quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Uma dúzia de histórias divertidas [Literatura Infantil]



"Uma duzia de histórias divertidas" é o tipo de livro que a gente ler sorrindo do inicio ao fim e quando fecha ela chega a conclusão que é muito gostoso ler um livro infantil bem escrito e bem ilustrado. Nele existe uma comunhão muito equilibrada entre texto e imagem responsáveis por fazer o leitor se apaixonar por cada história contada e se pegar rindo sozinho e viajando na leitura.



Como o titulo anuncia, aqui temos 12 contos pequenos nos quais o autor Jonas Ribeiro esbanjou imaginação e uma percepção aguçada do imaginário infantil para o qual animais, partes do corpo e profissões são tem cores e formas muito mais divertidas que no mundo dos adultos.


Para completar o tom bem humorado e lúdico do texto as ilustrações do Gustavo Seabra são coloridas, divertidas e cheias de detalhes para explorar. Cada vez que a gente abre o livro descobre alguma coisinha nova, bonitinha e divertida que dialoga com o texto e cativa.


Outro ponto forte do livro é a forma como ele foi formatado. Os contos são escritos em letras grandes, toma sempre o espaço de duas páginas, as vezes vem na horizontal, as vezes na vertical e alguns estão de ponta cabeça. Se cada leitura nos apresenta a descoberta de novos detalhes, a primeira leitura vai apresentar sempre uma surpresa diferente a cada virada de página.


Como já disse, esse é um livro para ler sorrindo e desfrutar bastante. É o tipo de livro que faz a gente se senti feliz lendo, ou seja, esse é o melhor tipo de livro. Gostei de todos os contos, fiz questão de ilustrar o post com imagens dos meus preferidos : "Animais de estimação" e "Cabelos Malucos", "Pés descalços" e "As orelhas de Sofia". 


Como pessoa que já conviveu com peixes, cachorros, periquitos, papagaios, jandaias, tartarugas e agora é apaixonada por um gato, não podia deixar de amar o conto "Animais de estimação".  O conto dos "Cabelos Malucos" é simplesmente uma coisa que remora o imaginário infantil e "Os pés descalços de Gustavo" é algo com o qual é impossível não se identificar. E sobre "As orelhas de Sófia", eu sou Sofia. Minhas orelhas adoram ouvir histórias e durante a minha infância o chão da sala da minha casa era verde e eu amava ficar deitada nele. Quando olho para a ilustração feita pelo Gustavo me vejo e sinto em mim um sorriso vindo de dentro das melhores lembranças.

12 comentários:

  1. que lindas ilustrações. amei. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  2. Olá! Eu sou apaixonada por histórias infantis assim.
    O que foi feito para cativar crianças...me cativou! Hahaha
    beijos!
    5 O'clock Tea

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Ahh, que livro fofinho, adorei as ilustrações!
    Beijos,
    Meise Renata.
    viciadas-em-livros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá, Pandora.
    Eu tenho uma amiga que tem uma filha que assim que aprendeu a ler quer ler tudo o que ela vê pela frente. Então eu comecei a dar livros infantis para ele e um dos que eu dei ela disse que deixa na cabeceira da cama dela. Depois disso sempre que vejo dicas de livros infantis quero que ela leia. E esse me pareceu ser um que ela ia adorar. Adorei a dica.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia, mas parece bem engraçado! Muito fofas as ilustrações =)

    MRS. MARGOT

    ResponderExcluir
  6. Oi Pandora!
    Que livro mais lindo!!! É do tipo que tanto as crianças quanto os adultos gostam. Adorei as ilustrações.

    Beijos,
    Sora | Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  7. Que fofo o livro, adorei as ilustrações! Não tenho muito o costume de me aventurar por livros infantis, mas essa é uma ótima indicação!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oiii, Pandora, tudo bem? Eu também sempre gostei muito de ouvir histórias. Ouvir e contar na verdade, hehehhe. Gosto disso até hoje :)
    E também adoro esses livros que nos fazem voltar, mesmo que por instantes, para um passado tão feliz :)
    Beijooooos
    http://www.profissaoescritor.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Pandora! Que livro mais lindo, eu tive a sorte de ter vários desses na infância e fico feliz em ver os mesmos divulgados.
    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  10. Bacana, ainda mais se pra educar crianças, aliás, é ótimo tanto para educar quanto para incentivar a leitura para o resto da vida.

    eldridgewords.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Menina, eu adoro histórias infantis! Não sei se é porque trabalho com crianças, ou se é porque sempre tive um fraco por elas, mas o fato é que meus olhinhos brilham quando vejo algo tão caprichado assim!!! Adorei!!!!

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    Romantic Girl

    ResponderExcluir