domingo, 28 de maio de 2023

"Alinhando os chakras" ou "Lembrando de viver um dia de cada vez"

"Os chakras são centros energéticos distribuídos pelo corpo, originários das escrituras sagradas do hinduísmo – a palavra chakra significa “roda” em sânscrito e, não à toa, eles estão em constante movimento. Sua comunicação se dá por canais condutores, chamados Nadis, por onde passa nossa energia vital."

Embora professe uma religião nascida na Ásia, não sou hinduísta, mas quando estou nervosa digo coisas como "meus chakras estão desalinhados" e quando vou me estabilizando emocionalmente afirmo "estou realinhando os chakras". Essa semana foi uma semana de realinhamento e foi totalmente fora das minhas expectativas.

Ao contrário do que imaginei, consegui descansar bem, dei minhas aulas na segunda, terça e sexta e a atividade proposta pelo sindicato para pressionar o prefeito a cumprir a Lei do Piso do Magistério e reajustar nossos salários em 14,95% junto com muita gente conhecida e amigas queridas (Raphaela e Cirlene).


Alguns compromissos foram cancelados, adiados ou simplesmente não aconteceram. Na quarta-feira choveu tanto que a atividade de Formação Continuada foi cancelada, eu estava no meio do caminho, voltei para casa. Minha amiga não entrou em contato, acabei não indo almoçar com ela, estou com a sensação dela ter esquecido desse compromisso.

No meio tempo, entre um dia e outro de trabalho, acabei dormindo muito. Cheguei em casa as 18:30 e às 19:30 já estava dormindo, acordava no horário do ir a aula e ao chegar em casa repeti o exercício de dormir cedo. Nos dias em que fiquei em casa, não só dormi cedo como também cochilei à tarde. O sono cura e restabelece. Dormir alimenta.

Também consegui limpar minha casa. Botei roupa na máquina. Organizei algumas bagunças. Elaborei material didático para minhas turmas. Fui ao mercado, fiz a feira no sábado pela manhã. Reguei minhas plantas, meu ora-pro-nobis está lindo e consegui tirar algumas folhas dele para fazer suco e enriquecer o molho de um peito de frango.

Vi o cacto com o qual Gisele me presenteou no Natal passado florescer pela primeira vez dentro de minha casa, debaixo dos meus cuidados. É muito bom ter a companhia das plantas, sinto como se elas me ensinassem a ter paciência, a absorver a luz do sol, a estar no aqui e no agora.

Fui caminhar no inicio da tarde, li os volumes de Mao, mangá da Rumiko Takahashi e um romance da J. K. Ward, autora de romances sobrenaturais pela qual sou apaixonada.

A vida seguiu, um dia depois do outro, um dia de cada vez. As manhãs primeiros, depois as tardes e então as noites. As coisas vão acontecendo e se a gente sobrevive então pode contar nossas histórias, ponderar sobre os fatos. O Salmo 19 continua sendo o Salmo da minha vida.

"Um dia faz declaração a outro dia, e uma noite mostra sabedoria a outra noite."

(Salmos 19:2)

As células do meu corpo ainda sentem certa agitação, mas está uma tarde iluminada, uma borboleta invadiu minha sala, uma canção de um dos meus músicos coreanos está tocando. Bem aventurados os músicos coreanos, pois eles também fizeram parte da construção desse meu estado de reequilíbrio e me ensinaram o valor de uma playlist amiga para as horas incertas.

Gostaria de agradecer a Marina Menezes, Chica e Pedrita pelos comentários no último post. Obrigada mesmo. Foi ótimo ler vocês nos últimos dias. Obrigada pela paciência e pela generosidade da escuta.


3 comentários:

  1. Nada tens a agradecer! De minha parte sempre ganho te lendo! E realinhar nossos chakras, alinhar nossas vidas, descansar, recuperar forças só pode dar outro astral. Até a borboleta sentiu o bom clima e te visitou, chamando para a escrita! beijos, linda semana, chica

    ResponderExcluir
  2. ah querida, imagina, tenho um grande carinho por vc e seu blog. linda postagem, adorei as fotos e a alegria delas. fique bem. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  3. Olhar para as flores do cactus, é deslumbrar-se com a paciência.
    Acho que pude sentir a serenidade da tua casa que é um reflexo teu!
    Tantas maneiras de se equilibrar e alinhar os chakras é mesmo muito bom. Que você fique bem e tenha momentos de descanso.
    fiquei muito curiosa com essa religião nascida na Ásia, qualquer dia se puder, e conta!
    Beijos Jaci!

    ResponderExcluir