quinta-feira, 17 de agosto de 2023

Não tem nada a ver comigo...

"Eu ganhei paz, quando entendi que nem tudo é um ataque pessoa. Às vezes as pessoas são amargas, grosseiras e medíocres porque suas vidas já são péssimas. Cada um oferece o que tem e na maioria das vezes isso não tem nada a ver com você, é um problema interno deles." (@jeyleonardo)

Navegando nas redes sociais, ontem, topei com essa reflexão do Jey Leonardo. Estou pensando nela até agora enquanto processo os eventos de minha vida trabalhista dos últimos meses, semanas e dias.

Não dá para contar nada em detalhes e nem superficialmente, mas se fosse contar as conclusões finais dialogariam bem com a reflexão do Jey. Muitas das coisas as quais as pessoas nos submetem não tem a ver conosco, acredito também que o contrário é verdade.

Talvez todo mundo consiga lembrar de algum momento no qual foi desagradável com alguém, mas o problema não era o outro em si e sim o momento que estávamos vivendo e a forma como ele estava nos incomodando e nos levando a ser menos tolerante e paciente.

Estou aqui pensando, analisando minhas memórias e sentimentos e tentando entender o quanto as ações das pessoas se relacionam e respondem realmente as minhas ações e quanto elas não tem nada a ver comigo.

4 comentários:

  1. Perfeita frase essa! Não podemos pensar que sempre estamos na mira do tira,rs... Bela reflexão!
    beijos praianos, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  2. sim, gosto daquela frase que a agressão que uma pesso, fala muito mais sobre ela do q sobre a gente. sim, cada um tem o seu histórico. ninguém pode nos oprimir, mas tem gente que é só isso q pode oferecer. não pegar pra gente ajuda. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  3. Que a gente possa se lembrar dessa frase porque cada vez mais enfrentaremos esse tipo de situação: as pessoas não dormem bem, não comem bem, têm subempregos, tem trânsito, enfim, tá pesado a coisa... e é bem comum que despejem em alguém que pode ser a gente.
    É mesmo uma boa reflexão pois não é nada fácil ser "esse alvo".
    Fique tudo bem aí. Beijo
    ana paula

    ResponderExcluir
  4. Olá, Pandora. Faz algum tempo, tenho me encontrado com seus comentários em blogs que sigo, e depois de um inverno que me castigou, hoje te vi lá na Ana Paula e fiquei com vontade de conhecer teu espaço. E já gostei do que vi lá pelo início, pelo seu perfil. Principalmente quando você cita o Mito de Pandora. Prometeu e Epimeteu já foram meus personagens.
    Em outro dia, quero voltar com mais tempo, pois suas crônicas e textos, por vezes, são longos e densos (li 4 deles, na sequência deste aqui), e merecem mais atenção. Não são para leitura única, pois as entrelinhas nem sempre se mostram na primeira leitura. Então, façamos com mais calma e dedicação.
    Já quanto a esta última postagem, acredito que o J. Leonardo está coberto de razão. O momento influencia demais, e vai saber o que estava acontecendo com aquela pessoa que acabou agindo de forma áspera conosco, não é? O fato é que nos últimos tempos, um certo egoísmo toma as pessoas, e esquecemos de olhar para os outros. Como eles estão? Estão com problemas? Muito atarefados? Magoados? Chateados? O mundo ficou assim, com muita correria e poucos sorrisos. E tem um problema, as leis da física, mais especificamente as de movimento, que citam que "toda ação gera uma reação". Então, temos rudeza sendo recebida com rudeza. Uma pena. Precisamos desacelerar, é o que penso.
    Menina, mais depois eu volto, com mais tempo. Para agora, ótima reflexão a sua. Linda semana pra ti. Abraços.

    Marcio

    ResponderExcluir