segunda-feira, 14 de março de 2011

Noite na Taverna e as experiencias com a virtualidade.

Andando essa semana pelos corredores de uma dessas lojas enormes que vendem de tudo, mergulhada até o pescoço na busca de uma amiga pelos melhores preços me vi diante desse livro que dá nome ao post: Noite na Taverna de Álvares de Azevedo.

Álvares de Azevedo é um velho conhecido meu, conheci ele entre as estantes da biblioteca da minha escola através de uma edição velha e surrada de Noite na Taverna e Macário.

Noite na Taverna fala da conversa de uns amigos altamente alcoolizados em um bar em meio a cachaçada eles começam a contar suas histórias e que Deus tenha misericordia de nós pq uma é mais macabra que a outra... Lembro que eu li esse livro de olhas arregalados o tempo todo. É delicioso, adorei \o/.

Ah, Macário é uma peça que o Álvares estava escrevendo pouco antes de morrer de tuberculose, não deu tempo dele concluir, mas ainda assim, parar a vida e ler Macário é uma boa pedida em qualquer tempo \o/

Mas, não é bem dos livros ou minhas impressões adolescentes sobre eles que eu estou afim de falar.

O que achei interessante e deu vontade de postar é que quando peguei no livro, lembrei automaticamente do Senhor Verden do Delirios e Surtos de Roderick Verden. Fiquei folheando o livro e lembrando do blog, dos posts sobre o Allan Poe, das imagens de filmes de terror clássicos e claro das musicas de Pink Floyd. É, eu ri lembrando disso e sim, enfrentei a fila e trouxe o livro pra casa \o/

Não me canso de constatar o quanto essas relações mantidas através do computador se imbricam na vida concreta que construimos com nossos corpos, como a vida que construimos nos corredores  insólidos da net se misturam a vida que construimos em nossas cidades feitas de pedra, cal e caus. 

Acho fabuloso como os amigos virtuais se tornam concretos, como a medida que nós levamos a virtualidade a serio ela começa também a nos levar a serio e essas novas experiências nos modificam, incluem novos sentidos, nos fazem ouvir e ver as coisas de uma forma diferente.

As vezes me pergunto se os meus queridos amigos virtuais, cujos blogs, orkuts, perfis yahoodianos e caixa de e-mail frequento seriam amigos se em vez de encontra-los no mundo onde as pessoas são feitas de bits e bytes eu as tivesse encontrado no mundo onde as pessoas são feitas de carne e sangue. 

Possivelmente metade dos meus queridos amigos/colegas/companheiros de virtualidade seriam apenas sombras que passam, desconhecidos que se cruzam e permanecem desconhecidos... Lamentável!

Mas, a parte as suposições, ainda bem que existe a net e que dentro dessa grande maquina que nunca se desliga podemos encontrar pessoas diferentes, conversar, viver novas experiências e vez em quando, ou vez em sempre, cresce no processo de descobrir reflexos de universos particulares presos ou libertos em blogs e derivativos. Magnífico!

9 comentários:

  1. Oi Pandora, sorry a ignorância, mas não conheço o livro, q deve ser ótimo.

    Interessante vc ter se lembrado de mim. Uma navegante chegou até a dizer q meu blog é tipo um castelo assombrado(rs); disse q sentiu até um pouco de receio de visitá-lo(rs).
    Takvez ele seja o blog mais samba do criolo doido da blogosfera.

    Obrigado pela consideração.

    Tudo de bom pra vc!

    ResponderExcluir
  2. Acho realmente que não encontraríamos esses amigos virtuais se passassem pela gente na rua... rs

    Sabe o bom dos blogs? É que aqui conhecemos primeiro o que a pessoa pensa para depois conhecer como ela é fisicamente e tal... É exatamente o caminho inverso do nosso cotidiano, que todas as aparência vem primeiro e depois vem o que a pessoa pensa... Bom assunto para um post, me deu vontade de escrever a respeito... eheheh

    Beijocas

    ResponderExcluir
  3. Bom dia,Pandora!!

    Ah!!Que delicia encontrar um bom livro!!Gosto do Álvares de Azevedo, adoro Edgar Allan Poe, ele é surpreendente!!Terminei a pouco, um livro de contos dele!!É arrepiante!!
    Também me sinto feliz com os amigos virtuais,é tão bom trocar idéias!!
    E vamos "conhecendo", alguns com quem temos bastante sintonia!!Eu adoro!!
    Confesso que no "real", estava me sentindo um pouco só...fora meu marido, que é um excelente ouvinte e adora conversar comigo, não conheço mais ninguém que aprecie o mundo da leitura!!Pareço um et!!
    Beijos querida!!
    Amei o post!!

    ResponderExcluir
  4. Passando por aqui, querida, beijo, beijo!
    She

    ResponderExcluir
  5. Alguns chegam pra ficar mesmo. Você com certeza é um deles. Ainda ontem o David do "Era uma vez..." me ligou e parecia que nos conheciamos a muitos anos. Bjo querida, vê se aparece!

    ResponderExcluir
  6. Gostei do post, realmente nossa vida real e virtual acabam se misturando, interessante que essa noite eu sonhei com uma menina que tem um blog que eu sigo, eu nunca vi ela pessoalmente e achei interessante eu sonhar com ela.

    ResponderExcluir
  7. Aí... eu odeio Poe. Já leu Os Doze Contos Peregrinos do Gabriel Garcia Marquez? Tá certo que o Poe é mais macabro... mas os 12 contos não deixam a desejar pra quem é nerd e gosta de espadas que matam pessoas... e Blade... e Poe... e tudoooo. Você sabia que tem estupro na Blade? E você disse que era bom, que eu podia ler. Rum!

    Vai ficar sem beijoZzz.

    ResponderExcluir
  8. Jaci,
    adorei o post e concordo com a Dama, primeiro conhecemos o que a pessoa pensa e depois a surpresa de conhecer pessoalmente.
    bjs
    Jussara

    ResponderExcluir
  9. Sabe Pandora, tenho algumas amizades virtuais que para mim são absolutamente reais, tal é a entrega, a dedicação, o carinho, as confidências ... muitas vezes as pessoas se abrem mais facilmente com os amigos virtuais do que os de carne e osso.
    A Net é ótima por nos ter trazido isso, por aproximar pessoas de todas as partes do mundo e permitir-nos aprender com experiências diferentes sempre mais e mais.
    Beijo pra você.
    Angel.

    ResponderExcluir