terça-feira, 19 de outubro de 2010

Em dias de verão e saudades do mar: "Onda" de Suzy Lee

Em dias de tristeza com causas e de saudades do mar lembrei de um livro da coreana Suzy Lee que adoro, amo e etc... um livro só de ilustrações que com o titulo "Onda" conta a história de uma garotinha que vai a praia com sua mãe.... a experiência dela com o mar é narrada totalmente através de imagens.

Várias capas diferentes: um livro que correu o mundo!!!

E que narrativa!!! O livro é simplesmente perfeitooooooooo com todos os "oooosss" do mundo!!!


Ah, a garotinha parece com uma das pequenas que eu tive a honra de "cuidar" em meus caminhos na educação infantil, ela é a cara de Bia, esperta, brincalhona... é um livro ótimo para crianças muito pequenas e para crianças grandes também, afinal o mar fascina a todos nós.

"Onda", na minha opinião, já nasceu clássico e o povo parece concordar comigo, afinal ele já conquistou o prêmio de "Melhor Livro Ilustrado 2008"  pelo The New York Times, "Melhor Livro do Ano 2008 – Álbum Ilustrado Infantil" da Publishers Weekly e "Melhor Livro Infantil" do Ano 2008 da Kirkus Review.

Não digo que indico, pq não sou muito fã de indicar livro o que me agrada muito pode não agradar a outra pessoa... e, a parte brincadeiras, eu não sou lá o que possamos chamar de critica literária néh?!?! Porém, no entanto, todavia... esse livro é apaixonante demais...

Ah e só para constar, como está escrito na RevistaPontoCom, "com poucos traços a carvão, Lee ilustrou em azul, preto e branco o ruído das águas, o bater de asas das gaivotas, o vento que balança o vestido da criança e a conversa silenciosa que se estabelece ao longo da narrativa.". 

E eu digo que Lee mostrou:

A alegria da chegada: sempre me sinto assim quando vou a praia!!!

O espanto da criança diante do mar!!!

O medo diante da força, do bramido das grandes ondas!


E que dançar com as gaivotas e com as ondas é a melhor coisa que existe!

 
O olhar e o sorriso da mãe a observar a filha!

 
O adeus... Ah... A gente vai, mas volta!

 
As lembranças que se leva para casa e para a vida, assim como o sorriso satisfeito \o/!



2 comentários: