segunda-feira, 6 de março de 2023

Um episódio no 6º Ano: Qual a origem da Humanidade?

"Qual a origem da Humanidade?" é uma pergunta inevitável quando estamos dando aula de História para os 6º Anos. Essa é uma questão que sempre rende panos para mangas, mobiliza os estudantes, gera desconfortos e a resposta padrão é: "Deus criou professora!". Porém, no entanto, todavia, em 2022 um dos meus estudantes me surpreendeu com uma resposta diferente de todas que eu já tinha ouvido na ultima década de docência.

Sim! Um dos meus estudantes me premiou com: "A evolução das espécies professora. O ser humano evoluiu de um macaco.". Eu fiquei tão surpresa que na mesma hora respondi com o padrão: "Macaco não, foi um primata primitivo..." e na mesma hora parei, voltei e "Como J*******? Fale mais a respeito!" e ele falou!

Isso foi sexta e até agora estou absurdada como meu estudante do 6º ano me banhou em ciência. Que experiência MARAVILHOSA! Começamos a falar sobre como a Terra se formou após o Big Bang, sobre como surgiram os animais vertebrados, a criança prontamente fez um desenho mostrando como os animais vertebrados evoluíram de um peixe. Avançamos em uma conversa que envolveu os outros estudantes falando de dinossauros e a gente conversou sobre como eles foram extintos.... Entendam, a criança citou DATAS e EVENTOS com exatidão cientifica.

Nossa! Que momento! Fugimos um pouco do roteiro previsto para a aula? Talvez! Afinal, História é uma ciência que se dedica as experiências humanas, como dinossauros não conviveram com seres humanos não fazem parte da nossa área de analise, mas foi um momento muito legal de ensino e aprendizagem e dialogo. Espero viver muitos momentos mais nesse estilo.

E sim, além dos peixes e dinossauros, falamos também sobre a evolução das Baleias. Esses mamíferos marinhos incríveis que em seu caminho evolutivo saíram da terra e voltaram para o mar. E sim, também ganhei um desenho do caminho evolutivo das baleias.

3 comentários:

  1. sempre passamos por esses questionamentos. até hj lembro de alguns desses momentos na infância. muito bacana a sua experiência. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  2. Siempre hay una respuesta distinta,siempre la vida nos sorprende cuando no esperamos.Me ha encantado descubrir tu blog,Te dejo un abrazo fraterno!

    ResponderExcluir
  3. Você conseguiu transmitir com as palavras o seu "absurdada"! Envolvente ler esse relato e ler nas entrelinhas que as crianças estão ativas e ávidas por aprender!
    Beijo
    ana paula

    ResponderExcluir