terça-feira, 18 de janeiro de 2022

Cidade de Bonito - Pernambuco

Não sei se foi uma decisão prudente, mas bem me vi com as três doses no braço e já fui topando viajar nas férias escolares. O destino foi a cidade de Bonito localizada nas Superfícies Retrabalhadas que compõem o mar de morros que antecede o Planalto da Borborema ou simplesmente no interior do Estado de Pernambuco entre a Zona da Mata Sul e o Agreste. Como o nome já anuncia, é uma cidade cheia de belezas naturais, boa para fazer trilhas, boa para quem gosta de banho de cachoeira e prefere destinos menos urbanos.

Confesso, quando minha amiga Rose me convidou para topar essa aventura aceitei pelo prazer de conhecer mais uma cidade do meu estado, ampliar meus horizontes e compreensão do espaço geográfico e viver uma nova experiência, pois até então eu não tinha visto pessoalmente uma cachoeira. É muito legal esta em um local novo, perceber a amplidão e a diversidade desse planeta, vê o quanto o mundo vai além do caminho entre nossa casa e o trabalho.


Quando a gente ler na descrição dos livros de geografia ou das paginas da internet expressões como "Superfícies Retrabalhadas" e "mares de morros que antecede o Planalto da Borborema" tudo parece tão vago, mas ai quando a gente se vê no lugar tudo parece real. Eu acho tão maravilhoso sai do litoral em direção ao Planalto da Borborema, subir o Planalto, explorar as cidades construídas nele. O meu senso de aventura fica a mil pegando o ônibus e indo embora.

Não pensei que aos 35 anos eu me identificaria com a  Dora Aventureira explorando as cachoeiras de uma cidade do interior de Pernambuco, mas foi uma aventura muito legal. Reafirmo, esperava me tornar uma mulher um pouco mais sofisticada ao me tornar balzaquiana e no entanto tenho cara de personagem de desenho animado, tenho estudantes que me chamam de Cintilante do desenho She-Ha, e sou apaixonada por kpop.









Além das cachoeiras Bonito conta com um teleférico e entre medo e coragem encaramos também essa subida na expectativa de vê o mundo do alto.


Obvio que existem lugares mais altos, o próprio Planalto da Borborema um pouco mais além da região dos mares de morro de Bonito é mais alto e ainda assim que emoção está diante dessa visão do horizonte, próxima das nuvens.





Fiz essa viagem de ônibus de linha que peguei na Rodoviária de Vitória de Santo Antão, a passagem custou R$21,00 durou cerca de 3 horas e 30 minutos. Fiquei na Pousada do Gordo que fica próxima a Rodoviária de Bonito dois pernoites custaram R$450,00 para três pessoas em um quarto com condicionador de ar, televisão e internet. Essa pousada fica a cerca de 20 minutos de caminhada lenta do teleférico ao redor do qual funcionam bares e restaurantes. As cachoeiras são todas privadas, então para entrar precisamos pagar entre R$10,00 e R$20,00, há restaurantes pelo caminho, almoçamos no Camping do Mágico, mas achei o almoço caro e pouco saboroso, vale mais a pena fazer um café da manhã reforçado, levar lanches para fazer no meio da viagem e jantar em algum dos restaurantes do centro.

Fora os pontos turísticos a cidade de Bonito é uma típica cidade do interior do Nordeste é calma, movimentada pelo turismo, agricultura e senti que está vivendo um processo de expansão com vários lotes de terras sendo vendidos para construção de casas pois a rua principal da cidade é tomada praticamente de cima abaixo por armazéns de construção. Pelas falas das pessoas com as quais cruzei, me ocorreu também que é um lugar difícil para existir como mulher, o machismo impregna as relações entre homens e mulheres, mas a luta por direitos segue e não serei eu a subestimar a capacidade combativa da mulher nordestina, nós somos de luta.







Um comentário:

  1. que bom que foi espairecer. sim, as pessoas tem ido a cidades próximas pra reduzir contatos e riscos, acabamos descobrindo pelos lugares. amei as fotos. beijos, pedrita
    http://mataharie007.blogspot.com/

    ResponderExcluir