domingo, 8 de agosto de 2010

Dom Helder Camara

Mexendo nos meus livros, naquele eterno organizar e bagunçar, que eu amo fazer sempre que posso, reencontrei um presente que um amigo me deu:


Uma lembrança da a mostra "DOM HELDER – CAMINHOS DA UTOPIA PARTILHADA”, montada pela Prefeitura do Recife no Natal do ano passado, eu não fui, ele e como trabalha na prefeitura trouxe esse mimo para mim.

Sou apaixonada pela história, pelo exemplo, pelas palavras de Dom Helder! Espero que a Igreja Católica não o transforme em Santo, tiraria o brilho dessa personalidade, afinal o que torna ele tão cativante aos meus olhos é seu lado humano, humano demais ao lutar por seus ideais.


Ah, a Wikipédia também tem uma definição para o Dom da Paz, segundo ela ele "foi um bispo católico, arcebispo emérito de Olinda e Recife. Foi um dos fundadores da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e grande defensor dos direitos humanos durante o regime militar brasileiro. Pregava uma Igreja simples, voltada para os pobres e a não-violência. Por sua atuação, recebeu diversos prêmios nacionais e internacionais. Foi o único brasileiro indicado quatro vezes para o Prêmio Nobel da Paz."

João Paulo II, em 1980, também esboçou uma definição interessante para Dom Helder, ele disse: “D. Hélder, irmão dos pobres, é meu irmão”.

Quanto a mim, me permito deixa aqui algumas frases dele que considero marcantes e que trago comigo como lições a carregar por todo a vida e que acho que definem quem foi esse homem melhor do que qualquer enciclopédia e até mesmo o Santo Papa.

"É possível caminhar sozinho. Mas o bom viajante sabe que a grande caminhada é a vida e esta supõe companheiros. Companheiro, etimologicamente, é quem come o mesmo pão."

"Religião não pode ser Museu em que a Gente comemore o que passou e passou... Só adianta comemorar o passado, na medida em que ele nos abrir os olhos para o presente e para o futuro."

"Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para permanecer sempre o mesmo."

"A fome dos outros condena a civilização dos que não tem fome."

"Eu gosto muito de problemas... eu gosto até de oposição, mas que haja lealdade, um jogo limpo, um jogo claro."

"Que importa que a sede fique em grande parte insatisfeita?" (ai dos saciados)

"Há criaturas como a cana, mesmo postas na moenda, esmagadas de todo, reduzidas a bagaço, só sabem dar doçura."

"Um dos meus anseios de chegar ao infinito é a esperança de que, ao menos lá, as paralelas se encontrem."

Um comentário:

  1. Gostei dessa frase:"Eu gosto muito de problemas... eu gosto até de oposição, mas que haja lealdade, um jogo limpo, um jogo claro."

    Quando há lealdade, tudo se resolve!
    Beijos querida, ótima semana a vc

    ResponderExcluir