domingo, 4 de julho de 2021

Jogos de Amor de Helena Vieira


De todos os livros eu gosto, mas de alguns eu gosto mais. Um romance bem temperado, gostosinho, com muito humor, casal com muita química e final impreterivelmente feliz como "Jogos de Amor" da Helena Viera é justamente o tipo de livro do qual eu gosto mais, muito mais mesmo.

Quebrando meu ciclo de leituras pesadas, em "Jogos de Amor" conhecemos a Arabella Santos e o Henrique Castelo Branco. Os dois trabalham na mesma empresa, Arabella como arquiteta e o Henrique como chefe de departamento, neto do fundador da empresa, herdeiro. Dentro da empresa os dois constroem uma relação comum entre chefe e funcionária até o dia no qual acabam trabalhando juntos no projeto do novo shopping center da cidade.

E sim, um detalhe delicioso da história é o fato do Henrique ser a cara esculpida e encarnada do ator que interpreta atualmente o Superman, Henry Cavill e, não só ele como Arabella, possuírem identidades secretas. Ambos são "viciados" em jogos online e no universo alternativo do jogo fictício Space Opera & Monsters, mais conhecido como SOM, são parceiros de longa data.

Lendo "Jogos de Amor" descobri que o Henry Cavill serve de modelo para as autoras de romances construírem a imagem física de seus protagonistas quando eles são CEOs de grandes empresas multinacionais (Chief Executive Officer, que significa Diretor Executivo em português). Inclusive, ao longo do livro a Arabella brinca muito com o fato do Henrique parecer fisicamente um CEO, o que, aliás, ele só tem a cara. O protagonista desse livro é um homem doce, atencioso, gentil, pé no chão, não é nenhum pegador, mestre da sedução ou coisa do gênero.


A Arabella é uma mulher muito bem resolvida, sem nenhuma fragilidade de autoestima ou espaços vazios. Me apaixonei pela autossuficiência dessa protagonista, ela é jovem, dinâmica, vacinada, formada e paga seus boletos. Mesmo tendo certa admiração pela beleza do chefe, o que torna o romance dos dois possível é a proximidade que surge quando o Henrique passa a prestar assistência a ela no projeto do shopping. Trabalhar juntos da aos dois a possibilidade de se conhecerem melhor, criarem vínculos e viver seu romance.

Depois de várias leituras pesadas, como "Talvez Esther" e "O Pássaro Secreto", estava necessitada de romance bom de verdade no qual a gente ler, se diverte e não passa raiva. Acho sensacional como a Helena Viera construiu seu romance sem usar aqueles recursos cansativos de romantizar situações de assedio, tirar a eficiência profissional da protagonista no meio do caminho ou expor ela a situações ridículas para da oportunidade do protagonista brilhar como salvador da pátria.

Arabella é uma mulher capaz e prática, organizada e eficiente em seu trabalho. O projeto do shopping é seu primeiro grande projeto, a ajuda do chefe com mais experiência é bem vinda, mas ela não comete equívocos para ele brilhar. Henrique é um homem dentro do padrão de beleza e em situação financeira confortável, mas não abusa disso para assediar e nem se sente o último biscoito do pacote, dono do mundo, macho alfa. É muito bom ler um livro no qual os protagonistas constroem uma relação de respeito mutuo, onde o humor vem de situações do cotidiano, atrapalhos e equívocos normais de casais que querem estar juntos, brigam por bobagem e se entendem. Achei delicioso vê esse casal construindo entendimentos, conhecendo a família um do outro, se divertindo com Tíana (a sobrinha fofa da Arabella), sendo parceiros no jogo... aqui temos um caso de "azar no jogo, sorte no amor".

O romance se passa no Brasil, na cidade de Pastos Bons, e Helena Viera conseguiu dar ao livro sabor de romance nacional fazendo referencias acertadas a cultura brasileira virtual, nós somos o país dos memes, e a nossa cultura televisiva e urbana. Realmente existe uma cidade de Pastos Bons no Maranhão, mas a do livro é fictícia e sintetiza o espírito das grandes cidades do Brasil. O livro "Jogos de Amor" pode ser encontrado para compra em formato e-book na Amazon, deixo o LINK .

16 comentários:

  1. Um romance bem escrito e com detalhes narrado é lindo de ler. Boa indicação! beijos, ótimo domingo! chica

    ResponderExcluir
  2. ah, não é o tipo de livro q leia. tb falei de livro, da biografia do neto do dom pedro II que provavelmente seria o próximo imperador, mas veio a proclamação da república. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  3. Eu não conhecia essa autora, mas fiquei muito feliz em saber que é brasileira e que escreve num novo tom, deixando de lado as exaltações impróprias dos machos. Acho que estamos num meio de caminho, que nos conduzirá a um novo patamar, no que diz respeito às relações gerais e amorosas. Por isso mesmo tudo está tão confuso e feroz, mas isso há de passar.

    Beijo e bom domingo

    ResponderExcluir
  4. Henrique parece o Henry hmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm
    Sobre isso, é uma piada recorrente que existe o chamado "gene Henry Cavill da atração universal" para aqueles caras que são objetivamente atraentes, que 100% das pessoas acha bonito.

    Em nota, sua análise ficou radicalmente melhor do que aquela outra, cujo melhor elogio que consigo pensar é "é uma das sinopses que eu já li"

    ResponderExcluir
  5. Oie!
    Conheço a autora pelo Bookstagram e pelo blog dela, mas nunca li nenhuma de suas obras. Gostei de saber que o romance e os personagens são bem desenvolvidos, e fogem um pouco dos clichês recorrentes nos romances atuais. Vou salvar a indicação para intercalar com leituras mais pesadas :D

    Estante Bibliográfica

    ResponderExcluir
  6. Pareceu bem interessante, tema atualíssimo. Acho o Henry Cavill belíssimo, mas não gosto das interpretações dele, não...Sinto que o personagem não entra na alma dele...dou mais uma chance? rs
    Jaci, já assistiu a série O método Kominsky, na Netflix? É uma delícia, com o ator Michael Douglas, ele está ótimo, humor cheio de tiradas satíricas da sociedade. Fica a sugestão, os episódios são curtinhos, em média 25 minutos.
    Abração!

    ResponderExcluir
  7. Olá, Pandora.
    Eu ainda não consegui ler nada da Luiza, mas tenho bastante vontade de conhecer a escrita dela. Esse já está anotado aqui para uma futura leitura. Agora o povo se inspira no Henry, teve uma época que era o Jamie Dornan hehe

    Prefácio

    ResponderExcluir
  8. Oi, Pandora!!
    Estou precisando de uma leitura mais leve!! :) Sigo a Helena no facebook. Ela concorreu a um cargo político no seu Estado e assumiu recentemente a assessoria para a Cultura da Diversidade do Instituto Dragão do Mar. Fiquei curiosa com o livro porque pela resenha não diz muito da vivência dela. Daí minha admiração cresceu um pouco mais!
    Beijus,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luma, essa deve ser outra Helena, pois a autora do livro é maranhense, blogueira.

      Excluir
    2. Sério? Quem me refiro é do Ceará. Veja se não é a mesma pessoa https://www.nexojornal.com.br/video/video/O-que-é-ser-trans-entrevista-com-Helena-Vieira

      Excluir
  9. Oi Pandora,
    Eu já tive a oportunidade de ler um livro da Luiza e gostei bastante da escrita dela!
    Quero dar uma oportunidade para esse lançamento em breve, ainda mais fácil por estar no KU!
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Olá...
    Conheço a autora através de seu blog, mas, ainda não tive oportunidade de ler nenhuma de suas obras... Amo um romance gostosinho, então, acho que essa é uma boa opção pra mim.
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Vc já me ganhou no primeiro parágrafo da resenha, hehe. Eu amo esse tipo de leitura mais levinha! Já coloquei o livro na minha lista de desejados lá na Amazon!

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    Romantic Girl

    ResponderExcluir
  12. Que legal essa história. Eu não conhecia, mas já fiquei interessada por ser uma leitura mais levinha. E nada melhor do que uma protagonista que ajude nisso. Amei saber que ela é mais girlpower e não fica bancando a mocinha frágil, mesmo que seja quase um clichê também.
    Gostei bastante da sua resenha e talvez e dê uma chance ao livro.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir