quinta-feira, 21 de dezembro de 2023

Diário de Novembro de 2023: Pombos, Bonito, Moreno, Caruaru & Recife.

Abri o blogger alguns dias atrás com a intenção de dar uma olhadinha nas coisas sobre as quais as pessoas amigas estão falando, entrei no blog da Débora "Contadora de História" e encontrei uma sequência de post formando um "Diário de Viagem" muito gostoso de ler. Baseada nessa vibração comecei a montar um post com pequenos registros de coisas que fiz em novembro para não deixar as lembranças se perderem.


Como é comum na vida das professoras, esses meses finais do ano costumam ser muito intensos, sugam nossa alma, espírito e corpo, por isso o post demorou a ser concluído. Só estou concluindo ele agora por já ter terminado a atualização das cadernetas on-line, minha única pendência são as recuperações finais de duas dúzias de estudantes. A imagem de capa desse post é Lion, por motivos dele ser a coisinha mais linda do meu multiverso, comentei em meu último post que ele estava adoentado e folgo em dizer: ele melhorou, Graças a Deus!

Silas, meu ex-aluno e filho de minha amiga Rosimere, precisava fazer uma prova de concurso na cidade de Pombos, como a cidade fica próxima a Vitória de Santo Antão, acabei indo junto para dar aquela força e aproveitar para conhecer mais uma cidade vizinha.


Pombos é aquela cidade pequena, já foi inclusive distrito de Vitória. É fácil de chegar pois é cortada pela BR-232, sendo assim os ônibus com destino a Caruaru, Bonito, Garanhuns etc. passam por ela indo e voltando. Ah, propósito, também é possível ir de uber, mas não é possível sair de uber, a única forma de sair é lotação ou esperar os ônibus intermunicipais.

Pombos não tem muito a oferecer em termos de turismo, mas eu e Rosi, ainda assim acabamos aproveitando o cenário da "Paróquia Nossa Senhora dos Impossíveis e São João Batista" para tirar umas fotos. Mesmo tendo cancelado minha conta no instagram, entendo o valor de produzir e guardar imagens de si para acompanhar as mudanças no corpo, na postura, na vida. Entendo bem o valor do registro, o que atualmente me falta é entender o valor da publicação massiva desses registros nas redes sociais.


Voltando ao tema de nosso passeio a Pombos, Silas estava bem nervoso antes da prova e foi um dos últimos a sair do prédio, parecia um zumbi no final, mas achou a experiência tranquila. Estamos aguardando o resultado, porém sem muita pressão, foi só o primeiro concurso dele, ele é bem jovem, acabou de terminar o Ensino Médio, ainda tem muita coisa para viver.


Enquanto ele fazia a prova, para matar o tempo e contornar o nervosismo da mãe dele também, fomos andar pela cidade. Conhecemos a praça central e fizemos um lanche enquanto falávamos sobre a vida, os amores, desamores, o crescimento das crianças, os planos para o futuro, os desafios para a concretização desses planos.


No conjunto vivemos uma tarde de domingo muito agradável e leve.



Outro momento de novembro foi um "bate & volta" em Bonito para passar o dia em um hotel com piscinas, laguinho e coisas do gênero.


Confesso que estava bastante enfadada nesse dia, não consegui aproveitar tanto quanto gostaria, mas me rendeu fotos que amei profundamente e gostaria de colar nas páginas de algum lugar e esse lugar vai ser aqui mesmo.



Outro evento marcante foi o aniversário de Silas. Ele mora em Moreno, outra cidade vizinha de Vitória, porém bem mais acessível que Pombos, pois integra a Região Metropolitana do Recife (quase saindo dela, é verdade, mas integra). Teve festa para 5 pessoas, muita conversa, bolo, salgadinhos, doces e mais uma voltinha na praça. Uma das coisas que mais gosto em viver minha vida em cidades fora, ou quase fora, da Região Metropolitana do Recife é a existência das praças como locais de vivência comunitária. Ir na praça tomar um sorvete, comer um pastel, tirar uma foto na fonte de água para mim é o auge.




Outra aventura de Novembro foi ir a Caruaru comprar roupas para viver o ano de 2024. Caruaru de dia é quenteeeee, como se espera de uma cidade localizada no Agreste de Pernambuco. Ao longo da tarde o calor vai cedendo e a noite vai se tornando bem fria. O que me causa o maior estranhamento da vida é o fato de tanto o frio quanto o calor em Caruaru ser seco, por ter vivido toda minha vida em regiões próximas ao litoral estou acostumada a certa umidade no ar e ausência dela me deixou levemente aflita.


Em Caruaru, aproveitamos para encontrar Goreti, amiga de longa data de Rosi, a qual acabei pegando afeto também. Ela tem um ótimo papo, é totalmente sem frescura, nos recebe quando vamos a Caruaru e torna nossas passadas por lá muito melhores do que poderiam ser sem ela.

A foto abaixo poderia ter aquelas legendas: "Deixe elas, elas são professoras, elas estão gastaram o adiantamento do décimo em roupa, elas são o cão!"


Pernambuco é um estado horizontalmente grande dividido em Litoral, Zona da Mata, Agreste e Sertão. Vivi os primeiros trinta anos da minha vida no Litoral, atualmente resido no centro da Zona da Mata Sul onde se localiza Vitória e Pombos, Moreno teoricamente faz parte da Região Metropolitana do Recife, mas a cultura social da cidade dialoga muito mais com a Zona da Mata Sul. Caruaru é considerada a capital do Agreste, trata-se de uma cidade com ar de centro comercial, o que de fato é, um polo revendedor a grosso e a varejo de roupas e tudo o mais que se possa imaginar. Caruaru ainda tem em si a força do São João, em junho cerca de quatro milhões de pessoas se dirigem a ela para viver essa festa popular importantíssima para nós nordestinos.

Parece mentira, mas ainda deu tempo de dá um pulo em Recife com o intuito de vê a "Exposição Armorial 50 Anos" em cartaz no Museu do Estado de Pernambuco na companhia de Gisele. Essa exposição por si só merecia um post inteiro para ela, inclusive tirei fotos para tornar esse post possível, todavia, só Deus sabe se terei forças para fazer tal coisa. Fica aqui o registro simples de outra tarde de domingo agradável cheia de arte e cultura pernambucana.




É isso, esse foi meu pequeno Diário de Novembro de 2023. O lado mais lúdico para equilibrar com o lado mais pesado e cansado.

3 comentários:

  1. não sabia da cidade de pombos. bonito deve ser lindo. teve uma exposição por aqui como essa. adorei as histórias. sim, fim de ano é sempre corrido. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  2. Quanta coisa legal em novembro.Passeios, vistas à outras cidades.Adorei as de Bonito!
    E que bom que teu Lion melhorou!

    FELIZ NATAL e um lindo, bem abençoado 2024 pra ti e todos os teus! beijos, chica

    ResponderExcluir
  3. Oi, Jacilene. =)
    Fico feliz que tenha conseguido te inspirar com as minhas postagens. ^^ Eu gosto muito de ler e de escrever nesse estilo mais diário.
    Estou impressionada com a quantidade de cidades que visitou em apenas um mês. Pelo jeito você conseguiu aproveitar bem novembro e de um jeito bem divertido. Eu sinto um carinho especial por cidades do interior. E achei super interessante você ter conseguido fazer atividades diferentes em cada uma delas. Inclusive, já registrei Bonito como destino a ser conhecido. Gostei muito das suas fotos de lá. ^^
    Também gostei demais das suas camisas de Alice e Lisa Simpson. E me diverti demais com as possíveis legendas da foto com as amigas em Caruaru. (hehehe) Foi uma delícia ler essa sua postagem. ^^
    Feliz 2024!!! =)

    ResponderExcluir