domingo, 24 de abril de 2011

Palavra de professor.

Como os textos se avolumam sobre minha mesa, reservei o feriadão para ficar em casa de frente para o computador organizando a vida, lendo, fichando e digitando...  De maneira que cá estou eu em pleno sábado a noite curtindo a companhia do Profº Rogério Fernandes, um português, professor da Universidade de Lisboa, que morreu de ataque cardíaco no ano passado com 78 anos.

O fato que ele foi um pioneiro na área de pesquisa em História da Educação não garantiu a ele destaque no Jornal Nacional nem derivativos no Brasil, em Portugal eu já não sei... O que sei que ele é velho conhecido meu e que me deu um trabalhão trazer para minha estante "Os caminhos do ABC."


Mas, não é esse livro que me fez abrir esse post, embora esse livro seja um clássico, leitura recomendada para qualquer pessoa que queira começar a entender o que é educação em Portugal e em todos os lugares que fizeram parte daquele imenso Império que foi o Português, tão grande e rico que um certo historiador francês disse que o século XVI foi o século Ibérico da mesma forma que o século XX foi o século americano.

Voltando ao assunto... estive lendo essa noite o artigo "Da palmatória à Internet: uma revisitação da profissão docente", ele escreveu esse artigo para o número 11 da Revista Brasileira de História da Educação, está disponível inclusive para download aqui, nele se reflecte, como o titulo sugere, sobre os diversos métodos didaticos já utilizados nas salas de aula de Portugal, é, junto com todos os livros e pesquisas que este professor construiu, uma herança para cada um de nós, afinal quer história mais imbricada com a portuguesa que a nossa???

E sim, em meio as reflexões sobre as praticas educativas ele também fala sobre a Internet e os blogs  algo que realmente é palavra de professor que vale a pena não só escutar como gravar na memoria para tentar aprender a administrar cada dia melhor essa louca experiência que é a vida virtual.

Nos diz ele:

"Graças ao ciberespaço e ao universo cognitivo da Internet, professores e alunos, graças a esse aparelho, poderão investigar os temas que lhes interessam, obtendo informações rápidas. Serão elas fiáveis? Além disso, graças a existência de blogs emanados de comunicadores entusiastas, o computador, mediante o acesso à Internet, permite alargar a comunicação. Todos sabemos, contudo, que nem sempre a comunicação via Internet se inscreve em propósitos transparentes, podendo, ao invés, servir para enredar numa teia prejudicial aqueles que se deixam envolver por falta de advertência."
(Rogério Fernandes_2006)

Ah, quase esqueci: Feliz Páscoa!

Imagem daqui!
 

8 comentários:

  1. Pandora

    Minha querida vim aqui para lhe dar um abraço bem apertado e veja quew delícia encontrei, como sempre, um post falando sobre a Palavra do Professor e o que mais atentei é que Internet e os blogs realmente podem agilizar e as pesquisas e dando informações e aumentando o nosso conhecimento. O que temos que ter cuidado é no inverso prejudicial.

    Sempre aprendo mais estando aqui. Obrigado

    Beijos minha amiga e uma feliz páscoa.

    ResponderExcluir
  2. Voltei para dizer o amsi importante. Poxa falei tanto e esqueci de dizer que amei o novo layout.Feraidão foi muito proveitoso.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Bom Domingo de Páscoa!
    Não conhecia esse professor!
    bjs
    Jussara

    ResponderExcluir
  4. Feliz Páscoa e obrigada pela visita.
    Todo dia deveria ser um pouco Páscoa. Com certeza tudo seria melhor e mais justo.

    ResponderExcluir
  5. Oi Pandora!

    É sempre necessário (e aliás, fundamental) ter o equilíbrio em tudo o que fazemos. O que nem sempre é tarefa fácil... A gente acaba se deixando levar, se envolvendo com as coisas, deixando o discernimento de lado. Muito boa a dica do livro e as palavras do Prof. Rogério Fernandes.

    Beijos

    Carla

    ResponderExcluir
  6. Pessoalmente eu acho a internet uma arma perigosa no sentido da educação e pesquisa, vide a quantidade de textos que a gente recebe toda hora sempre dos mesmos autores, Marta Medeiros, Veríssimo, Fernando Pessoa, Sheakespeare...
    Concordo com o professor!!
    Boa páscoa!!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  7. Menina, o que tinha dentro desse cordeirinho???? Devia ser gostoso não????

    Feliz Páscoa pra vc e que o Ressuscitado nos anime a transformar o mundo a nossa volta.

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Pandora, tenho orgulho de ser sua amiga sabia? Você é de uma sutileza e ao mesmo tempo tão esperta! Muito oportuno teu post. Bjo

    ResponderExcluir