quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Blogagem coletiva: Pátria amada, Brasil!


Quando a Vivian do Flores e Livros me escreveu falando da Blogagem Coletiva proposta pela Van do Retalhos de Quem Sou fiquei logo entusiasmada, pensei em mil coisas, mas como mil coisas não da para escrever, lembrei de um soneto publicado no Diário de Pernambuco em 7 de Setembro de 1830 por um brasileiro anônino.

Essa pessoa cujo nome eu não sei, tinha grande esperanças para o Brasil e comemorava esse dia com fé em um futuro melhor pra si e para os seus... De forma diferente nós também sonhamos e que ao sonho se junte o esforço de lutar porque desesperança se não subtrai nada também não acrescenta.

Enfim, resgato as palavras dele para compor a proposta da Van.

Ao aniversário da Independência

Brasileiros!... de novo o dia assoma
Natalício feliz da Independência!
Mais fausto, mais brilhante, e de excellencia,
Que os aureos dias que viu Grecia, e Roma!

Cessou da escravidão males sem soma
Cessou de Lysia injusta e prepotente
E da Gloria exaltada a suma essencia
Hoje na Patria, por Pedro o septo toma.

Briozos da ventura que gosamos,
Distintos na virtufe, e lealdade,
Somos livres! He quanto dezejamos!

Ferros não mais, avulte a Integridade!
Prosperem nossos fados, defenda-mos,
A Lei, o Throno, a Patria, a Liberdade.


Ah, também acabei lembrando de uma das canções mais lindas que aprendi com minha mãe durante minha infância, lembro que ela lavava os pratos enquanto me ensinava o Hino da Independência, nós ainda não podemos "ver contente a mãe gentil" ainda "não raiou a liberdade no horizonte do Brasil", mas espero e luto para que esse dia chegue.


Hino - Da Independencia do Brasil

Powered by mp3skull.com



E sim, para sair da palavra a ação, pego carona na Mari, a Mãe Polvo e convido os que por aqui passarem:

"Então que tal fazermos a nossa parte de cidadão brasileiro assinando a petição a nossa predidentA Dilma para salvar a "Ficha Limpa"!?

Eu já assinei, pq o que eu quero é um BASTA a corrupção."

13 comentários:

  1. Olá,Pandora!!!

    Ficou linda sua participação!!!
    Fico muito contente que gostou da idéia e fez o post! Lembrei que és uma pessoa consciente,que também acredita que unindo forças podemos fazer a diferença!!
    Beijos pra ti querida!!!
    Bom domingo!**Vou lá ver a ficha limpa!!Ainda não assinei...

    ResponderExcluir
  2. A gente chega lá Pand, eu acredito muito nisso! Bjo!

    ResponderExcluir
  3. mesmo com todos os problemas, ainda é o melhor lugar do mundo p/ se viver! amo, amo, amo!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Minha querida Pandita, olha só que supimpa, fiquei muito feliz em ver que vc tbm está na mesma corrente que eu. Lembra quando conversamos que eu nunca havia participado de nenhuma blogagem coletiva? Essa é a primeira, e achei super bacana a participação e o interesse de todos nesse assunto que é master importante.
    E esse hino me fez lembrar a velha época do colégio quando tínhamos que cantar alguns hinos de nossa Pátria todos os dias, por isso sabemos a letra, hj em dia é rara escola que faz isso.
    Já fui lá e assinei o abaixo assinado!!!! ;)
    E dali gritos e mais gritos de Independência!

    bjokitas mil amada!

    ResponderExcluir
  5. Pandora,

    Bela homenagem, não fiquei sabendo da blogagem coletiva. Estamos muito longe da tão sonhada independência, se bem que evoluímos bastante, porém ainda sonho em ver o Brasil como uma nação autônoma e auto suficiente.
    Adorei vir aqui, beijos!

    ResponderExcluir
  6. Pois é, Pandora, ainda ouviremos do povo um brado heróico e retumbante. Haveremos de ouvir depois da luta. Enquanto isso, assinemos o abaixo assinado por uma sociedade com pelo menos um grau menor de mazelas da corrupção e especialmente da impunidade, seu maior incentivador. Sua particpação nesta blogagem ficou espetacular. Parabéns e o meu abraço.

    ResponderExcluir
  7. Que linda postagem, Pandora!

    " A Lei, o Throno, a Patria, a Liberdade" é tudo que almejamos e que tem sido tão negligenciado.

    Você cumpriu brilhantemente seu papel de cidadã e ainda deixou-nos a proposta para lutarmos pelo projeto ficha limpa, fundamental no combate à corrupção. Parabéns!

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  8. Estou inda agora assinar a petição, é assim mesmo parece pouco mas se todos fizermos um pouquinho um dia chegamos lá.


    Bjs
    Mah

    ResponderExcluir
  9. Não sabia da blogagem coletiva e fiz um texto como cidadã que percebe as coisas acontecendo ao redor e deseja mudanças.
    O lance da corrupção começamos por dentro da nossa casa, não 'negociando', ensinando o que é ética e principalmente não ensinando trapaças aos filhos. O medo dos pais querendo salvaguardar o futuro dos filhos - por causa da sociedade fragilizada - ajuda a criar debilóides sociais. As atitudes devem começar nos lares - mães educaram os políticos que hoje estão na gestão do poder!
    Beijus,

    ResponderExcluir
  10. Adoro o Hino da Independencia, Jaci. Semana da Pátria, no meu tempo, todo dia hasteavamos a bandeira e de mãos postas ao peito, cantavamos o Hino Nacional, o da Bandeira, que também é liiindo e o da Independência. Sou fascinada pela Historia do Brasil. Amo muito esse pais e sei que embora termos tantos percalços, somos uma nação jovem. Ainda temos muito tempo. Espero que tenhamos mais brasileiros. Como sempre suas postagens me trazem lembranças minhas. Abraços querida.

    ResponderExcluir
  11. Não sabia da ação coletiva, fico feliz de estar seguindo um blog tão especial como o seu que nos dá presentes como esse e nos ajuda a nos politizarmos e recuperarmos a esperança. Tb acredito, preciso acreditar pelos meus filhos, mas além disso, preciso tb fazer minha parte né? Amei seu comentário lá no blog, eu tb amoooo livros, sou hiperativa e as vezes leio vários ao mesmo tempo, mas no dia do mico nem posso usar essa justificativa para tornar o ato mais intelectualmente mais nobre:) Era só besteiras na sacola mesmo, dessas que chegamos em casa e nos arrependemos, antes fossem livros com os quais isso dificilmente acontece. Beijos enormes. Gabi.
    descedoponei.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Olá,Pandora!!

    Deixo um beijo!!
    Tenha um ótimo final de semana!!

    ResponderExcluir