sábado, 25 de fevereiro de 2023

Super Show #9 do Super Junior em São Paulo


Fevereiro tem sido um mês muito longo, tantas coisas aconteceram que me  pergunto como pode haver tantas. O ano letivo começou e peguei seis 6º Anos, fiquei bastante feliz com isso, espero sinceramente, com a força do meu 20º ano de trabalho como professora, fazer um bom trabalho com eles. Peguei também os três 9º Anos da escola e o 8° E, estou sentindo coisas com eles, mas é a vida né. Deus Proverá! Passei a semana de Carnaval entre livro e Lion com minha família em Iguarassu e, o mais legal do mês: voei para São Paulo com o objetivo de conhecer a Luci, amiga de longa data, e vê pessoalmente minha boyband de kpop favorita, Super Junior, em um Super Show.

Fazia um bom tempo que eu não voava para lugar algum nem fazia algo há muito tempo desejado, então os dias, horas, minutos antecedentes ao Super Show foram bastante tensos. Asma, torcicolo, angustia, sensação de "não vai dá certo", tudo isso aconteceu. Foi um pouquinho aflitivo, confesso só ter me sentido em paz no momento no qual me vi sentadinha no avião prestes a decolar. Foi quando senti: o "está acontecendo!".


Gostar de kpop tem na minha vida algo de "minha adolescência tardia", uma descoberta tardia de um prazer lúdico sem fins didáticos. Tem muitas camadas de política, economia, capitalismo e tudo o mais no kpop, mas não me proponho a viver essa experiência dessa forma. Eu surfo nessa onda azul safira perolada do Super Junior só pelo prazer do ato de surfar. É um delírio, uma aventura, uma catarse.


Nunca pensei que seria capaz de gritar tanto em um show. Tive muito medo de me sentir deslocada, meio fora de prumo, mas que nada! Sou o tipo de fã desesperada que grita muito, pula desvairadamente, canta junto em plenos pulmões, da risada e chora vermelha como um tomate. Se alguém me chamar de fã histérica serei obrigada a responder: "Com muito orgulho! Tanto quando um torcedor em dia de jogo!" É uma catarse! Foi uma catarse! Só de pensar me sinto em estado de graça! Só quem vive um prazer de ser uma dessas mãozinhas levantadas sabe o quanto é maravilhoso ter algo pelo que levantar as mãos e gritar entusiasmaticamente.


Vivi a experiência do Super Show de ponta a ponta como não pensei ser possível viver. Até mesmo aproveite para esperar o desembarque deles em Guarulhos. Aproveitei que o vôo da minha amiga Luci, cuja tia me deu hospedagem, ia chegar cerca de três horas depois do meu, e fui esperar os membros do Super Junior desembarcar. Que Delírio! Eles são lindíssimos pessoalmente e também simpáticos! Serei eternamente grata a Rafaela, que me convidou a esperar com ela, por esse momento único de delírio, risadas e choro livre!


A ida ao Super Show também me proporcionou vários encontros marcantes. Primeiramente, a Luci é minha amiga de longa data, compartilhamos histórias de vida, de livros, a paixão imensa pela Série Irmandade da Adaga Negra e muitas coisas mais. Por derradeiro foi ela a responsável por me apresentar o Super Junior e me trazer para o lado KPOP da força. Encontrar ela pessoalmente foi uma das maiores emoções da vida adulta, andar com ela pelas ruas conversando, dando risada, comprando, não comprando, vivendo foi a realização de um sonho. E sim, ainda teve a Tia da Luci que nos ofereceu abrigo e ternura e exemplo de vida.



Outra pessoa com a qual encontrei e fui muito feliz no encontro foi a Dandara! Meu Deus do Céu! Que pessoa mais linda! Uma boneca! Que preciosidade nesse mundo cheio de agruras! Espero que possamos nos encontrar mais vezes por aqui e por ali. Longa vida a nossa amizade!



Houveram outros encontros na fila do show e foram momentos de muita felicidade e ternuna. Encontros reais com pessoas que fazem parte da vida cotidiana nas redes sociais, no inbox e no coração, com quem troco ideias, surtos, sucessos, aflições em papos cortados durante o dia, confissões durante a noite. Todavia, levando em conta o quanto kpopers são pessoas melindradas quanto a suas imagens circulando na internet não vou colocar aqui mais fotos, mas fica o registro.

Estou cheia de cabelos brancos, mas nunca vivi tantas experiências do mundo dos adolescentes. Isso não significa que me tornei uma pessoa totalmente leve. Ainda sou muito tensa, Sergio Campelo em Maiúsculo ainda faz muito sentido para mim, "vivem dentro de mim esses bichos/ são o pai e a mãe dos meus lixos/ e às vezes me levam de mal a pior", mas agora sei viver catarses felizes e é maravilhoso!


No dia após o Show a Tia da Luci nos levou para conhecer o bairro do Brás e depois ainda fomos a Liberdade comprar guloseimas japonesas e comer em um restaurante chinês.




São Paulo continua uma cidade de ar poluído, neurótica, muito aporofobica, perigosamente xenofóbica onde os trabalhadores precisam tomar um chá de consciência de classe, mas também oferece uma das maiores experiências multiculturais da vida.


Onde mais se pode comprar roupa a uma mulher mulçumana brasileira de origem libanesa, comprar doces japoneses e jantar em um restaurante chinês um dia depois de está em um show de kpop com pessoas de todos os lugares do Brasil e alguns outros países da América Latina?


É sempre uma experiência muito intensa ir a São Paulo. E sim, o Aeroporto de Guarulhos melhorou muito, mas continua terrível se comparado ao Aeroporto Internacional dos Guararapes.


Passei poucos dias em São Paulo, fui numa quarta e no sábado já estava em casa sendo recebida pelo meu cacto, meus livros e uma palma de bananas bem madurinhas que eu tinha comprado super verdes na quarta antes de começar a viagem, no entanto voltei parecendo ter vivido anos dentro desses dias. 


Voltei para casa cansada e com a sensação de ter zerado muitas coisas na minha vida. Quando olhei o céu durante o entardecer me senti completa, grata, com a sensação de ter zerado muitas contas em minha vida e aberta a um novo arco narrativo mais ou menos pronta para voltar a ousar ter objetivos, desejos e sonhos.

2 comentários:

  1. Ai que delícia toda essa catarse! Essa adolescência misturada com vida adulta, os encontros, as emoções.
    Eu sou zerada nesse mundo de kpop, qualquer dia vou ouvir alguma coisa!
    E sobre Sampa, é tão isso...
    Beijo e bom ano letivo na vida adulta e muitas outras risadas e alegrias para a Jaci de todos os tempos!

    ResponderExcluir
  2. ah, vc esteve por aqui. eu gosto muito de sp. beijos, pedrita

    ResponderExcluir