domingo, 25 de dezembro de 2022

Itamaracá é uma ilha encantada


"Itamaracá é uma ilha encantada
Lugar mais bonito que eu vi (o Lugar mais bonito que eu vi) 
Itamaracá é um reino encantado 
E todos são reis por aqui"
(Reginal Rossi)

A Melhor decisão que tomei nos últimos meses foi aproveitar uns dias de folga e ir para Itamaracá! Nossa! Paraíso é Itamaracá!

Em Novembro houveram alguns feridos e com o total de nenhum dinheiro extra decidi junto com uma amiga e o filho dela passar alguns dias na Ilha de Itamaracá, litoral norte do estado de Pernambuco. De todas as escolhas e decisões que tomei em 2022, essa foi a melhor. Não teria aguentado terminar esse ciclo de vida como profissional, irmã, filha e pessoa no mundo sem essa pausa.


Rose, minha amiga, e o filho dela Silas Gabriel, são excelentes companhias. Aquelas pessoas que tiram fotos ótimas da gente, puxam boas conversas, aceitam nossos desabafos, nos fazem rir de tudo e qualquer coisa e acrescentam conhecimento a nossa vida. Conversas cheias, mesmo quando a gente esta comentando sobre o vazio.


E o mar? O que dizer do mar? Restaurador de energias, condutor de emoções boas! É uma delícia está envolta em água salgada, areia, céu azul e imensidão. Me sinto pequena diante do mar e ao mesmo tempo imensa. É um alivio tão grande!


Esse foi um ano pesadíssimo para tem o mínimo de consciência política, mas quem é da educação foi ainda mais pesado. Em muitos momentos mais que viver precisei sobreviver, mas com pessoas amigas em um litoral agradável, caminhando pela areia fininha, sentindo o sol me senti vivendo e vivendo bem. Comendo batata frita, conversando com Silas sobre a evolução das espécies, tomando água de coco verde, dando risadas com o humor afiado de Rose, repassando nossos dias de luta sem glória.
 

O Inferno não é tão longe, mas o Paraíso também não está em outra dimensão. As vezes o paraíso é a companhia dos amigos a beira mar em um intervalo de tempo curto e bem bom.



Em outras épocas eu evitei muito tirar fotos minhas, especialmente de corpo inteiro. Aprendi com o tempo o valor desses registros. O tempo passa, leva e traz coisas a nosso corpo e atualmente gosto de registrar para comparar e senti o que muda, não muda. Quero ter registros visuais das épocas da minha vida.


Jacilene, aos 36 anos, em Itamaracá em Novembro de 2022, vivendo um dia de cada vez, tentando não pensar nas coisas do por vir e ao mesmo tempo tentando reabastecer as baterias para aguenta-las.



4 comentários:

  1. Que lindo lugar! Aproveita bem! Feliz Natal! beijos, chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,  Acaba de entrar céu teu por lá!  Obrigadão!  bjs e linda semana, chica

      https://ceuepalavras.blogspot.com/2023/01/blog-post_15.html

      Excluir
  2. muito lindo, aproveite. lindas fotos. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  3. Jaci, como você sinalizou num comentário em meu blog, a vontade de ler Humanos Exemplares, eu gostaria que você ouvisse a escritora, é apaixonante e certamente, depois de ouví-la, você vai querer o livro!

    https://open.spotify.com/episode/3nKSzyGtE7hOBFGcMypqyP?si=6f76c05f191b42de

    ResponderExcluir