quinta-feira, 29 de julho de 2021

Capela de São Sebastião, em Igarassu



A cidade de Igarassu, onde moro atualmente, é uma das cidades mais antigas do Brasil, a cidade é um dos primeiros núcleos de povoamento português no Brasil. Reza a lenda, mentira não é lenda não, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN)  diz que aqui se localiza o templo católico mais antigo do país: a Igreja dos Santos Cosme e Damião. Como boa cidade fundada no período colonial, Igarassu possui muitas igrejas católicas com arquitetura barroca característica do século XVI (o século no qual o processo colonizador da América começou a mover suas engrenagens). Já visitei algumas vezes o Centro Histórico de Igarassu e nessas visitas sempre chamou a minha atenção uma igrejinha pequenininha, sempre fechada, solitária no meio de um pátio aberto e deserto. Essa igrejinha  que me lembra a "capelinha de melão" da cantiga infantil é a Capela de São Sebastião que finalmente encontrei aberta, fiquei emocionada com o encontro e decidi fazer um registro.

Um benefício de atualmente residir em Igarassu finalmente apareceu, uma manhã dessas fui ao Correio buscar uma encomenda e encontrei a Capela de São Sebastião aberta. Quase dei pulinhos de alegria, mas me contive e simplesmente pedi licença ao senhor sentado na entrada para entrar e conhecer ela por dentro.


Não sei bem o que esperava encontrar dentro das paredes da igreja depois de tantos anos de curiosidade, mas fiquei encantada com a simplicidade mimosa desse prédio centenário construído durante os festejos de aniversário de 200 anos da matriz dos Santos Cosme e Damião e por isso é bem parecida com igreja mais antiga do Brasil. Gosto muito da beleza luxuosa das igrejas barrocas, mas no meu coração também tem lugar para a austeridade de um templo de paredes brancas lisas, sem os douramentos ostentosos do estilo barroco com seus detalhes elaborados, afrescos e coisas do gênero.


A Capela de São Sebastião me conservada e acolhedora. Gosto das igrejas barrocas, mas muitas vezes os excessos de douramento, curvas e jogos de luz e muitas sombras me levam a uma sensação de opressão e vigilância, as paredes brancas me dão espaço para pensar sem dramas e ficar com a mente mais clara. Nas Igrejas Barrocas eu sempre tendo a me entregar a meus dramas existenciais e eu culpo a arquitetura do lugar por esses derramamentos emotivos, numa capela mais simples é mais fácil esquecer os dramas e ficar tranquila.
 

A construção da Capela de São Sebastião, em Igarassu, data de 1735. Ela é composta por de nave e torre únicas, carrega características externas barrocas por sua construção ser um presente para a Igreja de São Cosme e Damião. O topo do frontão sobre o acesso principal da capela são marcado por linhas curvas e volutas. Ela foi reconhecida como monumento pelo Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional desde 1951, é patrimônio de todas e todos nós, em si é um documento de nossa história, para o mal e ocasionalmente para o bem também, ela documenta o quanto a força da Igreja Católica se impôs e se perpetuou nessa terra após a invasão dos portugueses.


Sobre São Sebastião, Sebastião de Narbona, foi um soldado romano do século III cristão. Morto durante a perseguição levada a cabo pelo imperador romano Diocleciano, a tradição católica diz que ele foi condenado por ser cristão, torturado, julgado pelo Império Romano que precisou se esforçar bastante para levar até o fim sua execução. A primeira tentativa de executado foi por meio de flechas (inclusive ele é sempre representado com o corpo varado de flechas), mas essa tentativa foi frustrada. Depois de levar as flechadas o corpo de Sebastião de Narbona foi atirado em um rio, mas Irene (posteriormente santificada) o encontrou e cuidou de seus ferimentos. No entanto, uma vez recuperado, sabe Deus porquê, o homem novamente se apresentou ao Imperador o qual ordenou novamente sua execução, dessa vez por espancamento e daí não teve jeito. O corpo morto do soldado Sebastião foi jogado jogado no esgoto público de Roma do qual Luciana (posteriormente santificada) o tirou, limpou e sepultou nas catacumbas.

Martírio de São Sebastião (Gregório Lopes)

Completo o post com uma foto minha e da minha mãe na frente da Capela em uma tarde de fevereiro, fomos caminhando juntas para o Centro de Igarassu. Foi uma tarde agradável, mesmo dentro desse contexto aflitivo do Covid 19.

5 comentários:

  1. Boa noite de sábado, querida amiga Pandora!
    Fiquei feliz em recebê-la no blog mãe.
    Gosto de acompanhar sua trajetória em descrição das igrejas por aí.
    A última foto está muito fraterna.
    Nunca conheci uma igreja dedicada aos santos São Cosme e São Damião. Muito bom! São santos católicos e eu os venero.
    Tenha um final de semana abençoado!
    Beijinhos com carinho e gratidão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rosélia, Cosme e Damião são os santos padroeiros de Igarassu, me deu vontade de visitar e fotografar a igreja deles só para te mostrar, já que você nunca foi a algum igreja dedicada a eles.

      Excluir
    2. Obrigada pela gentileza, Pandora.
      Tenho inúmeras fotos de igrejas pelo Brasil, mas não deles como padroeiro.
      Beijinhos fraternos

      Excluir
  2. Que beleza ver essa foto contigo e tua mãe! E que fotos as tuas! Adorei a igrejinh e sempre me encantam essas capelkas assim pequeninhas. ADOREI! beijos, chica

    ResponderExcluir
  3. Que legal conhecer mais sobre a história da capela. Eu já conhecia a história do santo, pois é padroeiro do Rio de Janeiro, então ela é lembrada todos os anos por aqui. Mas eu não sabia que a mais antiga do país ficava em Igarassu, muito legal conhecer um pouco de nossa história também. Amei a foto de vc e sua mãe no final. =)

    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir