quinta-feira, 20 de maio de 2010

"A Carne" - Júlio Ribeiro




Esse livro é minha mais nova aquisição, infelizmente não posso caracterizar esse livro como uma coisa fofa, “titininha” como diz minha irmã. "A Carne" é um romance publicado no final do século XIX de temática naturalista, então aqui o que vemos não é uma história movida pelo amor e sim pelas necessidades físicas dos personagens, seus anseios sexuais, especialmente os da audaciosa Lenita.

Alias, sobre Lenita, a narrativa aparentemente conta a história dela, uma moça que recebeu uma educada muito mais ampla que a maioria dos homens de sua época (o que se dirá das mulheres). Lenita perde sua mãe no berço e seu pai a educa como educaria a um filho homem, ao perder seu pai aos 22 anos, Lenita se ver emocionalmente abalada e muda-se para a fazenda de uma espécie de avô, o velho Barbosa, onde conhece Manuel Barbosa e o resto, bem, não vou contar a história toda.

Mas, não comprei esse romance por causa da história de Lenita, não que essa história não seja interessante, mas o que me chama atenção neste livro é que Julio Ribeiro traça um retrato muito interessante da escravidão, muito diferente do usual. Ele mostra escravos que não se conformavam com a escravidão e inúmeras características das relações senhor/escravo que foram ignoradas pela História e hoje estão sendo reencontradas.

O que a História academica apenas começa a retratar a partir da década de 80 do século XX a literatura já retratava com muita competência em pleno século XIX... E para além do “queijo” da Lenita, esse livro traz um retrato da escravidão e de como ela era vivenciada no campo e, como se trata de um discurso de época , ainda podemos analisar a visão que a sociedade branca tinha do negro, ou seja, para quem se interessa por história afro-brasileira, essa sem dúvida é uma leitura recomendada e vamos nessa \o/!!!

3 comentários:

  1. vou pedir para uma amiga me trazer o livro da proxima vez que vier a Portugal!


    obrigada pela partilha.


    csd

    ResponderExcluir
  2. Interessante você falar em cultura invés de falar em sexo, nesse livro.
    Realmente, há uma história que a companha a história principal, o pano de fundo negro.
    Cultos, maus tratos, crendices... O autor se preocupa em detalhar essa parte secundária da história, certamente porque ela é muito importante, ele quer chamar nossa atenção em um ponto, usa linguagem rude, despreza os personagens, dá juízo de valor...
    Quando um escritor faz isso nesse tipo de romance, certamente teremos que analisar a fundo pra entender a principal mensagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leandro a gente destaca o que está visível a nossos olhos, acho que não sou uma pessoa muito sexualizada, vai ver por isso destaquei a educação pouco usual da personagem e não sua sexualidade aflorada.

      E sim, gostei dos elementos da narrativa colocados em evidencia por você, se comentário completou o post, que alias já tem muito tempo, acho que hoje se fosse comentar esse livro o faria de uma forma totalmente diferente!

      Obrigada por compartilhar suas opiniões comigo, espero que vc leia essa resposta. Seja sempre bem vindo nessa caixa!

      Excluir