terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Literatura com gosto de África!

Eu lembro que ano passado quando eu acompanhava as transmissões da Copa do Mundo eu ouvia muito os repórteres dizendo: "Os africanos são parecidos com os brasileiros."!

Assim, néh por nada não, mas por uma questão de ordem, pensemos: o brasileiro é resultado de uma mistura, mestiçagem, de africanos, portugueses e dos povos que já viviam aqui antes da chegada dos portugueses genericamente chamados de índios. Logo por uma questão de ordem primeiro venho o africano e só depois o brasileiro de maneira que não são os africanos que são parecidos conosco, somos nós que somos parecidos com eles.

 E eu estou falando isso só pq quero comentar a minha mais recente aquisição, que demorou tanto a chegar que eu comecei a pensar que Belo Horinte deve ficar do outro lado do mundo ou que o livro era de rosca.

"Literaturas africanas e afro-brasileiras na prática pedagógica" é resultado de um curso de aperfeiçoamento em História da África e das Culturas Afro-brasileiras oferecido pela UFMG, através dele nos somos inseridos de uma forma muito didática no mundo das Literaturas Africanas de língua portuguesa e Afro-brasileira. É um trabalho introdutório a esse universo literario, as autoras começam discutindo a Lei 10.639/63 que torna obrigatório o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e História da África e dos Africanos nas escolas públicas e privadas do Brasil. "Qual a importância dessa Lei? O que ela trás de novo?" "Pq ela é importante para a nossa sociedade?" São os primeiros temas abordados pelas autoras, só depois que estamos situados, começa realmente o trabalho sobre Literaturas Africanas e Afro-brasileiras e o processo do redescobrir.

Estudar a Literatura Africana, especialmente a de língua portuguesa, tem sido uma aventura onde a redescobrimento predomina, é incrível como me descubro como herdeira de uma África que vai muita além da visão exotica que as pessoas gostam tanto de divulgar.

O universo literário africano é profundo, revoltado, quente, angustiado, guerreiro e esperançoso em relação a possibilidade de um mundo melhor para todos nós. Um universo simbólico rico ao qual estamos definitivamente ligados, como algúém me disse uma vez entre os meus caminhos e descaminhos virtuais: "A África é o berço da humanidade e no caso do Brasil, ela é o útero, o leite e a alma".

11 comentários:

  1. Oi, tem uma brincadeirinha pra vc lá no meu blog, adoraria que participasse.

    Bjus

    http://daniellesou.blogspot.com/2011/01/as-musicas-da-minha-vida.html

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post Pandora! Tinha literatura africana como matéria optativa na faculdade, infelizmente não pude fazer, mas quero um dia conhecer mais sobre a literatura africana!

    Parabéns pelo post!

    Bjs, Mi

    ResponderExcluir
  3. Oi querida, tudo bom?
    Parabéns pela requisição do livro.
    Eu fiz curso de Literatura Africana, junto com Língua Portuguesa na pós -graduação e amei,e nas minhas palestras sobre contação, sempre comento ou conto histórias sobre Literatura Africana
    Inclusive amnhã no respondendo na Literatura, estarei indicando 3 livros a um professor blogueiro. Passe lá para conferir.
    Beijos, ótima semana a vc.

    ResponderExcluir
  4. Para começo: nada deveria ser obrigatótio. No meu mndo ideal lol não deveríamos obrigar ninguém a ler...É contraproducente...Incentivar, motivar, despertar...isso sim.

    Também não gosto de classificar a literatura por zona geográfica...são letras...Com particularidades culturais próprias, é verdade, mas também universais...e só por essas últimas a literatura se pode espalhar por nós todos.


    Já me alonguei demais....Culpa tua que levas a isso:)

    ResponderExcluir
  5. Pandora disse...

    Oi M!

    Na linha que vc reflete eu também já refleti, sei que tudo é problemático, classificações, conceitos, paradigmas tem dessas coisas e discuti-los é o que podemos fazer a respeito dos problemas.

    Eu também lamento o fato de ser necessário uma Lei para a História e Cultura Afro-brasileira venha a ser estudada e ensinada nas escolas, mas o Brasil é altamente racista, mesmo com a obrigatoriedade da Lei existem uma má vontade terrivel em relação a esse conteúdo, imagine como tem sido até aqui sem ela?

    E que bom que vc se alonga, entre todas as minhas culpas essa eu carrego com prazer!! :-)

    ResponderExcluir
  6. POis é. È lamentável que no mundo real, tenhamos que nos utilizar de leis para garantir o minímo de respeito a história, as nações e a cultura de cada nação.
    A imposição não vai mudar o mundo preconceituoso que temos, que se utiliza de argumentos ainda mais preconceituosos para favorecer suas crenças e isentá-los de toda culpa social. Contudo, fará com que o conhecimento seja semeado, que as pessoas saiam da ignorância e respeitem tantos suas origens quanto a individualidade e importância de cada povo no tempo e na história.
    Ps. Amiga adorei a post. Leia logo este livro predisarei dele futuramente....rs

    ResponderExcluir
  7. Pelo seu entusiasmo parece mesmo bem interessante esse livro. Boa leitura, querida!
    Beijo...

    ResponderExcluir
  8. Concordo que às vezes é preciso um pouco de autoridade para que as coisas andem neste país. Cabe aos professores saberem "lidar" com a questão e, a partir da obrigatoriedade, despertar o interesse sobre o assunto que, afinal, é tão enriquecedor.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  9. Querida amiga, vim ca' retribuir sua visita... e, sabes? Vc nao gostaria de ter aquele Feedbunner? E' tao pratico! A gente apos fazer a inscricao, fica recebendo por email noticia de todo POST NOVO que entra no seu BLOG! Eu adoraria! Seria a primeira da lista! Pleaseeeee! Bjka!

    ResponderExcluir
  10. Ah! Esqueci de te dizer... vc ja viu as minhas fotos dos meus gatos no Olhares.com???? Acho que vais gostar... Mais bjs!

    ResponderExcluir
  11. Oi amiguinha a semana está uma barra tanto que nem vim ontem te abraçar e festejar os 3 anos do teu blog, mas pelo visto também não teve festa kkkkk. Brincadeiras a parte um beijo, um queijo e e muita Luz e aparece amanhã na Ilha porque terá happy Hour. Ah! cadê o selinho que te mandei pelos anos do blog??? não tou vendo kkkkkkkkkk Fuiiiiiiiii!!! mas volto :-)

    ResponderExcluir