terça-feira, 10 de abril de 2018

"O Bestiário Particular de Parzifal" de Hiro Kawahara


Em "O Bestiário Particular de Parzifal" Hiro Kawahara conta a história tocante de Parzifal, uma mulher que cresceu isolada na floresta protegida por uma gama de amigos imaginários. Quando nós a encontramos pela primeira vez, ele tem 24 anos, está grávida e seus amigos estão lhe informando que ela precisa saí da floresta e enfrentar o "Mundo lá fora" e, de fato, é isso que nossa heroína faz.

No entanto, Parzival é emocionalmente frágil, cândida, inocente e o mundo não tem o habito de perdoar esses defeitos. Como é de se imaginar, ela sofre tendo uma vida agrida na qual constrói mais decepções que qualquer outra coisa até o dia no qual uma emergência obriga ela a voltar para seu lar original com suas duas filhas e mergulhar novamente em seu mundo infantil.


É fácil se emocionar com a história contada por Hiro Kawahara. A estética do livro é toda delicada e encantadora o roteiro não faz firula, vai direto ao ponto e tem qualquer coisa de arrebatador e franco na forma como conta a história uma tanto quanto trágica de Parzifal, essa heroína tão real. Não é difícil ter vontade de abraçar e proteger a mulher-menina que cresceu entre fantasias e não teve muito sucesso em seu enfrentamento com a realidade, uma Dom Quixote na vida.


Essa é um fábula sobre família, abandono, perda e reencontro. É linda, sintética e lamentavelmente real, confesso que em algum momento desejei um pouco menos de realidade no desfecho. É aquele tipo de leitura emocionante, terminei o HQ com lágrimas nos olhos e um desamparo no coração, foi impossível não abraçar o livro.

"O Bestiário Particular de Parzifal" é um espetáculo para os olhos e ao mesmo tempo, por mais que dialogue com a fantasia, é um choque de realidade para o coração, afinal, nem sempre as relações entre pessoas sonhadoras e pessoas pragmáticas são fáceis e assertivas. Para quem gosta de HQs que contam histórias emocionantes sem muita enrolação essa é uma boa pedida. Apesar de ser um Pecado Capital, não consigo deixar de sentir certo orgulho de ter participado do financiamento coletivo dessa beleza e ter meu nome escrito nos agradecimentos.

7 comentários:

  1. Achei a arte maravilhosa haha Muito fofa e com uma composição de cores ótima =D
    Não sei se a história me atrairia, mas a arte com certeza chamou a minha atenção Hahaha

    Beijão =D

    ResponderExcluir
  2. Oi, Jaci!
    Gente, que história tocante. Isso é uma certeza. E eu amei os traços da HQ; bem delicados, combinando com a história.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  3. Um dia vou aventurar-me pelos HQs tenho visto vários fantásticos com ilsutrações maravilhosas tal como esse livro que você apresentou, eu não conhecia. :)

    MRS. MARGOT

    ResponderExcluir
  4. Olha achei o trabalho artístico lindo e segundo: essa não é a minha biografia não? Estou tendo dificuldades de voltar ao mundo real.

    ResponderExcluir
  5. Olá, Pandora.
    Já me apaixonei pelas ilustrações. Que traços lindos. Agora quanto a história estou num momento de ler coisas mais felizes, estou querendo fugir da realidade hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  6. Nossa, mas que livro legal! Eu não o conhecia, mas já me apaixonei, não só pela trama, mas por esse visual lindíssimo!!!

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    ROMANTIC GIRL

    ResponderExcluir
  7. Oi Pandora!
    Sempre descubro livros novos com você. E esse é lindo!!! Adorei as ilustrações.

    Beijos,
    Sora | Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir