quinta-feira, 20 de julho de 2023

A História pertence a todos nós [Citação 014]

“A história pertence a todos nós. Sempre que você fala sobre algo que lhe aconteceu, seus amigos, sua comunidade ou seu país, você está relatando a história através de eventos que ocorreram no passado. A história pode cobrir a política, economia, estilos de vida, crenças, trabalhos de literatura ou arte, cidade ou áreas rurais, incidentes dos quais você se lembra, histórias que os mais velhos lhes contaram, ou temas sobre os quais você apenas pode ler. Falando amplamente, tudo que já aconteceu até o momento em que você lê estas linhas é história, ou o estudo do passado.” (In: GOLDSCHMIDT JR, Arthur; AL-MARASHI; tradução Caesar Souza. Uma história concisa do Oriente Médio. 1ª ed. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2021.)

_____________________________________________________

Estou prestes a completar 10 ANOS atuando profissionalmente, de forma oficialmente reconhecida, como Professora de História. Continuo achando maravilhosa a jornada de descoberta dos caminhos da Humanidade através do Tempo. Continuo achando maravilhosa a possibilidade de construir memórias sobre situações e momentos dos quais não participei, mas herdei consequências.

O passado é uma terra estrangeira maravilhosa e cruel, paradoxal em sua forma de está cada vez mais distante e ao mesmo tempo tão próximo, tão ausente quanto presente. Concordo muito com a Katja Petrowskaja quando ela disse em "Talvez Esther" que o passado "vive como quer, só não consegue morrer". Sendo assim nos cabe estudar esse passado, construir conhecimento sobre ele, transforma-lo em algo como História.


Por esses dias estive lendo, graça a ajuda inestimável de uma amiga, o livro "Uma história concisa do Oriente Médio" escrito pelos professores Arthur Goldschmidt Júnior e Ibrahim Al-Marashi. Nele encontrei, já na introdução, a reflexão que da inicio a esse texto. A história pertence a todos nós, nós somos seus sujeitos, seus herdeiros, seus construtores.

Não sei se haverá bolo e vela quando finalmente fevereiro de 2024 chegar para que eu celebre minha primeira década de Ensino Profissional de História, mas desde já desejo que meus estudantes possam se interessar e se encantar pela ideia de construir memórias sobre o passado e ter a posse da História de suas vidas.


3 comentários:

  1. Olá, Jaci,

    Parabéns pelos quase 10 anos de atuação como professora de história, matéria que cada dia mais eu julgo fundamental. Sim, de fato a história pertence a todos nós, embora sempre tenha havido grupos que se apossaram dela, na tentativa de alterá-la. Sonho com o dia em que as histórias verdadeiras, de cada povo, possam ser conhecida e serenamente assimiladas, para que o mundo alcance, enfim, outro estágio.

    Beijo e bom fim de semana

    ResponderExcluir
  2. Oie!
    10 anos! Que felicidade, parabéns!!!!!!!!!!!!!
    Tenho certeza que serão muitas conquistas como docente!
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. a oralidade, quantos povos perpetuaram a sua cultura pela oralidade. parabéns pelos 10 anos de seu trabalho. admirável. fiquei curiosa pelo livro. beijos, pedrita

    ResponderExcluir