domingo, 24 de dezembro de 2023

Exposição "Comigo Ninguém Pode: a pintura de Jeff Alan"


O Ano Letivo 2023 acabou sexta-feira em Jaboatão dos Guararapes, agora só falta o Conselho de Classe do 4º Bimestre e a Confraternização dos funcionários da escola a ser realizada no dia 29/12, e, para concluir meus registros desse ano gostaria de registrar que levamos 45 estudantes dos 8º Anos e 45 dos 6º Anos para vivenciarem a experiência de ir em uma exposição de arte no Espaço Caixa Cultural no Marco Zero do Recife.

Nem só de fracassos pedagógicos se vive, vez ou outra nós temos um momento ou outro de sucesso e achei que essa experiência foi bem exitosa. Foi maravilhoso ver meus e minhas estudantes que são majoritariamente negros e negras desfrutando da experiência de se verem protagonistas de algo que não seja cenas de violência de todo tipo.


O Jeff Alan é um artista negro, recifense, periférico e de renome internacional. Nessa exposição ele retrata pessoas de seu cotidiano, a si mesmo, estudantes no caminho da escola, homens e mulheres entendendo que somos pessoas com muitos sonhos e que carecemos de muita coragem para realizar nossos sonhos.


Amei cada quadro e amei muito mais ter a possibilidade de desfrutar de um espaço que amo junto com meus estudantes. Isso é a realização de um sonho, do meu sonho de professora, o sonho de desfrutar da vida, da arte, dos lugares bonitos da cidade junto com meus estudantes.





Aproveitamos para desfrutar do ambiente externo a Caixa Cultural, fomos ao Marco Zero em si tirar foto no nome RECIFE, os 8º anos ainda foram visitar o Museu Paço do Frevo, os 6º não foram ao Paço por serem menos e mais agitados e a gente precisar ter um cuidado maior com o horário de traze-los de volta para casa.


Adorei essa imagem na qual vou caminha em direção aos estudantes... tem qualquer coisa do esforço da minha vida que consistem em ir de encontro a essas crianças e fazer alguma diferença positiva na trajetória deles e delas.



A sim, esses momentos de aprendizagem fora dos muros da escola só foram possíveis graças a Ana Paula, profª de Educação Física, Darlan, profº de Geografia, Lourdes, profº de apoio, Marili e Ana, nossas Supervisoras Educacionais e Mauricio, Profº de Artes. Foi maravilhoso!

Por fim, gostaria de deseja Feliz Natal a todos e todas e todes que passam por aqui! Obrigada por todos os comentários carinhosos! Desejo que coisas boas nos aconteçam que nessa noite mágica Jesus nos visite e realize os desejos do nosso coração. Que dias melhores aconteçam, boas parcerias floresçam, nossas crianças possam crescer com alegria e ternura realizando seus sonhos.

4 comentários:

  1. Que coisa boa poder v er exposição assim e os alunos devem ter gostado1 Boas férias agora, boas curtições!



    Feliz Natal ,bem abençoado e iluminado!🎄🤶🏻🎅🏻🎄 beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. verdade, muito bom ver sucesso. belos passeios. boas festas. obrigada tb pelo seu blog inspirador. vendo a arte de lecionar mudando vidas. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  3. E tenha certeza que você faz a diferença na vida destas crianças. Que você siga tendo energia, vitalidade para esse esforço continuar gerando sorrisos. Feliz Natal!
    Obrigada sempre pela companhia nos blogs!

    ResponderExcluir
  4. Que dia diferente. Imagino o quanto você deve ter ficado feliz ao realizar este sonho. Tenho certeza que este dia ficará registrado com muito carinho na memória de seus alunos. Saiba que você faz a diferença!
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir