sábado, 24 de junho de 2023

A contagem não feita dos dias...


Quando a gente para assim, em um inicio de uma noite de feriado, o tempo frio, o cheiro de fumaça e fogueira de São João ainda no ar, parece que os dias passaram rápido demais. Um instante atrás era Carnaval e agora já se foi metade de um ano. Talvez isso aconteça devido a contagem não feita dos dias, eles vão passando em sua velocidade corriqueira. Independente da gente sentir ou não, o tempo passa.

Outro dia vi o tempo na minha frente. Foi tão súbito que quando penso ainda me sinto abalada. Um dos meus antigos estudantes veio buscar um documento na escola e passou na biblioteca para me cumprimentar. Fiquei absudada, um homem feito e quando olhava ele se movendo, conversando, contando do trabalho, de como a vida está, só via o menino que me trazia o caderno para ser corrigido, ganhando um doce vez ou outra por responder uma pergunta, sorrindo displicentemente dentro daquele tempo brevemente infinito das tardes escolares. Eu vi o tempo! Vi como que a "vida passa e não fica, nada deixa e nunca regressa,/ vai para um mar muito longe...".

Essas pessoas adolescentes viram mesmo homens e mulheres, mudam completamente, crescem, vem nos visitar na hora do nosso almoço, apertam nossas mãos, nos dão abraços, voltam para as suas vidas, a hora do almoço acaba, o sinal toca, a gente volta e vê aquela infinidade de adolescentes, o presente se impõe ao passado, o tempo segue sem ser visto... mas, quando paro para pensar a contagem não feita dos dias me impacta novamente e penso: "Eu vi o tempo!"

Na casa dos meus pais em Igarassu estamos agora vivendo uma época diferente. A gente nunca sabe quando um ciclo vai se fechar, então ele se fecha e a gente descobre. Nossa cachorrinha caramelo, Pixita, que meu pai tratava como uma filha e era uma amiga e companheira para todos nós, foi para o céu dos cachorros depois de 14 anos conosco. Ainda estamos muito tristes. Nós criamos os animais e os animais nos criam e é muito triste se despedir deles. Sempre gostaria de desfrutar mais um pouco da companhia de Pi nos fins de tarde e inícios de manhãs.


Sempre é muito tempo, mas eu sempre gostaria de levantar a cabeça depois de finalizar um livro e vê ela por ali, nem perto e nem longe. Não sou uma grande entusiasta de animais, Deus e quem me conhece sabe, mas gosto dos meus amigos e da minha família e Pi sempre foi uma amiga e um membro da família.

No último dia 30 de Maio completei 37 anos de vida. As vezes me sinto tão satisfeita com a vida que me pergunto se está tudo certo comigo. Tenho tristezas e anseios, ainda quero comprar uma casa, me sinto muito cansada em fins de bimestre, quando muita coisa acontece ao mesmo tempo me sinto exausta e só quero passar cada segundo livre em casa dormindo, mas me sinto satisfeita com a vida. Não tenho vontade de viver em outra cidade, arrumar mais um emprego ou fazer outras além das que já faço. Gosto das pessoas amigas que tenho em minha vida, mesmo quando me aborreço com elas. Outro dia acordei cedo demais em um sábado, olhei a estante bagunçada e coloquei ordem nela. Achei tão bonita a imagem formada diante de mim, tirei uma foto.


Minha irmã customizou uma moldura antiga, fez um mosaico de fotos antigas e jovens e me presenteou com ele. Fiquei muito emocionada, as vezes choro olhando as fotos, sou uma pessoas nostálgica.


Alexandre me presenteou com um livro Katherine Mansfield. Rafael me mandou uma mensagem linda, daquelas que me fazem chorar sem tristeza.


Estou amando a aventura intensa, emotiva e assustadora de ser uma mulher Balzaquiana. Falta pouco para acabar ou três anos é muito tempo? Não sei! Sei apenas que só se vive um dia por vez. Mesmo quando percebemos a contagem não feita dos dias eles implacavelmente passam, apenas um de cada vez, mas passam.

7 comentários:

  1. Pandora, que lindo céu trouxeste! E a vida simplesmente voooooooooa! Ainda ontem estávamos no Natal e agora, quase julho !
    E tu, 37? Parabéns e felicidades muitas! Tenho exatamente o dobro dos teus 37...Já om 74 na cacunda,rs....

    Pena a morte da cachorrinha amiga. Fazem muita falta!

    Lindo o gato e o mosaico de fotos!

    Boas leituras por aí ,trabalho, felicidades e muitas coisas boas! beijos, chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia! Vim avisar que acaba de entrar céu por lá! Obrigadão! abração, lindo domingo, chica
      https://ceuepalavras.blogspot.com/2023/07/blog-post_9.html

      Excluir
  2. que foto linda! o gatinho!! não li esse livro. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  3. Fico um tempo sem visitar este seu blog com postagens excelentes, mas quando venho leio, suas palavras e sinto, como agora, que você jovem e eu aos 74 anos, podemos ter afinidades e pensar de forma parecida sobre alguns tema. Parabéns pelo seu novo ciclo. bjsss. Tenho o seu blog linkado, assim estarei mais vezes por aqui. Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Eu me sinto feliz em apenas terminar minha lista de afazeres, e está em paz de espírito. A sociedade às vezes nos cobra grandes realizações, quando na verdade estou feliz simplesmente por ter seguindo com minha rotina tranquila.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As vezes eu penso que existir já é uma baita realização.

      Excluir
  5. Em primeiro lugar, sinto muito pela cachorrinha de vocês. Acho que nunca estamos preparados para perdas assim mesmo sabendo que faz parte do ciclo da vida.
    Sobre o tempo, ele realmente voa. Quando percebemos já se foram meses, anos. Meio que a gente não se dá conta dessa passagem do tempo.
    E feliz aniversário!!! Muitas felicidades e muita coisa boa na sua vida sempre!!!

    ResponderExcluir