Por esses dias a Cris do Cris Style® , cruzou com uma imagem de Pandora e lembrou de mim, achei isso tão fofo que não resisti a tentação de abrir uma postagem para essa imagem.
Pensei em escrever algo a respeito dessa história, afinal gosto desse mito. Quando o escolhi para me nomear nessa aventura da virtualidade lembreo que queria um nome diferente do meu, então procurei em minhas memórias por algo clássico, na busca pensei que se era para ser um nome clássico tinha que ser grego e se era para ser grego só podia ser PANDORA e assim foi, me juntei a multidão de pandoras que habitam a net e cáh estou sabe Deus até quando.
Pensei em escrever algo a respeito dessa história, afinal gosto desse mito. Quando o escolhi para me nomear nessa aventura da virtualidade lembreo que queria um nome diferente do meu, então procurei em minhas memórias por algo clássico, na busca pensei que se era para ser um nome clássico tinha que ser grego e se era para ser grego só podia ser PANDORA e assim foi, me juntei a multidão de pandoras que habitam a net e cáh estou sabe Deus até quando.
Só que, pensando em escrever algo sobre Pandora lembrei das palavras do Dilso lá do CRONUTOPIA no post onde nos conhecemos, acho que elas são mais que perfeitas para esse momento e essa imagem.
"A palavra PAN, em grego, significa tudo/todos/todas...; e DORA, também em grego, significa dons. O resultado dessa equação seria AQUELA QUE POSSUI TODOS OS DONS. A história encontra-se na obra do dramaturgo helênico Ésquilo em seu "Prometeu Acorrentado" (mas não vou contá-la aqui...) O importante é que o irmão desse deus acorrentado, Epimeteu (EPI, que quer dizer depois; e METIS, que pensa, ou seja o QUE PENSA DEPOIS) recebeu um presente dos deuses olimpianos... Conceberam uma mulher cuja essência recebeu um dom de cada um deles, sendo que Hermes/Mercúrio lhe doara algo próximo a curiosidade, daí a explicação de ela ter aberto a caixa que recebeu seu nome, pois foi criada e trazida junto com ela ao mundo dos homens. Isso foi um martírio tanto para Prometeu (PRO, que quer dizer ANTES; METIS, que pensa= O QUE PENSA ANTES) e para seu irmão Epimeteu, que ingenuamente recebera e se apaixonara pelo estratégico presente dos deuses."
_______________
P.S. [1]: Valeu Cris \o/ Obrigada pela lembrança!
P.S. [2]: Dilso, espero que vc não se incomode de eu ter usado seu comentário no post \o/
P.S. [3]: E sim, eu adoraria parecer com essa Pandora, sou tão sem sál nem pimenta... Aaaahhhh.... Todos os dons já é demais, mas bem que queria ter alguns dos dons da Pandora, especialmente os ofertados por Afrodite.
"Sem sal e sem pimenta"?! Muito engraçado.rs
ResponderExcluirEu sou seu molho.rs
E a Pandora tinha um dom bem especial: o de nos trazer problemas, pois graças à sua curiosidade, sofremos tanto!
Bom domingo!
Legal isso!
ResponderExcluirDama de cinzas eu retirei da idéia da Fênix, que renasce das cinzas. Foi algo tão imediato quando quis criar o nick que parece que já estava escrito pra ser assim... rs
Beijocas
Hehehe...podes até não ter todos os dons, mas o da palavra te é perfeito. Escreves muito bem. Querida, recebi seu email sim e assim que marcar o dia da minha ida pra Recife, te aviso, viu? O Paço Alfandega ta ótimo! Bjkas
ResponderExcluirSenhor Verden o Senhor é uma figura, eu ri com seu comentário viu rsrs!
ResponderExcluirAdorei a imagem e amei a historinha! Eu nem poderia imaginar o significado! Muito bom!
ResponderExcluirSuper beijos e um domingo maravilhoso pra vc! =))
Nossa, fiquei envaidecido com o uso de minha leitura sobre a Pandora, apesar de ter escrito tão rapidamente que nem havia percebido os erros na minha própria dissertaçãozinha... Estou estupefato... Adorei a ideia que leva em seu nome... Mas o primeiro a comentar esse post levou ao pé da letra o que quis dizer, não o censuro, pois a vida é assim mesmo, ela está cheia de críticos de fundo de quintal.
ResponderExcluirLindo querida!!!!
Dilso, uma vez mais obrigada, sempre que vc comenta o faz com propriedade. E o Senhor Verden, ele é um fofo assim mesmo, levando as coisas ao pé da letra!
ResponderExcluirrsrs quem não queria os dons de afrodite?? sera que ainda distribui?
ResponderExcluirQuanto a festa, ja sou a quebra galho oficial da familia...vai fazer festa? pergunta pra marcia...
Afinal, prof faz tudo mesmo!
bjs e bom domingo!
E quem não queria parecer com uma Pancora dessas? rs. E se não tiver sal e não tiver pimenta, mas tiver mel tá bom demais... o então açucar...rs. Vou dar mais uma espiadinha no seu blog agora... abrir a sua caixa de Pandora, beijos!
ResponderExcluirPandora querida, um amor como aquele que vc enxergou em meu poema também é tudo o que sonho acordada e dormindo e não o que tenho hoje na minha vida, infelizmente! Pintei com palavras no poema o que desejo, quem sabe assim , meu desejo não se realiza um dia? Obrigada por teus gentis comentários...por teu carinho, gostei demais daqui, um beijo para vc , até!
ResponderExcluirPandora,
ResponderExcluirVocê tem imensas surpresas, uma mais bonita que a outra! Isso sempre nos encanta!
Girassóis nos seus dias.
Beijos
Dilso,
ResponderExcluirEu falei sobre a Pandora da mitologia brincando. Não precisava ser tão grosseiro e deselegante.
Dane-se!
Me desculpe, Pandora, mas o crítico de fundo de quintal, teve q se defender!
Senhor Verden não se estresse o Dilso também não falou por mal.
ResponderExcluirTudo a ver com você minha linda, adorei! Bjo!
ResponderExcluirPandora, eu quis dizer, eu sou sem molho, não eu sou seu molho, ok?
ResponderExcluirAbraços
Eu que agradeço pela lembrança Cris!
ResponderExcluirO Sr Verden é um dos ranzinzas mais adoraveis que já encontrei pela vida, mas ainda assim é um ranzinza!
E essa questão do molho, fiquei até aliviada dele ter corrigido, imagine se a LL ver um negocio desse?