. Sem contar que a aAya é a maior Nerd, ai é que me identifiquei mesmo.


"Desde que quatro crianças inglesas descobriram a terra encantada de Nárnia, ninguém iniciava uma viagem fantástica num simples abrir de porta. E desde que Alice seguiu o coelho, ninguém enfrentou coisas tão extravagantes e assustadoras. Você não tem que ser criança para se render ao encanto de Gaiman em Coraline. Entre por essa porta e acredite no amor, na magia, e no poder do bem sobre o mal."

A Coraline eu já não sei, ainda não li, mas conheço Gaiman de outros Carnavais:

Pequeno flagrante do meu vizinho, adorei essa imagem, embora minha gordurinha esteja bem aparente.

Essa coisa de Alice e Nárnia juntos me seduziu definitivamente. Agora o trabalho/prazer é ler e descobrir se realmente Coraline vai enfrentar coisas tão assustadoras quanto Alice e adentrar em um mundo tão fabuloso quanto o de Nárnia.

#Sou viciada em blog.

9 comentários:

  1. Somos duas então. Não posso entrar em uma livraria e não comprar nada, é frustrante. A minha coleção de marcadores de página começou assim...eu praticamente morando nas livrarias... daí fazia amizade com o pessoal e eles me davam muitos marcadores de paginas. rs

    E se a livraria for livraria/cafeteria... pronto! Lascou! Aí que eu esqueço do mundo mesmo. E quando tem promoção... os livros que mais marcaram minha vida eu encontrei assim... perdidos na livraria, e custando apenas 5,00 reais. rs

    Os últimos agora que nós (eu e ele)compramos foi o Guerra dos Tronos... aqueles livros que viraram série agora... pois é... eu nem ia ler porque, sei lá, achava meio fast food... mas dái eles são tão grossos, e eu adoro livro grosso (eu adoro tudo grosso rs), daí eu comecei a ler, e cadê que eu consigo largar. rs

    Pois é... falei demais.

    BeijoZzz

    ResponderExcluir
  2. Pand, se vc num tivesse falado da gordurinha eu num tinha nem visto! aaaaaaaaaah! rsrs e relaxa que a minha tem mais rsrs

    "Daqui a um tempo eu vou ter que sair para os livros poderem entrar." minha mãe me fala a mesma coisa kkkkk e tem uns livros que nos conquistam só na descrição, comigo foi assim com "A menina que roubava livros"!

    Saudades de tu!!!!
    bjokitas com master carinho :)

    ResponderExcluir
  3. Meiroca eu também sou apaixonada por esse livro "A menina que roubava livros" é amor para a vida inteira, chorei, sorrir, gamei!

    ResponderExcluir
  4. Oi querida, então somos duas ou mais pessoas que adoram comprar livros.
    Beijos, ótima semana a vc.

    ResponderExcluir
  5. Os autores das obras que lhe agradeçam, pois acaba de incitar um novo leitor. -rs

    Adorei a postagem; abração.

    ResponderExcluir
  6. Que bom que vc voltou. Adoro seu jeito de falar tão bem de coisas corriqueiras. Eu sou louca alucinada por livros. Nunca fiz as contas, mas acho que tenho uma grande fortuna em livros. Adoro tudo neles. Do texto ao cheiro. Já percebeu a delicia do cheirinho de livro novo? Assemelha-se na minha mente à uma casa limpinha e aconchegante. O livro tem o poder de me transportar para um local mágico. Terminei agora pouco a biografia de JK. Havia momentos em que eu parava a leitura e imaginava o homem, o momento, o tempo. Não sei vc, mas depois que leio um livro, fico uns dias no clima dele, ainda envolvida. Se perguntarem onde mais gosto de estar, responderia que é onde estiver o livro.
    Beijokas

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde Pandora!
    Eu vim te agradecer pela visita e participação no mosaico, o tema era livre portanto valia qualquer coisa desde que com imagens suas.
    O próximo tema será receitinha, se não tiver nenhum post com receita, que tal se arriscar e fazer um? Beijos e até mais!

    ResponderExcluir
  8. Pandora, vc vai gostar de Coraline, é fantástico!

    ResponderExcluir
  9. Oi, Pandora, que bom tocar nesse assunto! Eu já estou verdadeiramente encurralado aqui por causa do acúmulo de livros. Já estou , inclusive, reivindicando colocar uma parte no guarda roupas já que não estou mais ligando muito para esse negócio de ter muita roupa. rsrs. abração. paz e bem.

    ResponderExcluir