quinta-feira, 27 de janeiro de 2022

"Bestiário" de Julio Cortázar

 

"Bestiário" foi meu primeiro encontro com a escrita de Julio Cortázar e me encontro bastante impactada. O livro trata-se de uma coletânea de oito contos é de leitura fácil e prazerosa, demorei uma semana lendo por ter optado por ler um conto por dia, mas basta uma tarde preguiçosa ou uma noite livre para da conta da leitura desse livro absurdamente gostoso.

Para mim um bom conto não precisa ser curto ou longo, um bom conto precisa saber fisgar a atenção nas primeiras linhas criando uma atmosfera de tensão que nos faça avançar rapidamente para o último paragrafo, pois o conto é um texto para ser lido em um folego só. Então, dentro dos meus parâmetros, todos os contos de "Bestiário" são perfeitos, carregados não só da tensão primordial como de mistério e com altas doses de fantasia ou o famoso "realismo fantástico" associado aos autores e autoras da América Latina.

Reza a lenda ser "Casa Tomada", primeiro conto do livro, o conto mais famoso de Cortázar. Nele se conta a história de como um casal de irmãos foi expulso de sua casa lentamente por uma horda de desconhecidos que lentamente vão ocupando a casa até os irmãos simplesmente irem embora. O narrador desse conto é o irmão, ele começa dizendo:
"Nós gostávamos da casa porque além de espaçosa e antiga (hoje que as casas antigas sucumbem ante a proveitosa venda dos seus materiais) guardava as lembranças dos nossos bisavôs, do avô paterno, dos nossos pais e de toda a infância."

E mesmo com todo gostar eles simplesmente se entregam passivamente ao processo de afastamento desse lar de lembranças. Assisti absurdada a esse processo de expulsão dos irmãos de seu lar ancestral e terminei me perguntando se nós no Brasil não estamos vivendo algo parecido nessa era de Fascismo, perdemos o hino nacional, a bandeira, a presidência ocupada por um monstro, tenho a impressão de que só tem ficado no Brasil quem não pode sai ou quem tem convicções muito fortes.

Em "Casa Tomada" há um tom de suspense, mistério, tensão, pitadas de terror e realismo fantástico do primeiro que se alastra por todos os outros contos do livro. No segundo conto, "Carta a uma senhorita em Paris", lemos a correspondência enviada a Srta. Andrée que emprestou seu apartamento em Paria a um amigo e é comunicada através dessa missiva como seu apartamento foi destruído por coelhinhos. Parece louco, é louco, mas de muitas formas tantas coisas descritas pelo amigo da Andrée não só fez sentido como me emocionou e cativou.

"Os costumes, Andrée, são formas concretas de ritmo, são a dose de ritmo que nos ajuda a viver. Não era tão terrível vomitar coelhinhos depois de ter entrado no ciclo invariável, no método."

No conto "Longínqua" acompanhamos os registros do diário de uma moça prestes a casar, os diálogos verbais e não verbais com os sogros, o futuro marido, as coisas acontecendo... os anseios da noiva e as vezes o incompreensível é até compreensível demais. Em "Ônibus" é a vez de testemunhar a aventura de Clara que ao entrar no ônibus se vê no centro da incomoda atenção de todos e todas sem saber qual a motivação dos olhares capazes de ativar nela o senso de perigo que atormenta a ela e a quem ler. Tanto "Longínqua" quando "Ônibus" tencionaram os fios da minha emoção.

De todos os contos "Cefaleia" foi o que mais me deixou na incompreensão, quase como as cefaleias reais da vida. Já "Circe" e "As portas do céu" foram os de mais fácil compreensão. Em "Circe" acompanhei a experiência do terceiro noivo de uma moça, os outros dois morreram pouco antes do casamento. O conto beira o terror, tem doses de humor, o final me deixou de boca aberta. "As portas do céu" é animado por uma estranha paixão, nele encontrei um homem enlutado pela perda da esposa de um amigo com a qual ele não tinha um caso, não é um conto sobre adultério, é um conto sobre a noite, a boemia, os habitantes da noite, sobre Celina, uma mulher cheia de alegria, feita da noite, da liberdade, de tango, me fez pensar se talvez, quem sabe, a morte não baste para impedir o correr da existência de pessoas assim

"Nada a prendia agora, num céu só dela, se entregava à felicidade de corpo e alma e entrava de novo na ordem onde Mauro não podia segui-la. Era seu duro céu conquistado, seu tango tocado só para ela e seus iguais, até o aplauso de vidro quebrado que fechou o refrão de Anita, Celina de costas, Celina de perfil, outros casais contra ela e a fumaça."

O último conto, "Bestiário", responsável por da nome ao livro aborda a implacabilidade da visão das crianças quando em estado de fim de infância. É sensacional a abordagem das estruturas familiares, das suas falhas, da forma como os adultos as vezes se dão ao luxo de usar crianças como se fossem brinquedos, de como as crianças percebem as rachaduras das estruturas como ninguém e podem tecer ardis para encurralar pessoas com as quais antagonizam agindo como anjos vingadores de suas pessoas amadas.

Esse é um livro de contos redondo, gostoso, instigante. Desafia nosso limite de compressão ao contar histórias com elementos fantásticos abordando a realidade por metáforas. Ele não se esgota na primeira leitura, assim que fechei a ultima página fui atrás de textos de outros leitores e leitoras e não resisti a também escrever o meu com minhas inquietações. Pretendo ler mais desse argentino capaz de falar da vida real em tons tão fantásticos.

4 comentários:

  1. Puxa, que bela e condidativa resenha fizeste. Confesso que n]ão li nada dele e fiqui curiosa pelo conto da CASA TOMADA e o último, cuja temática é atraente e faz sempre pensar:O BESTIÁRIO! Adorei teu post! beijos, lindo fds! chica

    ResponderExcluir
  2. Olá, Pandora.
    Eu confesso que não sou fã de contos. Mas ao ler sua resenha ficou aquela sensação de que preciso ler esse livro e saber mais sobre cada uma dessas histórias. Amei e vou deixar anotado para uma futura leitura.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  3. E Você me fiscou com sua resenha. Fiquei com vontade de ler este livro. ,
    Estou com um link novo.

    https://pensandoemfamilia.com.br
    Gostei de lhe encontrar novamente.

    ResponderExcluir
  4. eu gosto muito desse autor, mas esse não li. beijos, pedrita
    http://mataharie007.blogspot.com/

    ResponderExcluir