quarta-feira, 2 de agosto de 2023

23ª FENEARTE

No Centro de Convenções de Olinda, cidade próxima a Recife, acontece todo ano a Feira Nacional de Negócios do Artesanato (FENEARTE). Segundo a lenda, site do evento, essa é o maior evento do segmento de Artesanato na América Latina e reúne artesãos e artesãs de várias regiões do Brasil e da América Latina.

Desde que me lembro vejo matérias sobre esse evento na televisão, mas esse ano foi o primeiro no qual consegui finalmente ir a esse evento que realmente é grande e lindooooooo e, se depender de mim, todo ano estarei lá.

É muito gostoso está em meio a tanto artesanato, tive a impressão de está viajando pelo Brasil. Encontrei pessoas de todas as regiões do Brasil e pude conversar com gente vinda de Minas Gerais, Belém do Pará, Rio Grande do Sul, Amazonas, Sertão de Pernambuco e por ai vá... Conversei bastante, provei alguns sabores diferentes, foi uma tarde e inicio de noite bem tranquilo e gostoso de se viver.

Fui com uma amiga que gosta muito de fotos, voltei com vários registros de mim mesma. Alguns registros não gostei muito, mas por experiência própria, com o passar do tempo acabo gostando mais das fotos pois se tornam recordações da versão de mim daquele momento no qual a foto foi tirada.




Acho muito interessante também como a arte nordestina gosta de reler os personagens do Novo Testamento da Bíblia. Tenho um constante encantamento por essas imagens e uma vontade de trazer para casa como peça de decoração e companhia simbólica. Achei muito lindo esse São João com o Carneirinho e a Nossa Senhora.


A feira também tinha vários cantinhos para a gente sentar e descansar com coisinhas para vê. Essa sou eu olhando fotos em monóculos pendurados em cordas. Muitas fotos da família do meu pai e da minha mãe são guardadas nesses aparelhinhos, quando eu era criança lembro deles me mostrando suas fotos de infância nesse aparelhos.


Para quem não sabe o que é um monóculo, deixo aqui uma foto como referencia. Li na internet que atualmente tem pessoas que usam eles como suporte para lembrancinhas de casamento e batizado provando o quanto existem pessoas nostálgicas nesse mundo de meu Deus.

Trouxe comigo alguns doces de lembrança, já os comi, alguns artesanatos de Belém do Pará e Minas Gerais e uma colcha de pano de rede tradicional do Nordeste. Pretendo fazer um post com as coisas que trouxe tanto da Imagineland como da FENEARTE. Espero consegui, pois ultimamente eu digo a mim mesma que vou escrever, vou registrar, adio e termino não fazendo.


5 comentários:

  1. Maravilhosa Feira, cheia de lindas e bem típicas artes!
    Adorei! Gosto e lembro bem dos monóculos...beijos, chica

    ResponderExcluir
  2. Oi, Jaci,

    Eu amo uma feira de artesanato. Aonde quer que eu vá, por esse mundo afora, sempre procuro descobrir como ver o artesanato local. Os monóculos são bem interessantes, minha mãe tem imagens dos filhos em monóculos, rsrs.

    Beijo

    ResponderExcluir
  3. tudo muito lindo. fico fascinada com a criatividade do brasileiro. é muito talento. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  4. Enquanto fui me encantando com tua postagem, fui também me dando conta que há muito tempo eu não vou a uma feira de artesanato. É de uma riqueza tão delicada e poética, pensar nas mãos hábeis, no passar de mãe para filha...
    ah, por favor, escreva, mostre-nos teus cantinhos decorados com essa arte tão linda!
    Beijo, ana paula

    ResponderExcluir
  5. Que feira maravilhosa! Imagino que tenha conseguido aproveitar bastante. E que bom que estava com a sua amiga que gosta de tirar fotos, é bom ter registros do que a gente viu e viveu. Fiquei curiosa para saber o que os monóculos da feira mostravam. E espero que você consiga fazer a postagem mostrando o que trouxe da feira. =)

    ResponderExcluir