terça-feira, 30 de dezembro de 2014

O bookcrossing blogueiro, com um pouco de atraso ou adiantado...



Entre 16 e 23 de Abril e 08 e 16 de Novembro, muitas pessoas da blogosfera se propõem a esquecer um livro em algum ponto extrativístico da cidade, doar para alguém em especial ou promover doações. Deposi que a doação é feita, ou antes, as pessoas costumam registrar no blog, face, twitter enfim... alguma rede social com o objetivo de divulgar a atitude e incentivar as pessoas a desapegarem ou compartilharem com os outros essa coisa linda e perfeita que é o livro.

Nas redes sociais dos fãs de livros sempre se escuta muito que livro é uma coisa tão boa que devia ser elogio. Então quando nós encontrássemos uma pessoa linda ou quiséssemos elogiar alguém diríamos: "Você é tão livro!" ou "Você está tão livro hoje!". Eu concordo tanto com essas afirmações a ponto de ser incapaz de não reproduzi-las nesse post.

Em novembro, participei do 9º Bookcrossing Blogueiro apenas através do projeto/blog O que tem na nossa estante. Tive vontade de registrar aqui os outros desapegos, mas a correria da vida e um certo desanimo acabaram impedindo. Do meio para o fim de 2014 me tornei uma blogueira ainda mais negligente, passei mais de 30 dias, duas vezes, sem blogar aqui.

Mas, mesmo tardiamente, registro os meus desapegos de novembro de 2014. Além da pequena "Antologia Poética" de Fernando Pessoa, desapeguei de dois livros: "A lenda do lago dourado" do Edson Varella Pereira, o ultimo livro lido por mim em parceria com Saleta de Leitura; e "Chico Bento: Plantando Confusão". "A lenda..." foi deixando na "Integração da Macaxeira", um local de grande concentração de pessoas; e o Chico foi dado a um dos meus alunos que ama gibis!




Posteriormente, ainda em novembro, recebi a visita de uma ex-vizinha minha. Ela é uma menina maravilhosa, quando nos tornamos vizinhas ela tinha uns 4 anos e nós passamos por muita coisa juntas. De alguma forma uma influenciou a outra e hoje ela é uma leitora voraz. Há 10 anos atrás ficávamos assistindo desenhos animados juntas e hoje falamos de Percy Jackson e derivativos. Só porque foi para Nina consegui desapegar de Coraline e do vol. 1 de Harry Potter, sei quão bem ela cuidará bem deles.


Logo mais em Abril haverá o 10º Bookcrossing Blogueiro, estarei novamente lá, afinal, como a Tita disse, existem as Vantagens da Doação:

1 - Treinar o desapego (mais fácil começar com objetos);

2 - Disponibilizar para outros algo que ficaria restrito a mim;

3 - Desocupar espaço na minha casa;

4 - Não precisar tirar pó dos livros;

5 - Deixar na estante de casa somente o que realmente me interessa no momento.


Enfim, essa é minha ultima postagem do ano, então deixo o meu "Feliz 2015" a vocês companheiros e companheiras de virtualidade. Que possamos nos encontrar mais em 2015 e realizar sonhos e desejos novos e antigos... 

Cheros mil...

11 comentários:

  1. "Os fogos anunciam a chegada de um novo ano! É hora de refazer sonhos ainda não realizados e acreditar que irá concretizá-los. Soltar um olhar solidário e acalentador para os amigos . Aprender com os erros do ano que está terminando e brindar com um sorriso o ano novo que está se anunciando. Correr ao encontro daquele amor ainda não perdido ou surpreender mais uma vez o amor já conquistado. Desejo a você um ano repleto de luz, amor, saúde e prosperidade. Feliz 2015

    ResponderExcluir
  2. Se for desapegar desse Teorema Katherine do John Green, estou na fila! Kkkkk

    ResponderExcluir
  3. Feliz ano novo, Pandora! Muitas alegrias, amor, saúde, paz, sucesso, realizações e ótimas leituras em 2015!
    Beijos, querida. :**

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde Pandora.
    Chegando por aqui hoje, por acaso, um ideia maravilhosa, acho que tenho vários livros e coisas que deveria doar,me emporquei rsrs. Um feliz 2015.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Sou adepta já há algumas edições do Book Crossing e acho genial.. para que deixar livros mofando na estante?
    Já Harry Pother acho que não consigo desapegar, não, kkkk... embora tenha sido doado para uma pessoa de sua confiança, que será uma espécie de guardiã dos livros... aí sim.
    Vamos aguardar a próxima edição!
    Um abraço, tudo de bom em 2015!

    ResponderExcluir
  6. Cara, eu realmente preciso treinar o desapego quando se trata de livros. Sou muito ciumenta e apegada, e isso não é bom.
    Porque livro é um negócio tão bom, sou tão ciente disso, que não posso escondê-los a sete chaves, só pra o meu prazer.
    Preciso compartilhar deles com o mundo e com pessoas que necessitem visitar outros mundos sem pegar um ônibus ou qualquer tipo de transporte.

    Ótima iniciativa!
    Feliz 2015!

    Um grande abraço, doce Pandora.

    Blog || FanPage

    ResponderExcluir
  7. Eu sou bem despegada, eu acho pelo menos, mas confesso que quase MORRI com o Coraline, acho que eu jamais conseguira fazer isso! hahaahahahaha parabéns pela força e determinação!

    ResponderExcluir
  8. Oi, Pandora!
    Você é tão livro!!
    :)
    Eu já havia lido pelo feed, mas como estava viajando, apenas adicionei o link na lista de participantes. Fiquei tão feliz quando li, por ser justamente a sua postagem de final de ano. Dei um grande valor para isso. Obrigada!!
    Nossa... e agora pensar na 10ª edição... Quando fiz a primeira não pensei que fosse virar um encontro semestral.
    Feliz 2015!!
    Beijus,

    ResponderExcluir
  9. Eu não consegui ler os livros que comprei em 2014. Será que um dia esta pessoa vai conseguir? Me enrolei nos novelos da vida e fiquei atada e amordaçada. Que eu consiga mudar esta situação é tudo o que eu quero.

    ResponderExcluir
  10. Minha mãe sempre deixa um livro em algum canto da cidade, algum banco, para que alguém encontre, acho isso fantástico. E o Bookcrossing é muuuuuuuito interessante.

    Volte a postar *-*

    Beijos. Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
  11. Oi Pandora!
    Eu estive muito ausente da internet em 2014. Tenho trabalhado muito mais aqui onde vim morar. É é um trabalho longe dos computadores.
    Que bom que participou do Bookcrossing Blogueiro. Não participei. pretendo participar do próximo.
    Gostei das suas vantagens para doação.
    Feliz 2015!

    ResponderExcluir