terça-feira, 23 de janeiro de 2024

Então me tornei o Frevo Nº 3

Na segunda semana de Janeiro Dandara, minha amiga, veio de Minas Gerais passar uns dias comigo. Foi uma visita muitíssimo agradável que encheu minha casa e meus dias de riso e companheirismo. Para celebrar uma visita tão especial nós fomos passear por todos os lugares bonitos possíveis em Recife e Região Metropolitana, nessas andanças, com alegria e pena, percebi que me tornei o Frevo Nº 3 de Antônio Maria.

"Sou do Recife/ Com orgulho e com saudade/ Sou do Recife/ Com vontade de chorar/ E o rio passa/ Levando barcaça/ Pro alto do mar/ E em mim não passa/ Essa vontade de voltar. 

Recife mandou me chamar/ Capiba e Zumba/ Esta hora onde é que estão?/ Inês e Rosa/ Em que reinado reinarão?/ Ascenso me mande um cartão.

Rua Antiga da Harmonia/ Da Amizade, da Saudade e da União/ São lembranças noite e dia/ Nelson Ferreira toque aquela introdução."

Recife é uma cidade bonita e todas as vezes que digo isso lembro de Mainha respondendo: "Recife é bonita, mas fede.". Ainda assim, as vezes fedorenta, tão desigual, tão fálica com aquele "Farol Avançado para o Atlântico" no marco zero que o humor acido dos recifenses chamam de "Pica do Brennand" quando piso nessa cidade sinto fortemente a sensação de "sou do Recife com orgulho e com saudades, sou do Recife com vontade de chorar" e então me torno o Frevo Nº 3.

Hoje moro em Vitória de Santo Antão, cidade localizada na Região da Mata Sul do estado de Pernambuco, mas quando alguém vem a minha casa a primeira coisa que faço e vê como vou levar a pessoa para Recife. Essa cidade onde o litoral é povoado literalmente por tubarões e as paredes dos muros tem pôsteres lambe-lambe dizendo "coragem, coração" aos quais respondo "estou tentando".


É uma cidade onde nas esquinas se espalham as estatuas dos poetas. Na foto abaixo eu seguro a mão do Ascenso Ferreira enquanto observo o entardecer banhando o Capibaribe e a Ponte Mauricio de Nassau, dessa posição tirei a primeira foto desse post.


A Torre Malakoff hoje é um observatório das estrelas meio capenga, abriga exposições de diversos artistas. Foi a Torre Malakoff a responsável por abrigar a Exposição Múltiplo Leminski quando ela esteve em Recife e eu fui e guardo até hoje o catálogo com muito carinho e amor. É um daqueles lugares nos quais fui feliz e sabia.


Na Igreja da Madre de Deus a gente encontra a Santa Maria Egipciaca, Santa Maria do Egito, tão languida e entediada, se eu fosse católica ela teria minha devoção. Gosto muito de visitar igrejas católicas centenárias e até hoje só encontrei uma imagem dessa mulher santa na Madre de Deus de Recife, isso se deve ao fato da igreja ser vizinha de um dos maiores e mais luxuosos prostíbulos da cidade o Chanteclair. Conta-se que quando a igreja sofreu um incêndio durante a celebração de um casamento foram as mulheres  do Chanteclair as responsáveis por salvar as pessoas e as imagens sagradas do tempo.


Na Igreja de Nossa Senhora da Conceição dos Militares no teto se expõe uma pinacoteca com Maria, mãe de Jesus enfrentando o Diabo em suas diversas formas dragônicas sob o olhar de Deus, as vezes até com o Menino Jesus nos braços a lua aos seus pés. A moldura de todos esses quadros desenhados no teto são um luxo barroco litorâneo com conchas e mais conchas, anjos e querubins pincelados de ouro e um pouco de absurdo. 


A gente entra em rua estreitas, vai cruzando os becos apinhados de comerciantes e de repente se vê na frente de uma igreja centenária que nunca tinha visto antes... Não fazia parte dos meus planos, mas cheguei sem querer ao Pátio do Terço enquanto estava a caminha ao Pátio de São Pedro, não resistir a uma foto em frente a grande porta de entrada da Igreja de Nossa Senhora do Terço, qualquer dia desses passo por ai para vê a missa e saber como essa igreja é por dentro.


Apesar de todas as minhas criticas a família Brennand, ir a Recife e não passar no Castelo Brennand é meio que inaceitável. Os Brennand são aquelas pessoas brancas que chegaram aqui com as caravelas, participaram do processo colonizador, lucraram horrores com isso e durante o século XX na pessoa do Ricardo Brennand resolveram tornar pública sua coleção de obras de arte e derivativos. O Castelo Brennand é um dos maiores museus da América Latina, tão cheio de obras de arte entulhadas que as vezes parece uma imensa bagunça mais ou menos organizada.

Sempre que vou no Castelo Brennand me pego observando a estatua que representa Zeus transformado em cisne para ter uma relação sexual com Leda. Quando li essa história pela primeira vez na adolescência me perguntei como podia um cisne ter relações sexuais com uma mulher, acho que só quando vi essa imagem no Jardim do Castelo Brennand cheguei a uma compreensão sobre o tema. Os gregos podem ser muito assustadores quando o assunto é zoofilia.


A presença da Dandara aqui na minha casa nos levou a uma jornada marcadas por longos cafés da manhã ao raiar do dia e tarde de muitos passeios. Visitamos as Igrejas Antigas do Recife, o Cais do Sertão, o Pátio de São Pedro, Marco Zero, Paço do Frevo, Casa da Cultura enquanto caçava-mos carimbos. Foram dias de muitas andanças, muitas risadas. Dandara não da muita risadas nas fotos, mas eu não me faço de rogada não, fui muito feliz nesses dias, espero que ela também tenha sido. Foi ótimo rever minha cidade, descobri como uma recifense pode virar um frevo na deliciosa experiência de andar com uma amiga carinhosa e paciente cheia de humor e beleza.


Não tenho como expressar minha gratidão a Dandara por pisar comigo no chão da minha cidade natal e se prestar a ouvir nossas histórias.

5 comentários:

  1. O passeio e a companhia deve ter sido delicioso! conseguiu transmitir isso em cada click e em cada palavra escrita aqui. Adorei!

    ResponderExcluir
  2. Pelo visto fpoi maravilhosa a visita da amiga Dandara e muitos passeios, risadas e bons papos só fazem bem! Coisa boa! beijos, chica

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem? Conheço Recife! Naveguei por esse rio...Bjs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. sempre quis conhecer recife. e sim, as obras de brennand e os prédios. bom, as igrejas católicas tb fizeram parte do processo colonizador abominável. lindas fotos, devem ter sido lindos os passeios. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  5. Nossa, que legal Jacilene!! Fiquei com vontade de estar passeando com vocês. ^^ Que dias lindos vividos e contados aqui. Achei bem legal os registros escritos e fotográficos. Gostei muito da foto do pôster lambe-lambe e achei belíssima a moldura em barroco litorâneo. =)
    Um abração. =)

    ResponderExcluir