Como os textos se avolumam sobre minha mesa, reservei o feriadão para ficar em casa de frente para o computador organizando a vida, lendo, fichando e digitando... De maneira que cá estou eu em pleno sábado a noite curtindo a companhia do Profº Rogério Fernandes, um português, professor da Universidade de Lisboa, que morreu de ataque cardíaco no ano passado com 78 anos.
O fato que ele foi um pioneiro na área de pesquisa em História da Educação não garantiu a ele destaque no Jornal Nacional nem derivativos no Brasil, em Portugal eu já não sei... O que sei que ele é velho conhecido meu e que me deu um trabalhão trazer para minha estante "Os caminhos do ABC."
Mas, não é esse livro que me fez abrir esse post, embora esse livro seja um clássico, leitura recomendada para qualquer pessoa que queira começar a entender o que é educação em Portugal e em todos os lugares que fizeram parte daquele imenso Império que foi o Português, tão grande e rico que um certo historiador francês disse que o século XVI foi o século Ibérico da mesma forma que o século XX foi o século americano.
Voltando ao assunto... estive lendo essa noite o artigo "Da palmatória à Internet: uma revisitação da profissão docente", ele escreveu esse artigo para o número 11 da Revista Brasileira de História da Educação, está disponível inclusive para download aqui, nele se reflecte, como o titulo sugere, sobre os diversos métodos didaticos já utilizados nas salas de aula de Portugal, é, junto com todos os livros e pesquisas que este professor construiu, uma herança para cada um de nós, afinal quer história mais imbricada com a portuguesa que a nossa???
E sim, em meio as reflexões sobre as praticas educativas ele também fala sobre a Internet e os blogs algo que realmente é palavra de professor que vale a pena não só escutar como gravar na memoria para tentar aprender a administrar cada dia melhor essa louca experiência que é a vida virtual.
Nos diz ele:
Nos diz ele:
"Graças ao ciberespaço e ao universo cognitivo da Internet, professores e alunos, graças a esse aparelho, poderão investigar os temas que lhes interessam, obtendo informações rápidas. Serão elas fiáveis? Além disso, graças a existência de blogs emanados de comunicadores entusiastas, o computador, mediante o acesso à Internet, permite alargar a comunicação. Todos sabemos, contudo, que nem sempre a comunicação via Internet se inscreve em propósitos transparentes, podendo, ao invés, servir para enredar numa teia prejudicial aqueles que se deixam envolver por falta de advertência."
Pandora
ResponderExcluirMinha querida vim aqui para lhe dar um abraço bem apertado e veja quew delícia encontrei, como sempre, um post falando sobre a Palavra do Professor e o que mais atentei é que Internet e os blogs realmente podem agilizar e as pesquisas e dando informações e aumentando o nosso conhecimento. O que temos que ter cuidado é no inverso prejudicial.
Sempre aprendo mais estando aqui. Obrigado
Beijos minha amiga e uma feliz páscoa.
Voltei para dizer o amsi importante. Poxa falei tanto e esqueci de dizer que amei o novo layout.Feraidão foi muito proveitoso.
ResponderExcluirBeijos
Bom Domingo de Páscoa!
ResponderExcluirNão conhecia esse professor!
bjs
Jussara
Feliz Páscoa e obrigada pela visita.
ResponderExcluirTodo dia deveria ser um pouco Páscoa. Com certeza tudo seria melhor e mais justo.
Oi Pandora!
ResponderExcluirÉ sempre necessário (e aliás, fundamental) ter o equilíbrio em tudo o que fazemos. O que nem sempre é tarefa fácil... A gente acaba se deixando levar, se envolvendo com as coisas, deixando o discernimento de lado. Muito boa a dica do livro e as palavras do Prof. Rogério Fernandes.
Beijos
Carla
Pessoalmente eu acho a internet uma arma perigosa no sentido da educação e pesquisa, vide a quantidade de textos que a gente recebe toda hora sempre dos mesmos autores, Marta Medeiros, Veríssimo, Fernando Pessoa, Sheakespeare...
ResponderExcluirConcordo com o professor!!
Boa páscoa!!
Beijos!!
Menina, o que tinha dentro desse cordeirinho???? Devia ser gostoso não????
ResponderExcluirFeliz Páscoa pra vc e que o Ressuscitado nos anime a transformar o mundo a nossa volta.
Beijos
Pandora, tenho orgulho de ser sua amiga sabia? Você é de uma sutileza e ao mesmo tempo tão esperta! Muito oportuno teu post. Bjo
ResponderExcluir