domingo, 24 de setembro de 2023

... há de azul também cansaço...

"Então, pintei de azul os meus sapatos
por não poder de azul pintar as ruas,
depois, vesti meus gestos insensatos
e colori as minhas mãos e as tuas.

Para extinguir em nós o azul ausente
e aprisionar no azul as coisas gratas,
enfim, nós derramamos simplesmente
azul sobre os vestidos e as gravatas.

E afogados em nós, nem nos lembramos
que no excesso que havia em nosso espaço
pudesse haver de azul também cansaço.

E perdidos de azul nos contemplamos
e vimos que entre nós nascia um sul
vertiginosamente azul. Azul."
(Carlos Pena Filho)

Ultimamente estou o puro suco do desmantelo. Cheia de trabalho da escola, mil coisas na cabeça, um tantão assim enorme de angustias minhas misturadas a angustias de outras e outros. No entanto, outro dia fui visitar uma amiga minha que mora em Moreno, uma cidade próxima a Vitória de Santo Antão e foi um dia leve no qual andamos pelas ruas da cidade, paramos pelos cantos e tiramos fotos.


A Igreja Matriz da Imaculada Conceição de Moreno é bem bonita, domina a paisagem do centro e se tornou cenário de fotos bem bonitas. Ando cansada, cansadíssima, desmantelada de tão cansada.

[...] há de azul também cansaço.
Um cansaço vertiginosamente azul. Azul.


Eu e Rosi! Uma parceria que vem desde 2017!


 

5 comentários:

  1. Que bom que foste dar uma passeada e encontrar tua amiga! Lindas fotos! Ótima semana, tudo de bom!

    beijos praianos, chica

    ResponderExcluir
  2. adorei as fotos. passear é bom. fique bem. boa semana. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  3. Sabe aquela frase que te desmonta? É essa aqui: "E afogados em nós, nem nos lembramos
    que no excesso que havia em nosso espaço pudesse haver de azul também cansaço.". Nós? São amarras que nos prendem? Ou somos, simplesmente, nós? Sou um apaixonado pelo azul, amo, amo, amo, mas esses versos me desconcertaram. Sem contar que adoro o título do teu blog. Pandora é tudo de bom.
    Linda semana pra ti.

    Marcio

    ResponderExcluir
  4. Que bom que apesar do cansaço, você conseguiu tirar um tempo para passear com sua amiga. Tenho certeza de que isso ajudou a renovar um pouco as energias. Ficou muito muito muito legal a foto com a Igreja Matriz. Inclusive, que arquitetura linda a da igreja. Bem legal. =)

    ResponderExcluir
  5. Que bom que parou um tiquinho e foi ver uma amiga. Amigos nos recarregam, também tô nessa vibe de precisar tirar um tempinho pra mim.
    Adoei as fotos, o texto e o poema.
    Beijo, beijo!
    She

    ResponderExcluir