quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Queima não pastor, da esse Alcorão para mim!!!

Qual não foi minha surpresa quando a meia hora atrás vi no noticiário que tem um pastor dizendo que vai queimar o Alcorão... Não acreditei... Como alguém pode ter coragem de queimar um dos livros mais importantes, mais lindos, mais líricos escritos até hoje pelos homens????? 

"Queima não pastor!!! Dá esse Alcorão pra mim, eu guardo pra você!!!"

Falando sério, eu já estava pensando há algum tempo em escrever algo a respeito do Alcorão, mas eu estava com vontade de escrever sobre ele por causa de Simbad, que é um dos meus personagens favoritos, eu li muito  uma edição das "As aventuras de Simbad" entre os 9 e os 12 anos e ultimamente estava com saudades desse livro, aliás ainda estou com saudades, pq usei tanto que estraguei o coitado, mainha jogou fora junto com meu Ivanhoé, uma crueldade sem tamanho! Simbad e Ivanhoé foram meus heróis de fim de infância... era louca pelos dois, queria casar com Ivanhoé e ser Simbad, esse adorador de Alá  marcou fundo, acho que é por causa dele que adoro viajar.

 Essa não é a capa do livro que li, mas serve de ilustração!

Voltando ao assunto: Fala sério!!! Queimar um Alcorão já seria um pecado gravíssimo, imagina queimar um monte??? Pocha vida!!! Isso é loucura, é ignorância, não tem nome.

Antes de queimar, censurar, destruir é preciso entender que esse livro tem um papel essencial em grande parte de diversos acontecimentos em todo o mundo, no Oriente Médio tantos  os grandes chefes de estado  que tem a cabeça no lugar, como os Reis da Arábia Saudita e do Marrocos,  quanto os  mais agitadinhos  do juízo lançam mão dele para justificarem suas atitudes. Esse livro, hoje, é reverenciado como sagrado por um sexto de toda a raça humana como um milagre, como sabedoria máxima, como verdade absoluta e só isso já seria argumento suficiente para fazer qualquer um de nós pobres mortais que jamais escreveremos algo tão alto, tão nobre e tão... tão... morrer-mos de vontade de ler as 114 suras (capítulos) que formam o livro...


MAS, não é só isso!!!

O livro todo na verdade é um grande (na verdade imensoooo) poema!!! É a maior expressão da poesia árabe, uma pérola, um sobrevivente de um mundo que não se comunicava através da escrita, de um mundo onde as pessoas gravavam suas crenças em versos que eram recitados e repetidos de pai para filho, ele foi escrito em pedra, em madeira, em peles de cabras, omoplatas de camelos, folhas de tamareira, pergaminhos, até chegar por fim ao papel, sobreviveu a séculos e séculos e chega até hoje... O livro é poético!!! É muito absurdo tratar uma obra prima da humanidade com tamanho desrespeito...


Alguém que tem coragem de jogar poesia na fogueira... bem não devo julgar!!! Se existem lideres que fazem mal uso do texto sagrado isso realmente não é culpa do livro, muitos cristãos usaram o texto da Bíblia como argumento para roubar, torturar e matar milhares de pessoas ao longo da história e isso não torna a Bíblia um livro ruim ou capaz de orientar mal uma pessoa, pelo contrario a beleza dos Cânticos de Salomão continuam encantando gerações (minhas alunas que o digam), os Provérbios continuam sendo um guia pratico para viver bem e o Pentateuco, os Livros Históricos e etc.. uma fonte valiosa para entender o Mundo Antigo!

E eu me arrepio toda toda vez que leio:

"Recita em nome do teu Senhor que criou,
Criou o homem de sangue coagulado.
Recita. E teu Senhor é o mais generoso,
Que ensinou com a pena,
Ensinou ao homem o que não sabia."


Esses são os primeiros versículos do Alcorão e eu me arrepio pq sinto o peso dessas palavras, o peso de uma crença que atravessa o tempo, que move homens e mulheres, que cria pesadelos e sonhos, essas palavras tem força e merecem ser estudas e protegidas para que outras pessoas as estudem, as persigam e não queimadas em uma fogueira... o fogo não tem subjetividade suficiente para entender poesia, amor, morte, dor, sonhos, medo e tristezas... nós temos...

Ah, para os que acham que o livro sagrado do Islamismo ensina a intolerância, não é bem assim que as coisas são não viu.



"A boa ação e a má ação não são iguais. Repele o mal da melhor maneira, e verás aquele que era teu inimigo agir como se fosse teu amigo leal." 
(Surra 41:34)

Ele ensina generosidade:

"Nos vossos bens, que haja sempre um quinhão para o pobre e o deserdado" 
(Surra 51:18)

"E aqueles que vencem a própria avareza, são eles os vitoriosos." 
(Surra 59:09)

Ele ensina de um Deus justo:

"Naquele dia, os homens comparecerão, debandados, para ver suas obras:
Quem tiver feito um bem do tamanho de uma formiga, o verá. 
E quem tiver feito um mal do tamanho de uma formiga, o verá."
(Surra 99: 8)

Ele ensina de um Deus misericordioso:

"Quem dentre vós cometer um mal por desconhecimento e se arrepender e conciliar, Deus é clemente e misericordioso."
(Surra 6: 54)

Ah, toda essa paixonite pelo livro, eu nem tenho uma edição, no máximo uma edição baixada da net, que tristeza!!! Também não sou muçulmana, nem pretendo vim a ser, minha ideia de paraíso não é um lugar onde  há para cada homem sete virgens, se para cada mulher houvesse sete negros lindos eu podia pensar em uma possível conversão... e ouvir dizer que o pastor desistiu de seu projeto, não sei, sou péssima em acompanhar a mídia televisiva... Mas, amei falar do Alcorão... e me sinto devendo menos uma a mim mesma.. agora só falta falar de Ivanhoé e da Idade Média de Walter Scott.

Por fim, deixo ao pastor uma mensagem:

"Pastor, já que o senhor vai queimar tudo mesmo, o senhor não podia me doar um... só um?"

4 comentários:

  1. Humm, sete negros ein??? kkkkkk

    Concordo com vc: Obras de arte, livros ou qualquer obra humana que exprima a cultura devem ser respeitados e preservados.

    Nunca pensei em dar uma olhada no Alcorão. Acho que vou baixar um pra mim rsrs

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Essa mania que os evangélicos tem de se meter em áreas que não lhes dizem respeito é algo que me irrita bastante!

    Beijocas

    ResponderExcluir
  3. Falta de respeito e amor ao próximo.

    Ele se acha o dono da verdade, é isso.

    Bjao

    ResponderExcluir